2025

Perspetivas da Química Actual

Nome: Perspetivas da Química Actual
Cód.: QUI13547L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo geral desta unidade curricular é dar a conhecer aos alunos um conjunto de atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D), Laboratoriais e Industriais que permitam consolidar a sua capacidade de perceber os diversos contextos da Química Atual e complementar os seus conhecimentos, visando uma escolha mais criteriosa do tema de Estágio Científico. É esperado que os alunos adquiram uma visão ampla da ciência Atual e dos Desafios Futuros.
Adicionalmente pretende-se ainda aprimorar a aptidão para a pesquisa bibliográfica e a elaboração de relatórios sobre diversos aspetos de química. Os alunos devem também desenvolver competências para planear, escrever e apresentar oralmente uma monografia sobre um tema científico de interesse.

Conteúdos Programáticos

A unidade curricular aborda diversos temas em diferentes áreas da Química de interesse atual e com perspetiva de desenvolvimento futuro.
Os conteúdos programáticos dividem-se em 3 segmentos essenciais:
• Visitas a laboratórios da região, como por exemplo CVRA (vinhos), SYNLAB (análises clínicas), ARS Alentejo (saúde publica).
• Visitas a indústrias da região, como por exemplo, Kemet (componentes eletrónicos), Embraer (componentes aeronáuticos)
• Contacto com docentes, investigadores e centros de investigação, da Universidade de Évora e exteriores, de diversas áreas de relevo para o ciclo de estudos, através de palestras e visitas às instalações.

Métodos de Ensino

A unidade curricular é fundamentalmente constituída por visitas e palestras, conforme descrito nos Conteúdos Programáticos.
O processo de ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho individual dos alunos tendo como base notas recolhidas pelos alunos durante as aulas, palestras, visitas e na pesquisa realizada independentemente sempre apoiada em bibliografia recomendada pelos docentes. A avaliação é baseada na elaboração de relatórios sucintos correspondentes às atividades dos 3 segmentos já descritos, 30%, num número expectável de até 8 relatórios. Cada aluno tem também que escrever e apresentar uma monografia sobre um tema de interesse, 70%.

Bibliografia

• Calado, J. (2015) Haja Luz! Uma história da Química através de tudo. 3ª Ed. IST press. Lisboa.
• Apresentações das conferências disponibilizadas pelos autores das mesmas.