Estudos do Consumidor
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecer os conceitos, os instrumentos e as aplicações dos estudos do consumidor.
Os resultados esperados de aprendizagem e as competências a adquirir nesta unidade curricular serão:
· conhecer as fases do processo de decisão de compra do consumidor;
· identificar as principais influências psicológicas e sócio-culturais ao comportamento do consumidor,
· conhecer os passos de uma pesquisa de marketing,
· conhecer e saber utilizar os dados secundários e primários de marketing principalmente os questionários, entrevistas e observações .
Conteúdos Programáticos
1.1. Comportamento do consumidor e pesquisa de marketing
1.2. A importância do estudo do comportamento do consumidor
1.3. O processo de estudo do consumidor
2 - O Comportamento dos Consumidores
2.1. Determinantes individuais do comportamento do consumidor
2.2. Influências ambientais ao comportamento do consumidor
2.3. O processo de tomada de decisão de compra e consumo
3 - Pesquisa de Marketing
3.1.O papel da pesquisa de marketing
3.2. Pesquisa exploratória e conclusiva
3.3. Processo de obtenção dos dados (design do estudo e trabalho de campo)
Métodos de Ensino
* 2 tempos letivos, teórico-práticos de 2h por semana;
* indicação das leituras que os alunos deverão efetuar para preparação do seu estudo ao nível da bibliografia básica;
* resolução e discussão de casos e exercícios na sala de aula;
* utilização da plataforma de e-learning de forma a estabelecer um maior contacto e interatividade com os alunos;
* design de um estudo de marketing em sala de aula;
Será indicado um horário de atendimento aos alunos. A avaliação incluirá um teste escrito (40%) e a resolução de dois casos práticos (30%) e o design de um estudo de marketing (30%).
Bibliografia
§ Blackwell, R. D.; P.W. Miniard; J. F. Engel (2006). Consumer Behavior, 10th Edition, Forth Worth, The Dryden Press.
§ Malhotra, N. (2009). Marketing Research. An Applied Orientation, 6ª ed Prentice Hall, New Jersey.
§ Schiffman, L. G.; L. L. Kanuk e Havard Hansen (2011). Consumer Behavior. A European outlook. Prentice Hall, 2nd Edition.
§ Solomon, Michael, Gary Bamossy, Soren Askegaard e Margaret Hogg (2013). Consumer behaviour: a European perspective, 5th edition, Prentice Hall.
§ Zikmund, W. (2002). Exploring Marketing Research, 9ª ed. he Dryden Press, EUA.