2024

Introdução à Química Farmacêutica

Nome: Introdução à Química Farmacêutica
Cód.: QUI13517L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo geral desta disciplina é dotar o aluno de um conjunto de conhecimentos básico na área da Química Farmacêutica. O aluno deve identificar o objeto de estudo da Química Farmacêutica, conhecer e compreender os conceitos e princípios fundamentais e reconhecer a sua multidisciplinaridade. O aluno deve conhecer e compreender os principais modos de interação entre o fármaco e o seu alvo, bem como conhecer a importância e a influência das propriedades químicas e estruturais dos compostos para atingir o alvo terapêutico. Os alunos devem também ficar a conhecer as principais fontes de fármacos, a complexidade do processo de pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos e o papel das entidades reguladoras no processo de aprovação de medicamentos. O aluno deve ainda desenvolver o sentido crítico relativamente à pesquisa e leitura de informação relativa aos fármacos.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à Química Farmacêutica; objeto de estudo. Evolução da terapêutica e do medicamento ao longo da história.
2. Denominação dos fármacos.
3. Principais fontes de obtenção de fármacos. Medicamentos inorgânicos e organometálicos.
4. Alvos moleculares e modo de atuação dos fármacos. Interação do fármaco com os alvos moleculares; farmacóforo; recetor. Agonistas e antagonista. Pró-fármacos.
5. Importância da estereoisomeria, da ionização, solubilidade e lipofilia; coeficiente de partição na atividade dos fármacos. Estabilidade dos fármacos.
6. Principais passos na obtenção de um novo medicamento: descoberta, design e desenvolvimento de um fármaco.
7. O papel das entidades reguladoras (INFARMED, EMA e FDA) na aprovação dos medicamentos.

Métodos de Ensino

O processo de ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho individual dos alunos. As aulas teóricas são aulas de exposição, havendo lugar à resolução de exercícios, esclarecimento de dúvidas e discussão de alguns tópicos. O funcionamento das aulas laboratoriais recorre ao planeamento e execução de trabalho laboratorial que concretize exemplos práticos dos conteúdos teóricos.
A avaliação será baseada na aferição da aquisição e compreensão de conhecimentos e do desenvolvimento de competências nas várias componentes. A avaliação da componente teórica decorrerá por exame final (65%). A avaliação da componente prática será obtida com base na participação nas aulas, na execução de trabalhos práticos e elaboração dos relatórios (10%); os alunos com regimes especiais de frequência ou que não tenham obtido aprovação, poderão realizar um exame prático laboratorial. A avaliação é complementada com a apresentação de um artigo, ou um trabalho sobre um fármaco ou outro assunto lecionado (25%).

Bibliografia

- Erland Stevens, “Medicinal Chemistry”, Pearson Education, New Jersey, 2014.
- Nita K. Pandit, “Introdução às Ciências Farmacêuticas”, Lucimar F. S. Blum, Inara B. Bagesteiro, Patrícia Pereira (tradutores), Artmed, São Paulo, 2007.
- Donald Cairns, “Essentials of Pharmaceutical Chemistry”, 3rd ed., Pharmaceutical Press, London, 2008.
- G. L. Patrick, “An Introduction to Medicinal Chemistry”, 6th ed., Oxford University Press, Oxford, 2017.
- G. Thomas, “Medicinal Chemistry: an Introduction”, 2nd ed., John Wiley and Sons, Chichester, 2007.