2024

Macroeconomia II

Nome: Macroeconomia II
Cód.: ECN02357L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

-Aprofundar, consolidar e desenvolver conhecimentos de análise macroeconómico lado da oferta e de crescimento económico;


- identificar, interpretar e analisar o contexto real macroeconómico e de economia aberta em que os países vivem hoje nomeadamente no que diz respeito às políticas públicas;


- fornecer aos estudantes as competência necessárias à análise e à resolução de problemas de natureza macroeconómica;


- estimular uma atitude de disponibilidade para aprendizagem permanente.


-Estimular o gosto pela Economia e pela Macroeconomia em particular.


Competências:


Pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de competências específicas que possibilitem a elaboração a apresentação e a defesa de “ensaios” escritos segundo regras e métodos universalmente aceites e usados, utilização dos meios informáticos, assim como de software específico.


Será estimulada a capacidade de exposição, defesa e argumentação oral dos alunos.


Consolidação e desenvolvimento de hábitos de trabalho e de estudo que valorizem e estimulem o rigor, a exigência e o desenvolvimento de uma cultura científica adequada às necessidade do mundo actual.

Conteúdos Programáticos

I – As flutuações económicas: “Business Cycles”


 


1.1       Alguns Factos Estilizados relativos ao comportamento cíclico da economia


1.2             A natureza endógena e determinística das flutuações (lags temporais - de Robertson e de Lundberg); A natureza estocástica das flutuações: estímulos e mecanismo de propagação


1.3       Duas visões sobre as flutuações económicas: a perspectiva “Novo-Keynesiana” e a Real Business Cycle Theory:


1.4       Algumas reflexões sobre os limites da política Macroeconómica: activismo/passivismo, regras/discricionariedade. Uma viagem exploratória às políticas do Lado da Oferta


 


II   -      Crescimento Económico


 


2.1       Factos estilizados


2.2     Os Determinantes do Crescimento Económico e a contabilidade do Crescimento


2.3       Robert Solow e a teoria Neoclássica do Crescimento. Poupança, Acumulação de Capital e Produto Potencial. Convergência absoluta e convergência relativa. O Papel do Progresso Tecnológico.


2.4       P. Romer e a Nova Teoria do Crescimento Económico; o conceito do Crescimento Endógeno (Romer, Mankiw, Rebelo, Lucas, Nelson&Phelps). O papel do conhecimento, do capital humano e das ideias (Jones). O modelo AK de Sérgio Rebelo.


2.5     E no entanto …. Os seis “headwinds” de Gordon (2012)


2.6       Crescimento Económico, Recursos Naturais e Sustentabilidade

Métodos de Ensino

As aulas serão organizadas por tópicos dentro de cada capítulo complementadas por uma estratégia de  aprendizagem ativa constituída por trabalho autónomo realizado pela leitura, análise e sua posterior apresentação de curtas duração (em aula) de tópicos do programa. 


O uso de uma plataforma de e-learning será um instrumento complementar da aprendizagem.


Na sua componente expositiva, as aulas concentram-se na apresentação e desenvolvimento dos modelos relevantes, apresentando as motivações que lhe deram origem, as hipóteses de base, discutindo os resultados e identificando as suas implicações de política económica.


A metodologia de ensino procura ainda fazer com que os estudantes adquiram métodos e competências de trabalho científico segundo padrões internacionalmente reconhecidos.


A avaliação contínua é o regime de avaliação a privilegiar e consistirá:  um trabalho de grupo aplicado (45%) e uma frequência final (55%).


Os estudantes que não aderirem a este regime farão uma única prova de exame (100%).

Avaliação

Regras do Regime de Avaliação


 


1. Introdução


O presente regime e regras de avaliação da disciplina visam atingir os seguintes objectivos:



  1. Promover o aumento da aprendizagem estimulando a compreensão, a aplicação, a análise e a síntese;

  2. Promover o sucesso escolar dos alunos.

  3. Permitir que os alunos adquiram novas competências e conhecimentos complementares aos conhecimentos científicos específicos das UC’s: o estímulo ao trabalho em equipa, a apresentação pública e discussão e defesa dos resultados desse trabalho, utilização da Internet e, em geral, das TIC, para a obtenção e difusão da informação, o contacto com a realidade económica de modo a adquirir maior ”sensibilidade” económica, etc.;

  4. Estimular o gosto pela pesquisa;

  5. Estimular a adopção de “comportamentos e atitudes científicas” na abordagem dos problemas (na sua percepção, análise e (tentativa) de resolução);

  6. Estimular o acompanhamento permanente e contínuo dos conteúdos abordados e propostos nas aulas.


Cada um dos tipos de avaliação a que os alunos serão sujeitos tem uma finalidade específica e visa atingir objectivos diferentes. Queremos mais alunos a concluir esta disciplina! Mas queremos também que esses alunos aprendam mais e melhor.


Tendo em conta estes objectivos e de acordo com a possibilidade prevista no nº 2 do artigo 17º do R.E.I.-Bolonha, o Regime de Avaliação privilegiado da disciplina para o ano letivo de 2012-2013 é o Regime de Avaliação Contínua, sem prejuízoda possibilidade prevista no Regulamento no que diz respeito à “avaliação final” (exames).


 


2. Obrigatoriedade na presença às Sessões de Contacto (SC)


 


De acordo com o artigo 6 do Regulamento Escolar Interno (Ordem de serviço nº 18/2012 de 23 de Agosto), a presença nas aulas é obrigatória.


