2023

Introdução à Gestão

Nome: Introdução à Gestão
Cód.: GES02311L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem



Os licenciados em Gestão necessitam de conhecer a evolução, os contextos e as dinâmicas organizacionais numa óptica crítica e criativa e adquirir valências de suporte às unidades curriculares de aprofundamento mais especializado.


 


Os objectivos fundamentais são os de os alunos no final da unidade curricular de Introdução à Gestão fiquem a:


§  Conhecer a história do pensamento científico e dos princípios de gestão e relacionar essa evolução com os desafios dos contextos do ambiente socio-económico e empresarial em que se desenvolveram e a que procuraram responder;


§  Compreender a inter-relação entre as matérias leccionadas, entendendo as organizações como um todo, isto é, numa perspectiva holística;


§  Perceber o actual contexto global em que operam as organizações e as lógicas subjacentes às dinâmicas organizacionais.


 


Esta unidade curricular tem, ainda, como objectivo o interface entre o conhecimento teórico e a aplicabilidade em contexto real através da análise de textos, exercícios de reflexão e de diagnóstico sobre temáticas apresentadas em contexto lectivo e pesquisas sobre personalidade e temas a serem indicados pelos docentes.


 


Neste último aspecto a unidade curricular inclui a participação de empresários e gestores convidados a apresentar testemunho do seu caso, da sua formação, das alternativas de percurso profissional e das suas opções, dos principais sucessos e fracassos com que tiveram de lidar, da sua experiência e da sua evolução. Com estas sessões de casos pretende-se:


 


- Sensibilizar os alunos para a importância dos temas e conceitos leccionados através da sua aplicação prática. Por exemplo, a noção do ambiente que envolve a organização e o gestor é aplicada e realçada pela forma como influenciou o percurso de cada convidado;


 


- Demonstrar aos alunos a utilidade de adoptar um espírito e um comportamento de iniciativa e de pró-actividade pela experiência prática de cada caso dos convidados;


 


- Divulgar pela comunidade académica exemplos, perfis e factores determinantes de sucesso da gestão e dos gestores e do seu contributo para a universidade, para o conhecimento prático e para a sua transferência para a sociedade.

Conteúdos Programáticos



·         Módulo I – Conceitos Fundamentais e Desafios da Gestão


o   Os Conceitos Fundamentais


§  Sistema


§  Organização


§  Empresa


§  Gestão


o   Os Desafios da Gestão


 


·         Módulo II – Correntes Estruturantes do Pensamento da Gestão


o   Abordagens estruturalistas


o   Abordagens humanistas


o   Abordagens sistémico-contingenciais


 


·         Módulo III – Lógicas, Estruturas e Planeamento Organizacionais


o   Estruturas organizacionais


o   Natureza jurídica das empresas


o   Estratégia, planeamento, decisão e controlo


 


·         Módulo IV – Dimensões Comportamentais da Gestão


o   Motivação e Satisfação no trabalho


o   Liderança Organizacional


o   Comunicação Organizacional


o   Cultura Organizacional


 


·         Módulo V – Áreas Funcionais e Subsistemas da Gestão


o   As áreas funcionais: Produção e Operações, Informação; Contabilidade e Finanças; Marketing e Operações Comerciais; Recursos Humanos


o   O Sistema de Gestão e os seus subsistemas: Objectivos e valores; Técnico; tecnológico; Psicossocial e Estrutura


 


·         Módulo VI – Temas da Gestão


o   Empreendedorismo e Inovação


o   Ética e Responsabilidade Social


o   Gestão da Qualidade


o   Gestão da Mudança

Métodos de Ensino

´



Regime presencial em sala fundamentalmente para interligação de conhecimento teórico e prático. Nas aulas presenciais adopta-se uma metodologia participativa activa através do fomento do diálogo, exposição de ideias e opiniões de modo a estimular a capacidade de raciocínio, abstracção e exposição oral.


Para além disso, há seminários de práticas de gestão, Aulas Abertas, Lições e casos de estudo.


No Regime não presencial, o estudo é feito à distância através do Moodle.Há também um incentivo e acompanhamento ao trabalho de pesquisa fora da sala de aula e à realização e apresentação de um trabalho de grupo de análise de uma empresa concreta.

Avaliação



De acordo com o Regulamento Escolar Interno os alunos podem optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de exame.


 


Elementos de avaliação obrigatória, independentemente do regime de avaliação escolhido: um trabalho de grupo (3 a 4 elementos)


 


Os alunos que optarem pelo regime de avaliação contínua realizam duas provas de avaliação escritas (frequências), a primeira com um peso de 35% na nota final e a segunda com um peso de 45% na nota final. O trabalho de grupo (3 a 4 elementos) e os relatórios sobre uma aula aberta, com uma personalidade exterior convidada e sobre um dos seminários (Práticas de Gestão), têm um peso de 20% na nota final.


 


Os alunos que optarem pelo regime de exame de época normal, de recurso e especial, são sujeitos a uma prova escrita, com um peso de 90% na nota final da unidade curricular e ao trabalho de grupo com um peso de 10% da nota final.


 


Tendo em atenção o artigo 2º do Regulamento Escolar Interno, e a decisão tomada pelo Conselho do Departamento de Gestão, os alunos só poderão optar pelo regime de avaliação contínua se assistirem a pelo menos 75% das sessões lectivas.


 


O aluno que opte pelo regime de avaliação por exame final em época normal, terá, também, que assistir a pelo menos 75% das sessões lectivas.


 


O aluno que tenha menos de 75% de presenças nas sessões lectivas, só poderá ser avaliado na época de recurso ou na época especial.


 


Tendo em atenção o disposto no nº 4 do artigo 2º do Regulamento Escolar Interno, a obrigatoriedade de assistência às sessões lectivas não é aplicada aos trabalhadores estudantes. O mesmo sucede aos inscritos na unidade curricular como alunos externos. No entanto, mesmo não assistindo às sessões lectivas, os alunos trabalhadores estudantes e externos poderão optar pelo regime de avaliação contínua.


 


O aluno não pode ter uma nota inferior a 7 valores nas frequências e no trabalho.


 


O regime de avaliação proposto para exame é válido para todas as épocas de exame.


 


Só poderá realizar o exame de recurso e os exames de épocas especiais os alunos que realizarem o trabalho de grupo e o entreguem no calendário definido pelos docentes na época de sessões lectivas presenciais.

Bibliografia



Robbins, Stephen P. Coulter, Mary. (2009). Management. (Tenth Edition), Prentice Hall.


 


Lisboa, João. Coelho, Arnaldo. Coelho, Filipe. Almeida, Filipe. (2008). Introdução à Gestão de Organizações. 2° edição, Escolar Editora.


 


Teixeira, Sebastião (2005). Gestão das Organizações. McGraw-Hill.


 


A familiarização e a fluência dos alunos com a nomenclatura, os conceitos e os termos internacionalmente utilizados no domínio da Gestão recomendam a utilização de bibliografia em língua inglesa pelo que a primeira das referências bibliográficas indicada é o livro de gestão recomendado pela equipa docente. Complementarmente, serão distribuídos outros documentos de estudo e de preparação das sessões presenciais para apoio específico em cada ponto do programa, nomeadamente textos da autoria de docentes do Departamento elaborados para o efeito, que constituem leituras recomendadas.