2024

Introdução à Investigação

Nome: Introdução à Investigação
Cód.: INF13199L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Informática

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Ao completar a unidade curricular os alunos terão que demonstrar ter adquirido conhecimentos, capacidades e aptidões nos aspectos seguintes:
- Como estruturar e escrever trabalhos científicos e académicos;
- Como pesquisar e analisar o valor das fontes;
- A definição dos aspectos fundamentais na utilização de referências;
- Como utilizar os principais standards em referenciação de fontes;
- Identificar as formas fundamentais de plágio;
- Como escrever sem recorrer ao plágio;
- Como conceber, organizar e apresentar projectos de investigação;
- No trabalho em grupo e em capacidades de escrita e comunicação oral.

Conteúdos Programáticos

1. Investigação e escrita de trabalhos científicos e académicos
2. A análise de referências
2.1. Razão de utilização
2.2. Pesquisa
2.3. Avaliação
2.4 Integração de múltiplas fontes
2.5 Principais standards em gestão de referências
3. Secções de trabalhos científicos e académicos
3.1. Agradecimentos
3.2. Resumo
3.3. Introdução
3.4. Métodos
3.5. Resultados
3.6. Discussão / Conclusões
3.7 Referências
3.8 Anexos
4. Evitar e controlar o plágio
4.1. Formas de plágio
4.2. Casos de estudo
4.3. Normas de utilização das referências
5. Modelos e exemplos de projectos de investigação
5.1 Casos de estudo
5.2 Elaboração de propostas de projectos

Métodos de Ensino

As sessões teórico-práticas compreenderão
(1) a leitura / discussão de conceitos,
(2) demonstrações pelo docente desses mesmos conceitos, e outros recursos, e
(3) sessões de laboratório em que os alunos trabalharão com esses mesmos conceitos e utilizando diversos recursos.

O objetivo desta abordagem pedagógica é apresentar e reforçar ideias e conjuntos de competências para que os alunos possam dominar por si só, nomeadamente depois das horas da aula. Para trazer esse conhecimento para um nível profissional, os alunos terão que gastar tempo e esforço fora do horário das aulas.

Avaliação

Avaliação contínua - Constituida por 2 componentes:
* Revisão de um artigo científico (30%)
* Escrita de um trabalho sobre um tema a acordar com o docente (70%)

Avaliação final - Constituida por 2 componentes:
* Revisão de um artigo científico (30%)
* Escrita de um trabalho sobre um tema a acordar com o docente (70%)

A nota final é obtida através da média ponderada das 2 componentes. O aluno tem aprovação se a nota final for igual ou superior a 10.

Bibliografia

Turabian, K. (2018). A Manual for Writers of Research Papers, Theses, and Dissertations. 9th Edition. University Chicago Press. ISBN Paper: 9780226430577

Equipa Docente (2023/2024 )