2023

Teoria Política da Escola Ibérica da Paz

Nome: Teoria Política da Escola Ibérica da Paz
Cód.: ECN13124L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Francês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se, com esta unidade curricular, que os estudantes tomem conhecimento da existência e expansão, bem como sua ressonância contemporânea, da Escola de Salamanca, também conhecida por Escola Ibérica da Paz, que, nos séculos 16 e 17, nas Universidades de Salamanca, Coimbra e Évora, desempenharam um importante papel, quer no Direito Internacional, quer na Teoria Política, propondo novos caminhos para a compreensão do político na Modernidade.

Conteúdos Programáticos

1. A Modernidade política. Situação da Escola Ibérica da Paz no contexto europeu da transição para a modernidade.
2. Uma tese fundamental: a comum natureza natural compartilhada por todos os seres humanos. Os pensamentos de Vitória, De Soto, Suárez, Bartolomé de Las Casas, Luís de Molina.
3. A disputa de Valladolid.
4. O fim da Escola Ibérica da Paz.
5. A Escola Ibérica da Paz: uma teoria precoce dos direitos humanos e da paz?

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas. Avaliação nos termos regulamentares em vigor.

Bibliografia

Calafate, P. & Gutierrez, R. M., Escuela Ibérica de la Paz/Escola Ibérica da Paz, Ed. Universidad de Cantabria.
Moreira, J. M. & Alves, A. A., De Salamanca a Coimbra y Évora: caminos cruzados de uma escuela singular, Madrid, Universidad Francisco Vitória.
Maltez, J. A., “O jusnaturalismo católico dos séculos XVI e XVII e as raízes da democracia”, in AA.VV., Luís de Molina regressa a Évora, Évora, Fundação Luís de Molina.
Bataillon, M., Estudios sobre Bartolomé de Las Casas, Barcelona, Ed. Península.
Hamilton, B., Political Thought in political in sixteenth-century Spain, Oxford, Oxford University Press.
Pena González, M., La Escuela de Salamanca, Madrid, BAC.

Equipa Docente