2023

Princípios de Microeconomia

Nome: Princípios de Microeconomia
Cód.: ECN2314L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta UC é um curso introdutório à Economia, que fornece conhecimentos, princípios, conceitos e modelos elementares de análise económica.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A unidade curricular de “Princípios de Microeconomia”, lecionada aos alunos do primeiro ano das licenciaturas em Economia e Gestão, é uma unidade curricular introdutória que pretende dar ênfase aos princípios, conceitos e modelos elementares da teoria económica. A unidade curricular fornece conhecimentos fundamentais de Economia e instrumentos analíticos que permitirão aos estudantes analisar a realidade, os fenómenos e os problemas concretos da vida quotidiana e profissional de acordo com os princípios fundamentais da teoria económica. Visa igualmente estimular os estudantes para a identificação e a apresentação de soluções para os problemas reais, devidamente fundamentadas na teoria económica.


 


No final do curso os alunos devem ser capazes de:


- identificar as regras de análise e os conceitos fundamentais da teoria microeconómica;


- identificar as características essenciais do funcionamento dos mercados;


- identificar as caraterísticas fundamentais das estruturas de mercado de concorrência perfeita e monopólio;


- desenvolver uma reflexão e um discurso coerentes sobre os aspetos económicos abordados.

Conteúdos Programáticos


1. Introdução



1.1. A Economia como ciência


1.2. O problema económico: escassez e escolha


1.3. Possibilidades tecnológicas da sociedade


1.4. Revisão de instrumentos matemáticos e gráficos de análise


1.5. O circuito económico


 



2. Modelo da Procura e Oferta – Introdução



 2.1 Mercado


   - Noção de mercado.


   - Características de algumas estruturas de mercado básicas


2.2 Curva da procura


   - A função procura e a curva da procura


   - Curva da procura de mercado 


   - Determinantes da curva da procura


   - Movimentos da curva e movimentos ao longo da curva


   - Excedente do consumidor


2.3 Curva da oferta


   - A função oferta e a curva da oferta


   - Curva da oferta de mercado


   - Determinantes da curva da oferta


   - Movimentos da curva e movimentos ao longo da curva


   - Excedente do produtor


2.4 Análise conjunta da oferta e da procura


   - Equilíbrio de mercado


   - Excesso de procura e excesso de oferta


   - Efeitos de deslocações das curvas no equilíbrio de mercado


   - Intervenção do Governo no mercado


 



3. Comportamento do consumidor



3.1 Utilidade e preferências


   - Função de utilidade total. Utilidade marginal.


   - Curva de indiferença. Mapa de indiferença. Propriedades.


   - Taxa marginal de substituição (TMS).


3.2 Equilíbrio estático do indivíduo-consumidor


   - Restrição orçamental (RO)


   - Ponto ótimo


   - Rendimento real e nominal. Preços nominal e relativo. Efeitos sobre a RO.


3.3 Alterações no rendimento e nos preços – impacto nas escolhas do consumidor


   - Curva consumo-rendimento. Curva de Engel. Elasticidade procura-rendimento.


   - Curva consumo-preço e curva da procura. Elasticidade procura-preço


 



4. Produção e organização empresarial



4.1 Conceitos básicos


   - Noção de empresa. Tipos de empresas.


   - Recursos produtivos (inputs). Produtos (outputs). Produtos intermédios. Tecnologia.


4.2 Produção


   - Função de produção


   - Produto total, médio e marginal. Lei dos rendimentos marginais decrescentes.


   - Rendimentos à escala


   - Isoquantas. Propriedades.


   - Taxa marginal de substituição técnica (TMST)


   - Elasticidade produto do fator


4.3 Custos


   - Tipos de custos: custo fixo, custo variável e custo total


   - Custo de oportunidade, custo contabilístico e custo económico


   - Reta de isocusto


   - Funções de custo total, médio e marginal.


4.4 Equilíbrio da empresa: combinação ótima de fatores produtivos


   - Minimização dos custos. Via de expansão


   - Lucro económico e lucro contabilístico.


   - Maximização do lucro da empresa tomadora do preço


   - Receita marginal e receita média.


 



5. Mercados e Empresas



 5.1 Concorrência perfeita


   - Pressupostos essenciais do mercado de concorrência perfeita. Limitações.


   - A curva da oferta da empresa. Limiar de rentabilidade e limiar de encerramento


   - Equilíbrio num mercado concorrencial


   - Concorrência perfeita e eficiência económica


5.2 Monopólio


   - Definição de monopólio. Pressupostos básicos em monopólio


   - Tipos de monopólios e causas da sua existência


   - Procura, receita total e receita marginal.


   - Equilíbrio em monopólio

Métodos de Ensino

O método de ensino e aprendizagem inclui:
* Exposição teórica da matéria em sala de aula e videoconferência;
* Realização de exercícios práticos;
* Apresentação e discussão de exemplos reais de empresas e mercados;
* Utilização da Internet para acesso em tempo real a documentos e sites relevantes.

A avaliação compreende as seguintes alternativas e condições:

A) Regime de avaliação contínua

Licenciaturas em Economia, MAEG:
* Estar presente em 75% das aulas;
* Realizar 4 provas individuais de avaliação, 3 online/Moodle (20% cada) e 1 presencial (40%).

Licenciatura em Gestão:
* Estar presente em 75% das aulas;
* Realizar 4 provas individuais de avaliação, 2 presenciais (35% cada) e 2 online/Moodle (15% cada).
A classificação final será a média simples dos resultados obtidos nas quatro provas.

B) Regime de exame
* Estar presente em, pelo menos, 75% das aulas presenciais e por videoconferência;
* Realizar uma prova de exame individual, cuja classificação corresponde à nota final.

Bibliografia

- Carvalho, Adão e M. Leonor da Silva Carvalho (2012), Texto de apoio à disciplina de Princípios de Microeconomia, Edição 2012-2013, Disponível online na plataforma Moodle.


- Frank, R.H. (2006), Microeconomia e comportamento, 6ª Edição, McGraw-Hill, Lisboa.


- Frank, R. H. e Ben S. Bernanke (2003), Princípios de Economia, McGraw-Hill de Portugal, Lisboa.


- Goodwin, N., Nelson, J., Ackerman, F. and Weisskopf, T. (2009) Microeconomics in context, 2ª ed., M. E Sharpe.


- Mankiw, N. G. (2009), Principles of Economics, 2nd Ed., Harcourt College Publishers, New York.


- Mata, José (2010), Economia da empresa, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.


- Neves, J. César das (2001), Introdução à economia, 6ª edição, Editorial Verbo, Lisboa.


- Samuelson, P. e W. Nordhaus (2012), Economia, 19ª Edição, McGraw-Hill, Lisboa.