2024

Econometria I

Nome: Econometria I
Cód.: ECN02358L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A Econometria I pretende proporcionar aos alunos o domínio das principais técnicas estatísticas utilizadas na análise de relações económicas.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Proporcionar aos alunos o domínio das principais técnicas estatísticas, de natureza elementar, utilizadas na análise de relações económicas e na quantificação e avaliação das leis que estão na base do comportamento dos agentes económicos.
Desenvolver a capacidade de análise e manipulação de dados do tipo seccional.
Desenvolver a capacidade de utilização de software econométrico e de bases de dados reais.
Desenvolver a capacidade de formulação e de interpretação de modelos econométricos.
Desenvolver o raciocínio crítico e a capacidade de abstração.

Conteúdos Programáticos

MODELO DE REGRESSÃO LINEAR SIMPLES COM DADOS SECCIONAIS: Especificação; Estimação; Valores Esperados, Variâncias e Propriedades dos Estimadores.

REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA COM DADOS SECCIONAIS: Especificação; Estimação; Forma Funcional e Transformação de Variáveis; Efeitos de Alterações nas Unidades de Medida; Valores Esperados, Variâncias e Propriedades dos Estimadores; Multicolinearidade; Inferência; Previsão.

OUTROS TÓPICOS DE REGRESSÃO LINEAR: Análise de Especificação; Regressão com Variáveis Independentes Qualitativas; Notas sobre Teoria Assintótica.

HETEROSCEDASTICIDADE: Propriedades dos Estimadores; Estimação do Modelo na Presença de Heteroscedasticidade; Testes para a Heteroscedasticidade.

Métodos de Ensino

O ensino é realizado com base em aulas teórico-práticas, com um número reduzido de alunos, em que, após a transmissão dos conteúdos teóricos, os alunos resolvem exercícios práticos que ajudam a perceber os conceitos e a pôr os conhecimentos em prática. Na resolução de exercícios é dada primazia à utilização de dados reais com apoio de software econométrico adequado.
A unidade curricular tem como base um regime de Avaliação contínua, que pressupõe a assistência a pelo menos 75% das aulas; realização de dois trabalhos práticos de grupo, com um peso de 15% da nota final cada um, e de duas provas escritas individuais, com um peso de 35% cada. Os alunos poderão igualmente optar pelo regime de exame em que realizarão uma única prova de avaliação no final do semestre.

Avaliação

1. Avaliação Contínua
O regime de Avaliação Contínua pressupõe a realização de duas provas escritas individuais e de pequenos trabalhos práticos de grupo
(constituídos no máximo por três elementos), realizados na sala de aula. O peso na nota final do aluno de cada prova escrita será de
35% e dos trabalhos de 30%.



2. Exame
No regime de Exame a nota final corresponde à nota obtida numa prova escrita na época normal ou de recurso.

Bibliografia

Wooldridge, J. (2019), Introductory Econometrics – a Modern Approach, 7.ª ed., Cengage Learning.
Stock, J. H. e Watson, M. W. (2019), Introduction to Econometrics, 4ª ed., Pearson.

Equipa Docente (2023/2024 )