2023

Estatística Aplicada à Gestão I

Nome: Estatística Aplicada à Gestão I
Cód.: MAT2324L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Matemática

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Introdução aos conceitos base de estatística e probabilidades: estatística descritiva, probabilidades, distribuições de probabilidade, estimação pontual e intervalar e testes de hipóteses.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem


  • Recolher, descrever, representar e analisar criticamente um conjunto de dados.

  • Adquirir os fundamentos e conceitos básicos das Probabilidades e Estatística.

  • Utilizar e aplicar diferentes métodos de estimação.

  • Seleccionar e aplicar os métodos e modelos estatísticos apropriados de modo a obter conclusões que auxiliem a tomada de decisão aos mais variados níveis em contextos de incerteza.

  • Aprender autonomamente fomentando a adaptação a novas situações.

  • Desenvolver o espírito crítico.

  • Utilizar correctamente e racionalmente software estatístico.

Conteúdos Programáticos

§   Tabelas de frequência.


§   Medidas de localização central, dispersão, assimetria e concentração.


§   Introdução às Probabilidades e Probabilidades Condicionais. Teorema de Bayes.


§   Variáveis aleatórias. Momentos.


§   Principais distribuições de Probabilidades.


§   Introdução à amostragem.


§   Estimação pontual e Intervalos de Confiança.


 


§   Testes de hipóteses.

Métodos de Ensino

* Aulas teórico-práticas predominantemente leccionadas no quadro, com suporte de ferramentas de e-learning e utilização de diapositivos.
* Introdução dos conceitos teóricos recorrendo a exemplos de aplicação directa na área da Gestão, procurando mostrar a relevância dos conteúdos programáticos.
* Estimular a participação individual e em grupo na sala de aulas com a discussão de exemplos e exercícios direcionados para a área da Gestão, focando a resolução de problemas atuais e reais.
* O aluno opta por um único regime de avaliação (contínua ou exame). Privilegia-se a avaliação contínua com a realização de 2 frequências escritas (40% cada) e duas minifichas (10% cada) a serem resolvidas com auxílio computacional, usualmente o Excel, com notas mínimas para aprovação da disciplina. Em regime de exame o aluno realiza apenas uma prova que compreende uma parte escrita e outra com auxílio computacional (100%).

Bibliografia


  • Anabela Afonso e Carla Nunes (2010) – Estatística e Probabilidades. Aplicações e Soluções em SPSS, Escolar Editora.

  • Murteira, B. J. F.; Silva Ribeiro, C.; Andrade e Silva, J.; Pimenta, C. (2001) – Introdução à Estatística, McGraw-Hill.


 


OUTRA BIBLIOGRAFIA



  • Galvão de Mello, F. (2000) – Probabilidades e Estatística, Conceitos e Métodos


Fundamentais, Vol I, 2ª Ed., Escolar Editora.



  • Galvão de Mello, F. (1997) – Probabilidades e Estatística, Conceitos e Métodos


Fundamentais, Vol II, Escolar Editora.



  • Guimarães, R.C.; Cabral, J. A. S. (1998) – Estatística, 2º Ed., McGraw-Hill.

  • Hines, W. W.; Montgomery, D. C. (1990) – Probability and Statistics in Engineering and  Management Science, 3rd Ed., John Wiley.

  • Maroco, J. (2003) – Análise Estatística - Com Utilização do SPSS, Edições Sílabo.

  • Mood, A. M.; Graybill, F. A.; Boes, D. C. (1974) – Introduction to the Theory of Statistics, 3rd Ed. McGraw-Hill International Editions.

  • Murteira, B. (1990) – Probabilidades e Estatística, Vol I e II, 2ª Ed., McGraw-Hill.


 



  • Pereira, A. (2003) – SPSS - Guia Prático de Utilização, 4ª Ed., Edições Sílabo.

  • Pinto, J. C. C.; Curto, J. J. D. (2000) – Estatística para Economia e Gestão, Edições Sílabo. 

Equipa Docente