2022

Estratégia

Nome: Estratégia
Cód.: GES2331L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Francês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

E uma UC de conteúdos essenciais, centrada na necessidade de desenvolvimento de uma abordagem holística para alcançar o sucesso, num horizonte temporal alargado, articulando teoria e prática.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa explorar os conceitos estruturantes da área de conhecimento da Estratégia e dotar os alunos dos instrumentos mais utilizados. Nesta perspetiva, pretende-se desenvolver o processo de ensino / aprendizagem em quatro vertentes, no sentido da aquisição de competências e capacidades específicas:


A) Transmitir conhecimentos específicos de gestão global, particularmente sobre a formulação e implementação de estratégias nas organizações;


B) Facilitar a integração de conhecimentos adquiridos nas outras unidades curriculares e evidenciar que esses conhecimentos poderão ser muito úteis à gestão estratégica;


C) Desenvolver competências de análise e de resolução de problemas;


D) Desenvolver capacidades de decisão, aplicação, síntese, trabalho em equipa, apresentação escrita e oral.

Conteúdos Programáticos

PROGRAMA


1.      Introdução e conceitos básicos


1.1              Conceitos fundamentais


1.2              A visão sistémica da organização


1.3              O gestor estratégico


2.      Estratégia e metodologias de abordagem


2.1              Origens da estratégia


2.2              Do pensamento ao planeamento estratégico


3.      O processo de planeamento estratégico


3.1              Definição e objetivos do planeamento


3.2              Problemas do planeamento


3.3              Organização do processo de planeamento estratégico


3.4              Do planeamento à gestão estratégica


4.      Diagnóstico ou análise ambiental


4.1              O ambiente externo da organização; processos e instrumentos


4.1.1        Ambiente geral ou contextual; método PEST


4.1.2        Ambiente específico ou transacional; modelo das 5 forças


4.1.3        Ameaças e oportunidades


4.1.4        Fatores críticos de sucesso


4.2              O ambiente interno da organização


4.2.1        Recursos


4.2.2        Forças e fraquezas


4.2.3        Competências distintivas


4.3              A matriz SWOT


5.      Formulação ou formação de estratégias


5.1              Missão, objetivos e estratégia


5.2              Alternativas de decisão estratégica


6.      Implementação e controlo


6.1              Formas de implementação e de monitorização (Balanced Scorecard)


6.2              Controlo e ajustamentos necessários às estruturas, aos recursos e às políticas

Métodos de Ensino

A disciplina possui 60 horas semestrais em sala, num total de 6 ECTS. Um horário de atendimento será disponibilizado aos alunos.
De acordo com o previsto no Regulamento Escolar Interno (REI) da Universidade de Évora e directrizes do Departamento de Gestão, todos os alunos terão a possibilidade de optar entre dois regimes de avaliação:
Alternativa 1 - Avaliação Contínua
Um teste escrito individual (50% para a classificação final), um trabalho de grupo sobre uma temática de natureza teórica ou prática, com apresentação na aula (30% para a classificação final) e estudos de caso que serão solicitados durante o semestre (20%).
A não realização de um trabalho ou a obtenção de uma classificação inferior a sete valores implicam automaticamente a transição para o regime de exame único.
Alternativa 2 - Exame único
A nota final de cada aluno resulta, directa e exclusivamente, da classificação obtida numa prova escrita
(individual) sobre toda a matéria leccionada, a realizar na época de exames.

Bibliografia

CARDOSO, L. (2011). Estratégia e Competitividade: como vencer nos negócios no ambiente vertiginoso e global do século XXI, Verbo, 3ª ed, Lis
DESS, G.; LUMPKIN, T.; EISNER, A. (2009). Strategic Management: Creating Competitive Advantages. Paperback, 5ªEd.
FREIRE, A. (2008). Estratégia - Sucesso em Portugal, Verbo, Lisboa.
GRANT, R. & J. JORDAN (2015). Foundations of Strategy. 2nd. Ed, Wiley.
HAMEL, G. e BREEN, B. (2008), O Futuro da Gestão, 2ªed, Harvard Business School Press, Lisboa, Actual Editora.
MINTZBERG, H.; QUINN, J. e GHOSHAL, S. (1995). The Strategy Process, European Edition, Prentice Hall, Hertfordshire.
STACEY, R. (2010). Strategic Management and Organisational Dynamics; the challenge of complexity, Fifth Ed., FT-Prentice-Hall.
TEIXEIRA, S. (2011). Gestão Estratégica, Escolar Editora.
WHITTINGTON, J.; P. REGNÉR; D. ANGWIN; G. JOHNSON e K. SHOLES (2020). Exploring Strategy,
Pearson, 12ª Ed.