2024

Matemática Discreta

Nome: Matemática Discreta
Cód.: MAT00932L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Matemática

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O1 - Conhecimentos: ter experiência com problemas de natureza finita ou discreta, aplicando técnicas gerais de combinatória e criando estratégias próprias para cada problema.
O2 - Aptidões e competências: desenvolver o raciocínio abstracto e a capacidade de encontrar estratégias para resolver novos problemas.

Conteúdos Programáticos

Noções elementares de conjuntos
Princípio de indução matemática
Combinatória e contagens
Recorrência
Grafos
Algoritmo de Euclides
Aritmética modular

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas de resolução de problemas, individualmente ou em pequenos grupos, pontuadas com momentos de exposição e discussão envolvendo toda a turma.

Avaliação

Avaliação contínua, por testes frequentes em número a definir pelo docente responsável, tendo em conta as características dos alunos e seu plano de aulas, realizados nas próprias aulas (totalizando 100% da classificação), ou por exame final. A título de exemplo, no ano lectivo de 2019/2020, foram realizados cinco testes de 15 minutos e um teste final de duas horas, tendo os primeiros peso de 10% e o último peso de 50% na classificação final, com a salvaguarda de que no caso de a nota do último teste ser melhor do que a média ponderada, prevalece aquela. Os alunos que tiverem nota igual ou superior a 18 valores farão um exame oral adicional e a classificação será o máximo entre 17 valores e a média simples da nota anteriormente calculada e a nota da oral.

Bibliografia

Martin Aigner, Discrete Mathematics, American Mathematical Society, 2007
Martin Aigner, A course in enumeration, Springer, 2007
Ian Anderson, A first course in discrete mathematics, Springer, 2001
Ian Anderson, A first course in combinatorial mathematics, Oxford University Press, 2005
Bela Bollobás, Modern Graph Theory, Springer, 1988
John M. Harris, Jeffry L. Hirst, Michael J. Mossinghoff, Combinatorics and graph theory, Springer, 2000
L. Lovász, J. Pelikán, K. Vesztergombi, Discrete Mathematics: Elementary and Beyond. Springer, 2003
George E. Martin, Counting: the art of enumerative combinatorics, Springer, 2001

Equipa Docente (2023/2024 )