2025
Ergonomia e Antropometria
Nome: Ergonomia e Antropometria
Cód.: VIS12838L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Design
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O objectivo da unidade curricular é familiarizar os alunos com as orientações ergonómicas e dares-lhe aptidão para reconhecer, compreender e respeitar a importância e o momento de inclusão da ergonomia e antropometria na metodologia do projecto de design
Os alunos devem ficar habilitados a aplicar conhecimentos de antropometria nos seus projectos, assim como a aplicação de conhecimentos de ergonomia, estando capacitados para discutir os projectos com ergonomistas quando estes intervierem num projecto.
Os alunos devem ficar habilitados a aplicar conhecimentos de antropometria nos seus projectos, assim como a aplicação de conhecimentos de ergonomia, estando capacitados para discutir os projectos com ergonomistas quando estes intervierem num projecto.
Conteúdos Programáticos
O conceito de Ergonomia
A importância da Ergonomia no Design
Ergonomia e o Factor Humano
Funções do Organismo humano
Os contributos da Antropometria
Antropometria: medidas e aplicações
Antropometria estática e dinâmica
Os contributos da Fisiologia e da Biomecânica Princípios da biomecânica aplicada
Tipos de movimentos e posições.
Os contributos da Psicologia Cognitiva
Tipos de manejos e controles
Organização e percepção da informação Iluminação
Ruído, Temperatura e qualidade do ar
Segurança no trabalho
Design Inclusivo
Ergonomia e antropometria nos envolvimentos Domésticos e escritórios Cozinhas
Salas de Estar
Quartos
Espaços de higiene
A actividade de trabalho em escritórios
A importância da Ergonomia no Design
Ergonomia e o Factor Humano
Funções do Organismo humano
Os contributos da Antropometria
Antropometria: medidas e aplicações
Antropometria estática e dinâmica
Os contributos da Fisiologia e da Biomecânica Princípios da biomecânica aplicada
Tipos de movimentos e posições.
Os contributos da Psicologia Cognitiva
Tipos de manejos e controles
Organização e percepção da informação Iluminação
Ruído, Temperatura e qualidade do ar
Segurança no trabalho
Design Inclusivo
Ergonomia e antropometria nos envolvimentos Domésticos e escritórios Cozinhas
Salas de Estar
Quartos
Espaços de higiene
A actividade de trabalho em escritórios
Métodos de Ensino
A metodologia da unidade curricular é expositiva, apoiada na apresentação projectada da matéria teórica, na análise de situações reais e nas suas orientações ergonómicas e métodos. Os alunos deverão ser capazes de lidar com uma equipa de ergonomistas no desenvolvimento do projecto de design e compreender a nomenclatura e metodologia usada deverão de estar aptos a incluir nos seus projectos as boas práticas dos principios de antropometria.
A avaliação continua desta unidade curricular está assente num trabalho teórico-prático num exercíco de cariz projectual onde se apliquem os principios estudados da ergonomia e da antropometria.
Permite assim que os alunos reconheçam, compreendam e respeitem a importância da ergonomia e da antropometria e sua inclusão no projecto de design.
A avaliação final resulta da análise dos conhecimentos adquiridos pelo aluno no trabalho teórico-prático.
Assiduidade: 5%
Avaliação Intermédia: 45%
Avaliação Final: 50%
A avaliação continua desta unidade curricular está assente num trabalho teórico-prático num exercíco de cariz projectual onde se apliquem os principios estudados da ergonomia e da antropometria.
Permite assim que os alunos reconheçam, compreendam e respeitem a importância da ergonomia e da antropometria e sua inclusão no projecto de design.
A avaliação final resulta da análise dos conhecimentos adquiridos pelo aluno no trabalho teórico-prático.
Assiduidade: 5%
Avaliação Intermédia: 45%
Avaliação Final: 50%
Bibliografia
Buti, Luigi Bandini, (1998), Ergonomia e progetto dellutile e del piacevole, Milano: Maggioli Editore. Iida, I. (2005). Ergonomia: projecto e produção (2a ed.). São Paulo: Editora Edgar Blücher Ltda.
Neufert, E. (1998). Arte de projectar em arquitectura. San Adrián de Besós: Gustavo Gili.
Panero, J., & Zelnik, M. (2002). Dimensionamento humano para espaços interiores; um livro de consulta e referência para projectos (A. R. D. Marco, Trans.). Barcelona: Editorial Gustavo Gili SA.
Rebelo, F. (2004). Ergonomia no dia a dia (1a ed.). Lisboa: Sílabo.
Neufert, E. (1998). Arte de projectar em arquitectura. San Adrián de Besós: Gustavo Gili.
Panero, J., & Zelnik, M. (2002). Dimensionamento humano para espaços interiores; um livro de consulta e referência para projectos (A. R. D. Marco, Trans.). Barcelona: Editorial Gustavo Gili SA.
Rebelo, F. (2004). Ergonomia no dia a dia (1a ed.). Lisboa: Sílabo.
Equipa Docente (2024/2025 )
- Rui Gonçalo Feitor Pinto Sampaio de Faria [responsável]