Gestão de Conflitos e Negociação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A inserção de Gestão de Conflitos e Negociação nos planos curriculares dos cursos mencionados visa, essencialmente, atingir os seguintes objetivos:
a) Apresentar de forma integrada as variáveis “participação”, “gestão de conflitos” e “negociação” como pilares de uma nova lógica organizacional;
b) Apresentar um quadro concetual e instrumental que permita dotar os alunos de competências que os levem a:
- privilegiar modelos de participação organizacional;
- identificar conflitos, selecionar estratégias e formas de resolução dos mesmos;
- negociar eficazmente, usando as técnicas mais adequadas em cada situação concreta.
Conteúdos Programáticos
Introdução
Novas lógicas organizacionais
Introdução
Dinâmicas de participação, conflito e negociação
Modelos organizacionais em contexto de mudança
Gestão pela cultura ética
Participação organizacional
Introdução
Informação e sistemas de comunicação
Participação e controlo
Processos de tomada de decisão
Marketing interno e participação organizacional
Da participação à criação de uma cultura de empowerment
Conflito
Introdução
Diferentes perspetivas de abordagem
Tipos de conflito
Processo de desenvolvimento de um conflito
Gestão de conflitos
Negociação
Introdução
Características básicas de um processo negocial
Orientação negocial
Etapas de um processo negocial
Estratégias, técnicas e táticas negociais
Negociação em contextos específicos
Métodos de Ensino
Metodologicamente, é adotada uma abordagem multifacetada que combina a
apresentação/discussão de conceitos e teorias com a análise de casos práticos
e a realização de exercícios de interação/negociação.
Os tempos letivos atribuídos à unidade curricular assumem a natureza
de “sessões teórico-práticas” (1 aula semanal de 120 minutos) e
pressupõem o envolvimento sistemático e a participação ativa dos participantes.
Bibliografia
Referências fundamentais:
Carvalho, J. (2008). Negociação, Terceira Edição. Lisboa: Edições Sílabo.
Cunha, P. (2008). Conflito e Negociação, Segunda Edição. Porto: Edições ASA.
ROBBINS, S. P., JUDGE, T. A. e CAMPBELL, T.T. (2010). Organizational Behaviour. Harlow: Pearson.
Referências complementares:
Bernal, A. (2004). Técnicas de Negociación: Cómo negociar eficaz y exitosamente. Madrid: McGraw-Hill.
Carvalho, J. (2007). Negociação para (In)competentes Relacionais. Lisboa: Edições Sílabo.
Cohen, S. (2002). Negotiating Skills for Managers. New York: McGraw-Hill.
CUNHA, M. P., REGO, A., CUNHA, R. C. e CABRAL-CARDOSO, C. (2007). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Sexta Edição. Lisboa: Editora RH.
Fisher, R. e ERTEL, D. (2008). Como Conduzir uma Negociação? Livro de Exercícios. Alfragide: Lua de Papel.
Fisher, R., Ury, W. e Patton, B. (2010). Como Conduzir uma Negociação? Chegar a acordo sem ceder. Nona Edição. Lisboa: Lua de Papel.
Garcia, M., Muñoz, M. e Gálvez, M. (2004). Negociar para CON-vencer: Método, creatividad y persuasión en los negócios. Madrid: McGraw-Hill.
Lewicki, R., Saunders, D., Minton, J. e Barry, B. (2009). Negotiation: Readings, Exercises, and Cases. Sixth Edition. New York: McGraw-Hill.
Nierenberg, J. e Ross, I. (2003). Os Segredos de uma Negociação Bem Sucedida. Lisboa: Plátano Editora.
RaHiM, M. A. (2010). Managing Conflict in Organizations, Fourth Edition. New Brunswick, NJ: Transaction Publishers.
Raiffa, H., Richardson, J. e Metcalfe, D. (2002). Negotiation Analysis: The Science and Art of Collaborative Decision Making. Cambridge, MA: Harvard University Press.
SiMÕES, E. (2008). Negociação nas Organizações: Contextos Sociais e Processos Psicológicos. Lisboa: Editora RH.
THOMPSON, L. L. (2012). The Mind and Heart of the Negotiator, Fifth Edition. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.
Equipa Docente
- Paulo Fernando Lopes Resende da Silva [responsável]