2024

Organizações Internacionais

Nome: Organizações Internacionais
Cód.: ECN13118L
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica: Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A UC de Organizações Internacionais procura familiarizar os estudantes com as OI, enquanto elementos fundamentais da governança global.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Conhecer as principais OI
2. Analisar a sua Proximidade, Legitimidade e Accountability
3. Perceber a dimensão da Global Governance das OI
4. Perceber o papel das OI institucionais e ONGs
5. Ganhar competências a nível de discussão e apresentação oral de um trabalho pre-cientifico
6. Investigar e usar o Inglês como ferramenta de trabalho
7. Conhecer o Mercado de trabalho mundial e as oportunidades das OI

Conteúdos Programáticos

Parte 1: Compreender a Global Governance (GG)
1. Os desafios da GG
2. As fundamentações teóricas da GG:
Liberalismo, Realismo, Constructivismo, Teorias críticas, Teoria das Organizações
BIB: [K-M, 2004, Part 1], ,[D, 2005, Part 1],[Z, 2006, cap.1]
Parte 2: A evolução da GG
3. Fundações da Global Governance
4. As Nações Unidas: centro da Global Governance
5. As Organizações Regionais
6. Actores não governamentais: ONG?s, redes e movimentos sociais
7. O papel dos Estados na Global Governance
BIB: [K-M, 2004, Part 2]; [D, 2005, Part 2, caps. 4 a 7; Part 4, caps.11 a 14 ]; [Z, 2006, caps. 2 a 9]
Parte 3: A necessidade de GG
8. A busca da paz e segurança
9. Promover desenvolvimento humano e bem-estar económico
10. Proteger os direitos humanos
11. Proteger o ambiente
BIB: [K-M, 2004, Part 3]; [D, 2005, Part 3, 4 e 5, caps. 8 a 17]
Parte 4: Dilemas de Global Governance
12. Dilemas de Global Governance no século XXI
BIB: [K-M, 2004, Part 4]; [D, 2005, Part 6]; [Z, 2006, cap. 10 ]

Métodos de Ensino

A UC da OIs utiliza uma metodologia de ensino centrada no estudante, implementando estrategias de participação e envolvimento, na convicção de que a aprendissagem é uma prática, um processo de descobertas autónomas e de construção crítica e criativa dos saberes.
A UC privilegia o trabalho cooperativo em sala de aula, prevendo a realização de atividades semanais de grupo e individuais.
A assiduidade e participação dos estudantes em sala de aula é, portanto, um elemento fundamental para o êxito do processo de aprendissagem.

O estudante pode escolher o regime de “avaliação contínua” ou de exame final (época normal/época de recurso).
A “avaliação contínua” está estruturada da seguinte forma:
a. Participação/elaboração de atividades em sala de aula (60%)
b. Trabalho de grupo: Apresentação duma Organização Internacional (40%)

Bibliografia

GMônica Herz, Andrea Ribeiro Hoffman, Organizações Internacionais: história e práticas, Elsevier, 2004.
Karns, Margaret; Mingst, Karen, International Organizations. The Politics and Processes of Global Governance, London, Lynne Rienner Publishers, 3rd edition, 2015.
Karen A. Mingst, Margaret P. Karns and Alynna J. Lyon, The United Nations in the 21th Century, 6th ed., Routhledge, 2022.

J. Ruggie, Multilateralism: the Anatomy of an Institution, in International Organization, 46, nº3, 1992.
John J. Mearsheimer, The False Promise of International Institutions, In International Security, vol. 19, nº 3, 1994.
Aexander Wendt. Constructing International Politics. International Security, Vol. 20, No. 1 (Summer, 1995), pp. 71-81
Outros artigos serão escolhidos ao longo do semestre.

João Mota de Campos (Coord), Organizações Internacionais, Almedina, 2019.

Equipa Docente (2023/2024 )