2025
Perspetivas da Química Actual
Nome: Perspetivas da Química Actual
Cód.: QUI13547L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Química
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O objetivo geral desta unidade curricular é dar a conhecer aos alunos um conjunto de atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D), Laboratoriais e Industriais que permitam consolidar a sua capacidade de perceber os diversos contextos da Química Atual e complementar os seus conhecimentos, visando uma escolha mais criteriosa do tema de Estágio Científico. É esperado que os alunos adquiram uma visão ampla da ciência Atual e dos Desafios Futuros.
Adicionalmente pretende-se ainda aprimorar a aptidão para a pesquisa bibliográfica e a elaboração de relatórios sobre diversos aspetos de química. Os alunos devem também desenvolver competências para planear, escrever e apresentar oralmente uma monografia sobre um tema científico de interesse.
Adicionalmente pretende-se ainda aprimorar a aptidão para a pesquisa bibliográfica e a elaboração de relatórios sobre diversos aspetos de química. Os alunos devem também desenvolver competências para planear, escrever e apresentar oralmente uma monografia sobre um tema científico de interesse.
Conteúdos Programáticos
A unidade curricular aborda diversos temas em diferentes áreas da Química de interesse atual e com perspetiva de desenvolvimento futuro.
Os conteúdos programáticos dividem-se em 3 segmentos essenciais:
Visitas a laboratórios da região, como por exemplo CVRA (vinhos), SYNLAB (análises clínicas), ARS Alentejo (saúde publica).
Visitas a indústrias da região, como por exemplo, Kemet (componentes eletrónicos), Embraer (componentes aeronáuticos)
Contacto com docentes, investigadores e centros de investigação, da Universidade de Évora e exteriores, de diversas áreas de relevo para o ciclo de estudos, através de palestras e visitas às instalações.
Os conteúdos programáticos dividem-se em 3 segmentos essenciais:
Visitas a laboratórios da região, como por exemplo CVRA (vinhos), SYNLAB (análises clínicas), ARS Alentejo (saúde publica).
Visitas a indústrias da região, como por exemplo, Kemet (componentes eletrónicos), Embraer (componentes aeronáuticos)
Contacto com docentes, investigadores e centros de investigação, da Universidade de Évora e exteriores, de diversas áreas de relevo para o ciclo de estudos, através de palestras e visitas às instalações.
Métodos de Ensino
A unidade curricular é fundamentalmente constituída por visitas e palestras, conforme descrito nos Conteúdos Programáticos.
O processo de ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho individual dos alunos tendo como base notas recolhidas pelos alunos durante as aulas, palestras, visitas e na pesquisa realizada independentemente sempre apoiada em bibliografia recomendada pelos docentes. A avaliação é baseada na elaboração de relatórios sucintos correspondentes às atividades dos 3 segmentos já descritos, 30%, num número expectável de até 8 relatórios. Cada aluno tem também que escrever e apresentar uma monografia sobre um tema de interesse, 70%.
O processo de ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho individual dos alunos tendo como base notas recolhidas pelos alunos durante as aulas, palestras, visitas e na pesquisa realizada independentemente sempre apoiada em bibliografia recomendada pelos docentes. A avaliação é baseada na elaboração de relatórios sucintos correspondentes às atividades dos 3 segmentos já descritos, 30%, num número expectável de até 8 relatórios. Cada aluno tem também que escrever e apresentar uma monografia sobre um tema de interesse, 70%.
Bibliografia
Calado, J. (2015) Haja Luz! Uma história da Química através de tudo. 3ª Ed. IST press. Lisboa.
Apresentações das conferências disponibilizadas pelos autores das mesmas.
Apresentações das conferências disponibilizadas pelos autores das mesmas.