Princípios de Microeconomia
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A unidade curricular de “Princípios de Microeconomia”, lecionada aos alunos do primeiro ano das licenciaturas em Economia e Gestão, é uma unidade curricular introdutória que pretende dar ênfase aos princípios, conceitos e modelos elementares da teoria económica. A unidade curricular fornece conhecimentos fundamentais de Economia e instrumentos analíticos que permitirão aos estudantes analisar a realidade, os fenómenos e os problemas concretos da vida quotidiana e profissional de acordo com os princípios fundamentais da teoria económica. Visa igualmente estimular os estudantes para a identificação e a apresentação de soluções para os problemas reais, devidamente fundamentadas na teoria económica.
No final do curso os alunos devem ser capazes de:
- identificar as regras de análise e os conceitos fundamentais da teoria microeconómica;
- identificar as características essenciais do funcionamento dos mercados;
- identificar as caraterísticas fundamentais das estruturas de mercado de concorrência perfeita e monopólio;
- desenvolver uma reflexão e um discurso coerentes sobre os aspetos económicos abordados.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução
1.1. A Economia como ciência
1.2. O problema económico: escassez e escolha
1.3. Possibilidades tecnológicas da sociedade
1.4. Revisão de instrumentos matemáticos e gráficos de análise
1.5. O circuito económico
2. Modelo da Procura e Oferta – Introdução
2.1 Mercado
- Noção de mercado.
- Características de algumas estruturas de mercado básicas
2.2 Curva da procura
- A função procura e a curva da procura
- Curva da procura de mercado
- Determinantes da curva da procura
- Movimentos da curva e movimentos ao longo da curva
- Excedente do consumidor
2.3 Curva da oferta
- A função oferta e a curva da oferta
- Curva da oferta de mercado
- Determinantes da curva da oferta
- Movimentos da curva e movimentos ao longo da curva
- Excedente do produtor
2.4 Análise conjunta da oferta e da procura
- Equilíbrio de mercado
- Excesso de procura e excesso de oferta
- Efeitos de deslocações das curvas no equilíbrio de mercado
- Intervenção do Governo no mercado
3. Comportamento do consumidor
3.1 Utilidade e preferências
- Função de utilidade total. Utilidade marginal.
- Curva de indiferença. Mapa de indiferença. Propriedades.
- Taxa marginal de substituição (TMS).
3.2 Equilíbrio estático do indivíduo-consumidor
- Restrição orçamental (RO)
- Ponto ótimo
- Rendimento real e nominal. Preços nominal e relativo. Efeitos sobre a RO.
3.3 Alterações no rendimento e nos preços – impacto nas escolhas do consumidor
- Curva consumo-rendimento. Curva de Engel. Elasticidade procura-rendimento.
- Curva consumo-preço e curva da procura. Elasticidade procura-preço
4. Produção e organização empresarial
4.1 Conceitos básicos
- Noção de empresa. Tipos de empresas.
- Recursos produtivos (inputs). Produtos (outputs). Produtos intermédios. Tecnologia.
4.2 Produção
- Função de produção
- Produto total, médio e marginal. Lei dos rendimentos marginais decrescentes.
- Rendimentos à escala
- Isoquantas. Propriedades.
- Taxa marginal de substituição técnica (TMST)
- Elasticidade produto do fator
4.3 Custos
- Tipos de custos: custo fixo, custo variável e custo total
- Custo de oportunidade, custo contabilístico e custo económico
- Reta de isocusto
- Funções de custo total, médio e marginal.
4.4 Equilíbrio da empresa: combinação ótima de fatores produtivos
- Minimização dos custos. Via de expansão
- Lucro económico e lucro contabilístico.
- Maximização do lucro da empresa tomadora do preço
- Receita marginal e receita média.
5. Mercados e Empresas
5.1 Concorrência perfeita
- Pressupostos essenciais do mercado de concorrência perfeita. Limitações.
- A curva da oferta da empresa. Limiar de rentabilidade e limiar de encerramento
- Equilíbrio num mercado concorrencial
- Concorrência perfeita e eficiência económica
5.2 Monopólio
- Definição de monopólio. Pressupostos básicos em monopólio
- Tipos de monopólios e causas da sua existência
- Procura, receita total e receita marginal.
- Equilíbrio em monopólio
Métodos de Ensino
* Exposição teórica da matéria em sala de aula e videoconferência;
* Realização de exercícios práticos;
* Apresentação e discussão de exemplos reais de empresas e mercados;
* Utilização da Internet para acesso em tempo real a documentos e sites relevantes.
A avaliação compreende as seguintes alternativas e condições:
A) Regime de avaliação contínua
Licenciaturas em Economia, MAEG:
* Estar presente em 75% das aulas;
* Realizar 4 provas individuais de avaliação, 3 online/Moodle (20% cada) e 1 presencial (40%).
Licenciatura em Gestão:
* Estar presente em 75% das aulas;
* Realizar 4 provas individuais de avaliação, 2 presenciais (35% cada) e 2 online/Moodle (15% cada).
A classificação final será a média simples dos resultados obtidos nas quatro provas.
B) Regime de exame
* Estar presente em, pelo menos, 75% das aulas presenciais e por videoconferência;
* Realizar uma prova de exame individual, cuja classificação corresponde à nota final.
Bibliografia
- Carvalho, Adão e M. Leonor da Silva Carvalho (2012), Texto de apoio à disciplina de Princípios de Microeconomia, Edição 2012-2013, Disponível online na plataforma Moodle.
- Frank, R.H. (2006), Microeconomia e comportamento, 6ª Edição, McGraw-Hill, Lisboa.
- Frank, R. H. e Ben S. Bernanke (2003), Princípios de Economia, McGraw-Hill de Portugal, Lisboa.
- Goodwin, N., Nelson, J., Ackerman, F. and Weisskopf, T. (2009) Microeconomics in context, 2ª ed., M. E Sharpe.
- Mankiw, N. G. (2009), Principles of Economics, 2nd Ed., Harcourt College Publishers, New York.
- Mata, José (2010), Economia da empresa, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
- Neves, J. César das (2001), Introdução à economia, 6ª edição, Editorial Verbo, Lisboa.
- Samuelson, P. e W. Nordhaus (2012), Economia, 19ª Edição, McGraw-Hill, Lisboa.