Marketing I
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos:
Trata-se de uma unidade curricular onde se pretende:
- dar a conhecer aos alunos um conjunto de noções e intuições sobre o conceito de Marketing e a sua aplicação nas organizações;
- aprender a elaborar a análise de diagnóstico,
- aprender a estabelecer objetivos de marketing,
- aprender a selecionar o mercado alvo e a escolher o posicionamento.
Os objetivos serão atingidos através de aulas teórico-práticas, leituras e discussões de casos.
Competências:
Esta unidade curricular irá permitir aos alunos obter competências aos seguintes níveis:
- competências intelectuais
o capacidade de trabalho em equipa;
o auto-organização de desempenho;
o iniciativa e espírito empreendedor;
o capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas;
o capacidade de gestão em tempo oportuno.
- competências práticas
o capacidade de realização de uma análise de situação
o capacidade para realizar seleção de mercados
o capacidade para trabalhar o posicionamento de um produto
o capacidade de abstração, intuição criativa e espírito crítico.
- competências interpessoais
o capacidade de expressão oral e escrita e aptidão na transmissão e receção de ideias e informações;
o capacidade de crítica e de autocrítica;
o capacidade de raciocínio transdisciplinar e integrado;
o capacidade para interpretar a informação;
o integrar equipas de trabalho.
- competências instrumentais
- capacidade de implementação e utilização das tecnologias de informação e de comunicação de suporte à estratégia de marketing;
- trabalhar uma língua estrangeira em inglês.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução
1.1. Conceito de Marketing e sua evolução
1.2. O papel do Marketing nas organizações
1.3. Formas de organização da função Marketing nas Organizações
2. A Estratégia de Marketing
2.1. Elaboração da estratégia de Marketing
2.2. Análise do Meio Envolvente, do Mercado, do Consumidor e da Concorrência
2.3. Análise Interna
2.4. Análise SWOT
2.5. A fixação de objetivos de Marketing
3. Opções Estratégicas Fundamentais
3.1. Critérios e metodologia de segmentação
3.2. Estratégias de segmentação
3.3. Formas de seleção do mercado-alvo
3.4. Diferenciação e posicionamento da oferta
Métodos de Ensino
* 1 tempo letivo, teórico-prático de 2h por semana;
* Indicação das leituras que os alunos deverão efetuar para preparação do seu estudo ao nível da bibliografia básica;
* Resolução e discussão de casos e exercícios práticos em sala de aula;
* Utilização da plataforma de e-learning de forma a estabelecer um maior contacto e interatividade com os alunos;
* Visualização de filmes relacionados com os temas estudados.
* Realização de trabalhos em grupo dentro da sala e fora da sala de aula;
* 1 frequência com consulta.
Nota final AC=TGSA1 5%+TGSA2 5%+TGSA3 5%+ AP ideias 5%+ AP1 5%+AP2 5%+35% TG plano+35% frequência.
Nota Final Exame e Exame recurso= TGSA1 5%+TGSA2 5%+TGSA3 5%+85% exame ou 100% o exame
Nota mínima em cada componente de avaliação 7 valores
Bibliografia
Baynast, Arnaud; Lendrevie, Jacques; Lévy, Julien; Dionísio, Pedro; Rodrigues, Vicente. (2018). Mercator. 25 Anos - O Marketing na Era Digital. Publicações D. Quixote, Coleção Gestão & Inovação.
Ferrel, O.C.; Hantline, M. (2011). "Marketing strategy". New York : South Western, Pearson, 5ed.
Kotler, Philip; Keller; Kevin. (2013). Administração De Marketing. Prentice-Hall, 14ª Edição
Kerin, R.A; Hartley, S.W; Berkowitz, E.N; Rudelius, W. (2008). Marketing. Tradução da 8ª Ed. São Paulo: McGraw-Hill Interamericana do Brasil (3)