2024

Introdução à Programação

Nome: Introdução à Programação
Cód.: INF11968L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Informática

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta Unidade Curricular visa a aprendizagem de conceitos elementares de programação, com um primeiro contacto com o desenvolvimento de software e a base para futuras ferramentas científicas.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se dotar o aluno dos conceitos e métodos base de programação, a utilizar, potencialmente, em
computação numérica. Recorre-se à linguagem Python “procedimental”, com base nas figuras de
programação estruturada, estruturas de dados nativos e vetores/matrizes. Introduzem-se, com exemplos e
exercícios dados nas aulas práticas, alguns dos padrões básicos de programação imperativa, e um
primeiro contacto com cálculo científico. Com base nos conhecimentos adquiridos os alunos deverão ser
capazes de caminhar para a construção/alteração de programas mais complexos e aprender com
facilidade outras linguagens/sistemas/produtos utilizados em ambientes científicos (Fortran, C, Maple,
Matlab, etc) e evoluir, se necessário, para o paradigma de “object orientation”.

Conteúdos Programáticos

Introdução à programação em Python
Utilização do interpretador em modo script e interativo
Variáveis, expressões e instruções
Definição e Uso de Funções
Estruturas de controlo
Estruturas de dados nativas
Estruturas de dados sequenciais: listas, tuplos e strings.
Estruturas de dados associativas: dicionários.
Conceitos básicos de input/output (I/O)
Manipulação de ficheiros
Interface gráfica
Recurso a bibliotecas
Bibliotecas com funcionalidade avançada para cálculo científico
Desenvolvimento de programas

Métodos de Ensino

Aulas teóricas; aulas práticas com problemas que acompanham a matéria teórica. Disponibilização de uma
série de exercícios, de dificuldade incremental, cobrindo os tópicos ensinados, para os alunos praticarem
o seu domínio da matéria.
Avaliação: (i) 3 frequências ou testes intercalares (3x 25%), por escrito, ou um exame final escrito (75%); (ii)
desenvolvimento de um pequeno projeto de programação (25%).

Bibliografia

Sheppard, K. (2018). Introduction to Python for Econometrics, Statistics and Data Analysis, 3rd Edition.
University of Oxford

Think Python - How to Think Like a Computer Scientist - 2ª edição
Allen Downey
Maio de 2015

Stack Overflow (2018). Python Notes for Professionals. eBook, GoalKicker.com

Equipa Docente (2023/2024 )