2024

Princípios e Métodos de Bioquímica

Nome: Princípios e Métodos de Bioquímica
Cód.: QUI13548L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Bioquímica

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo geral desta Unidade Curricular é dotar os alunos de um conjunto de conhecimentos no domínio da Bioquímica. Especificamente, pretende-se que os alunos adquiriram conhecimentos que lhes permitam descrever a estrutura e função das principais biomoléculas, conhecer as metodologias adequadas para a sua quantificação e avaliar a sua importância para os seres vivos.
Esta Unidade Curricular pretende desenvolver um conjunto de competências interpessoais, instrumentais e sistemáticas, incluindo competências para recolher, selecionar e interpretar informação científica relevante no domínio da Bioquímica e a sua aplicação a novas situações na sua área de formação e áreas afins, que lhes permita identificar e interpretar os conteúdos lecionados, discutir sobre as suas implicações e comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito desta UC.

Conteúdos Programáticos

Introdução à Bioquímica e sua correlação com as outras ciências.
Métodos e técnicos utilizados em bioquímica. Características funcionais das biomoléculas. A água e os sistemas aquosos nos seres vivos. Glúcidos: mono e polissacáridos. Aminoácidos, péptidos e proteínas. Nucleótidos, ácidos nucleicos e transmissão da informação genética. Lípidos e lipoproteínas plasmáticas. Composição e propriedades das biomembranas. Enzimas e cinética enzimática. Introdução à bioenergética e bioeletroquímica nos sistemas biológicos. O papel do ATP nos processos metabólicos. Introdução ao metabolismo e às principais vias metabólicas.

Métodos de Ensino

O processo de ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho individual dos alunos, apoiado em bibliografia recomendada. As aulas teóricas serão plenárias e apoiadas por técnicas audiovisuais. As aulas práticas funcionam em articulação com as aulas teóricas, com execução de trabalhos laboratoriais e resolução de problemas aplicados aos conteúdos teóricos.
O sistema de avaliação baseia-se na classificação obtidas nas componentes prática laboratorial e teórica. A componente laboratorial, apenas de avaliação contínua, terá em conta a frequência dos alunos, a elaboração atempada do caderno de laboratório/relatórios e a nota obtida nos testes práticos. A componente teórica poderá ser avaliada em duas modalidades optativas: duas frequências ou um exame. A nota final será calculada com base na nota obtida na componente laboratorial (30%) e na nota obtida por frequência/exame (70%).

Bibliografia

McKee, T. & McKee, J. (2017). Biochemistry: The molecular Basis of Life, 6th Edition, Oxford University Press, New York, USA.
Holme, D.J. & Peck, H. (1998). Analytical Biochemistry, 3rd Edition, Longman, United Kingdom.
Quintas A., Freire, A.P. & Halpern, M.J. (2008). Bioquímica - Organização Molecular da Vida, Edições LIDEL, Lisboa, Portugal.
Robyt, J.F. & White, B.J. (1990). Biochemical Techniques – Theory and Practice, Waveland Press, Inc., USA.
Voet, D., Voet, J.G & Pratt, C.W. (2016). Fundamentals of Biochemistry: Life at the Molecular Level, 5th Edition, Wiley, USA.