2023

Marketing II

Nome: Marketing II
Cód.: GES2330L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objectivos:





    • Dar a conhecer aos alunos um conjunto de noções e aplicações sobre as variáveis operacionais do Marketing.

    • Aprender a estabelecer uma política de marketing-mix e a colocá-la em prática, através da continuação da elaboração do plano de marketing iniciada na unidade curricular de Marketing I.

    • Fazer a ligação ao meio empresarial através da realização do plano de marketing operacional




 



  • Dar a conhecer aos alunos um conjunto de noções e aplicações sobre as variáveis operacionais do Marketing.

  • Aprender a estabelecer uma política de marketing-mix e a colocá-la em prática, através da continuação da elaboração do plano de marketing iniciada na unidade curricular de Marketing I.

  • Fazer a ligação ao meio empresarial através da realização do plano de marketing operacional


Competências:


Esta disciplina irá permitir ao alunos obter competências aos seguintes níveis:



  • competências intelectuais

    • capacidade de trabalho em equipa;

    • auto-organização de desempenho;

    • iniciativa e espírito empreendedor;

    • capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas;

    • capacidade de gestão em tempo oportuno.

    • competências práticas

      • capacidade para a elaboração de um plano de marketing

      • capacidade de abstracção, intuição criativa e espírito crítico.



    • competências interpessoais

      • capacidade de expressão oral e escrita e aptidão na transmissão e recepção de ideias e informações;

      • capacidade de crítica e de auto-crítica;

      • capacidade de raciocínio transdisciplinar e integrado;

      • capacidade para interpretar a informação;

      • integrar equipas de trabalho.



    • competências instrumentais

      • capacidade de implementação e utilização das tecnologias de informação e de comunicação de suporte ao plano de marketing;

      • trabalhar uma língua estrangeira em inglês.





Conteúdos Programáticos

 



  1. I.     Marca


1.1.A identidade da Marca (identity-mix)


1.1.1. Identidade versus Imagem


1.1.2. Elementos da Identidade


1.2. As políticas de evolução das Marcas


1.2.1. Extensão da Marca


1.2.2. Revitalização de Marcas


1.2.3. Rejuvenescimento de Marcas


1.2.4 Licenciamento


 



  1. II.   Produto


2.1. O papel do produto no marketing-mix


2.2. Produto-mix


2.2.1. Produto em sentido restrito


2.2.2. Embalagem e Rótulos


2.2.3. Serviços associados ao produto


2.3. Ciclo de vida do produto


2.4 Serviço


 



  1. III.      Preço


3.1. Limitações na definição do preço


3.2. O papel do preço no marketing-mix


3.3. Métodos de determinação dos preços


3.4.Gestão do preço


 



  1. IV.   Distribuição


4.1. Funções da distribuição


4.2. O papel da distribuição no marketing-mix dos produtores


4.3. Formas de organização dos canais de distribuição


4.4. Remuneração da distribuição


4.5. Avaliação e seleção de um canal de distribuição


4.6. O aparelho comercial português


4.7. A política de marketing dos distribuidores


4.8. A força de vendas


 



  1. IV.   Comunicação


5.1. O que é a Comunicação e o processo comunicação


5.2. Modelos de Hierarquia de Respostas


5.3. A mensagem e a criatividade


5.4. Comunicação-Mix


5.4.1. Publicidade


5.4.2. Promoção de Vendas e Merchandising


5.4.3. Relações Públicas


5.4.5. Patrocínio e Mecenato


5.4.6. Força de Vendas


5.5. Figuras de retórica da publicidade


5.6. Estratégia e Planeamento de meios

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular serão utilizadas as seguintes metodologias:
* 2 tempos letivos, teórico-práticos de 2h cada, por semana;
* indicação das leituras que os alunos deverão efetuar para preparação do seu estudo ao nível da bibliografia básica;
* resolução e discussão de casos na sala de aula;
* utilização da plataforma de e-learning de forma a estabelecer um maior contacto e interatividade com os alunos;
* visualização de filmes relacionados com a matéria;
* realização em grupo de um plano de marketing em contexto simulado ou real (TG1 -30%) com 3 apresentações regulares (AP1 a 3) do andamento do trabalho ao longo do semestre (5% cada);
*5 trabalhos em grupo (TGS1 a 5) na sala de aula (5%cada)
Avaliação contínua
* Nota final=30% TG1+5%AP1+5%AP2+5%AP3+5%TGS1+5%TGS2+5%TGS3+5%TGS4+5%TGS5+30% frequência
Avaliação final
*Nota final=5%TGS1+5%TGS2+5%TGS3+5%TGS4+5%TGS5+75% exame ou NF=100%exame

Bibliografia

Baynast, Arnaud; Lendrevie, Jacques; Lévy, Julien; Dionísio, Pedro; Rodrigues, Vicente. (2018). Mercator. 25 Anos - O Marketing na Era Digital. Publicações D. Quixote, Coleção Gestão & Inovação.
Kotler, Philip. Keller, Kevin. ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING. Prentice-Hall, 2014, 14ª Edição.
Kerin; Roger et al. MARKETING. MCGrawHill, S. Paulo, 2007, 8ª ed.