2022

Princípios de Macroeconomia

Nome: Princípios de Macroeconomia
Cód.: ECN2319L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O presente regime e regras de avaliação da disciplina visam atingir os seguintes objectivos:



  1. Promover o aumento da aprendizagem estimulando a compreensão, a aplicação, a análise e a síntese;

  2. Promover o sucesso escolar dos alunos.

  3. Permitir que os alunos adquiram novas competências e conhecimentos complementares aos conhecimentos científicos específicos das UC’s: o estímulo ao trabalho em equipa, a apresentação pública e discussão e defesa dos resultados desse trabalho, utilização da Internet e, em geral, das TIC, para a obtenção e difusão da informação, o contacto com a realidade económica de modo a adquirir maior ”sensibilidade” económica, etc.;

  4. Estimular o gosto pela Economia e pela pesquisa;

  5. Estimular a adoção de “comportamentos e atitudes científicas” na abordagem dos problemas (na sua perceção, análise e (tentativa) de resolução);

  6. Estimular o acompanhamento permanente e contínuo dos conteúdos abordados e propostos nas aulas.

Conteúdos Programáticos

I. Introdução


1.1 Economia Agregada


1.1.1 Microeconomia versus Macroeconomia


1.1.2 Variáveis e objetivos Macroeconómicos


1.2 Medição da Atividade Económica: principais agregados macroeconómicos


1.2.1 Alguns Conceitos de Contabilidade Nacional


1.2.2 Alguns Instrumentos Analíticos: Variáveis, Taxas e Índices


II. As Flutuações Económicas de curto prazo: a Teoria da Determinação do Rendimento


2.1. O equilíbrio no Mercado do Produto em economia aberta (sem movimentos de capitais)


2.1.1 O sector Privado: Consumo e Investimento


2.1.1.1 Rendimento, Consumo e Poupança


2.1.1.2 Investimento


2.1.1.3 Primeira abordagem ao rendimento de equilíbrio e à noção de multiplicador.


2.1.2. Sector Público


2.1.2.1 A composição e as funções do estado


2.1.2.2 O orçamento de estado,  o pacto de estabilidade de crescimento e o tratado  orçamental


2.1.2.3 Saldo orçamental e dívida pública: Uma introdução à dinâmica da dívida pública


2.1.2.4 Política orçamental; objectivos, instrumentos, e impactos. O efeito multiplicador e o mix das políticas.


2.1.3 O Sector Externo:


2.1.3.1 Balança de Pagamentos


2.1.3.2 Taxas de Câmbio, Regimes Cambiais e a teoria da Paridade do Poder de Compra (absoluta e relativa)


2.1.3.3 Balança corrente primária e seus determinantes


2.1.3.4 Os movimentos de capitais; a paridade (des)coberta da taxa de juro.


2.1.4 O equilíbrio no mercado de bens e serviços: a curva IS


2.2   A Moeda e o Equilíbrio no Mercado Monetário


2.2.1 Das funções da moeda à procura de moeda.


2.2.2 O processo de criação de moeda: O papel do banco central e dos bancos comerciais.


2.2.3 Uma introdução à política monetária: objectivos, instrumentos e impactos. O mecanismo de transmissão monetária e a regra de Taylor.


2.2.4 O equilíbrio no mercado monetário.


2.3   Do Equilíbrio Simultâneo nos Mercados do Produto e Monetário à procura agregada.


III – O lado da oferta da economia


3.1 O mercado de trabalho e a determinação dos salários: uma interpretação estática


3.1.1 Conceitos fundamentais


3.1.2 Procura e oferta de trabalho


3.1 A curva de Phillips e os seus determinantes


3.2.1 Desemprego estrutural e desemprego friccional


3.2.2 Existe uma taxa “natural” de desemprego?


3.2.3 Fontes de rigidez no mercado de trabalho


3.2 A Lei de Okun e a oferta agregada: determinantes


3.3.1 A Lei de Okun


3.3.2 A oferta agregada e seus determinantes


 


3.3   Procura e Oferta Agregadas da Economia. Efeitos das políticas fiscais e monetárias nos casos extremos. O princípio da dicotomia clássica e a neutralidade da moeda

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino usados nesta disciplina consistem em aulas teórico-práticas presenciais, destinadas à exposição dos fundamentos de macroeconomia sustentada pela resolução de exercícios práticos. Para além disso, faz-se ainda uso da realidade de modo a aumentar a eficácia do processo de aprendizagem dos conceitos e da sua intuição económica -resolução de exercícios, tratamento e análise de dados da economia nacional e internacional. 


Utilização da plataforma moodle para ancorar o processo de ensino-aprendizagem.


O curso de Princípios de Macroeconomia  irá ser apoiado num  sistema interativo de e-learning onde os alunos podem ter acesso a um conjunto de estímulos e informações  que os ajudarão, em qualquer hora e em qualquer local, no seu processo de aprendizagem.


Fóruns e chats temáticos, mini-testes, one-minute testes, testes resolvidos, material de apoio, painel de informações, testes de diagnóstico, etc, estarão disponíveis a qualquer hora e de qualquer local, no seguinte endereço:


https://www.moodle.uevora.pt/ 


O Uso desta plataforma tem ainda a vantagem de disponibilizar em permanência, toda a informação estática e dinâmica associada à disciplina. A experiência mostra que usada convenientemente, tem efeitos positivos na adesão, empenhamento e aprendizagem.

Bibliografia

Amaral J. F. et al. (2007), Introdução à Macroeconomia, Escolar Editora, Lisboa.


Belbute, J. M. M. (2003); Princípios de Macroeconomia  Gradiva, Lisboa.


Blanchard, Olivier (2000); Macroeconomics, Prentice Hall International, London


Burda, M. & C. Wyplosz (2011); Macroeconomia¸uma visão europeia,  5nd Edição,Oxford University Press, Oxford-Verlag Dasofer.


Burda, M. & C. Wyplosz (2009); Macroeconomics: An European Text, 5nd Edition,Oxford University Press, Oxford.


Dornbush, R. , S. Fischer e R. Startz (2009); Macroeconomia McGraw-Hill- 10th Ed., Lisboa


Gordon, R. (2009); Macroeconomics, Pearson 11th Ed.


Hall R. E. and Taylor, J. B. (1996); Macroeconomics, Norton International Student Edition, 5ª Ed., London.


Mankiw, N. G. (2000); Macroeconomics, 4ª Ed. Worth Publishers, New York.


Williamson, S. (2008); Macroeconomics, 3rd Ed., Pearson International Edition, Boston.


Santos, J. et all (2010); Macroeconomia, Escolar Editora, Lisboa.