De acordo com o disposto no número 2 daquele artigo, é condição necessária para obter aproveitamento na disciplina (independentemente do  regime de avaliação – avaliação continua e avaliação final) a presença a, pelo menos, 75% das sessões de contacto efectivamente leccionadas.


Aos alunos com o estatuto de “trabalhador estudante” aplica-se o número 3 do mesmo artigo.


De acordo com o disposto no número 4 do artigo 18 e no número 2 do artigo 6 do Regulamento Escolar Interno, o acesso ao exame de época de recurso não está dependente de qualquer limite mínimo de presença nas aulas.


 


3. Regras gerais do regime de avaliação


 


Regra 1: O regime de avaliação contempla: regime de avaliação contínua, regime de exame de época normal e regime de exame de recurso.


Regra 2: Não será permitida a migração dos alunos entre o regime de avaliação contínua e o de exame época normal.


Regra 3: A avaliação contínua é o regime privilegiado neste curso e pressupõe  a realização de todas as  provas. Consequentemente, à não comparência a alguma das provas será atribuída a classificação “zero.”


Regra 4: No regime de avaliação contínua os estudantes deverão obter a classificação mínima de 7 valores (numa escala de 0 a 20) para efeitos de “Aprovação” na UC.


Regra 5: De acordo com o R.E.I., podem apresentar-se ao exame de recurso todos os alunos que não obtiverem “Aprovação” nos dois regimes de avaliação referidos anteriormente.


Regra 6: De acordo com as regras estabelecidas pelo Departamento de Economia e aceites pelo Júri da disciplina, a presença nas sessões de contacto (SC) é obrigatória e será controlada pelo docente por uma folha de presença, rubricada pelos alunos no decurso da SC.


Regra 7: A classificação final resultará da média ponderada das classificações obtidas nas provas escritas e dos trabalhos solicitados pelos docentes, como consta da tabela 1.


Regra 8: Os casos omissos a estas regras gerais serão resolvidos pelo júri da disciplina.


 


Tabela 1- Provas previstas em cada regime de avaliação

















































TIPO DE PROVA



NATUREZA



Qt.



PONDERADOR



DATA PREVISTA



Trabalho de grupo



Grupo (não mais de 3 membros)



1



45%



Data a anunciar



Frequência (nota mínima: 7 valores)



Individual



1



55%



27/05/2015



EXAME (Época Normal)



 



 



 



8/06/2015



EXAME de Recurso



 



 



 



15/06/2015


           

NOTA IMPORTANTE: De acordo com as regras definidas pelo departamento, é condição necessária para a aprovação na unidade curricular a presença a, pelos menos, 75% das SC efectivas. Para os trabalhadores Estudantes esse limite é de 50%.


 


4. Regras de Excepção para os Trabalhadores Estudantes


Regra 9: Aos alunos que, comprovadamente e nos termos do R.E.I., sejam considerados Trabalhadores Estudantes, não se aplica a regra 2;


Regra 10: Os ponderadores a usar no cálculo da nota final para os trabalhadores estudantes são idênticos aos usados para os restantes estudantes;


 


 5. Trabalhos de grupo


O regime de avaliação da disciplina inclui a realização de um trabalho sobre o tema geral “Crescimento Económico”


Será um trabalho de aplicação prática a um (ou vários) países, em que os alunos deverão aplicar os conhecimentos, os conceitos e as metodologias aprendidos nas aulas.


 



Apresentam-se de seguida algumas sugestões específicas sobre o tema:


Caracterização do crescimento económico de um país;


Relação entre o crescimento económico e qualificação humana;


Relação entre o  crescimento económico e utilização de energia;


Relação entre o crescimento económico e emissões de CO2;


Evolução da Produtividade total dos factores.



 


Os trabalhos de grupo devem obedecer às regras de edição que se encontram disponíveis no portal da disciplina na plataforma moodle.


Os trabalhos terão de ser entregues ao docente na data limite fixada na tabela 1


 


6. Horários das aulas


As aulas iniciam-se à hora certa e terminam 50 m. depois.


Haverá um intervalo de 10 m. entre as duas horas de duração de cada aula.


 


7. e-learming


O curso de Macroeconomia II  irá ser apoiado num  sistema interactivo de e-learning onde os alunos podem ter acesso a um conjunto de estímulos e informações  que os ajudarão no seu processo de aprendizagem, em qualquer hora e em qualquer local.


https://www.moodle.uevora.pt/1415/

Bibliografia

[1] Burda, M. & C. Wyplosz (2011); Macroeconomia¸uma visão europeia,  5nd Edição,Oxford University Press, Oxford-Verlag Dasofer.


[2]   Burda, M. & C. Wyplosz (2009); Macroeconomics: An European Text, 5nd Edition,Oxford University Press, Oxford.


[3]  Dornbusch, R, S. Fischer and R. Startz (2009); Macroeconomia, 9ª Ed. McGraw-Hill,


[4]  Gordon, Robert J. (2012); Is the U.S. economic growth over? Faltering innovation confronts the six headwinds, NBER working papers series, WP 18315 (http://www.nber.org/papers/w18315)


[5]  Gordon, Robert J. (2009); Macroeconomics: International Edition, 11th  Ed., Addison-Wesley


[6]   Jones, C. (1998); Introduction to Economic Growth, W.W. Norton, London;


[7]   Williamson, S. (2008); Macroeconomics, 3rd  , Pearson International Edition, Pearson Alison Wesley, Boston

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