2025
Gestão das Operações
Nome: Gestão das Operações
Cód.: GES02332L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Esta unidade curricular é sobre as atividades, os problemas e as decisões enfrentadas pelos responsáveis pela produção dos bens e serviços nas organizações.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Os objetivos de aprendizagem nesta unidade curricular são os seguintes:
Compreender o posicionamento da função de operações dentro da organização, o seu papel estratégico e o seu contributo para a competitividade da empresa;
Compreender as decisões críticas em gestão de operações;
Saber utilizar os conceitos, métodos e ferramentas de gestão de operações na análise de problemas reais, tanto em empresas industriais com em empresas de serviços;
Saber utilizar software útil na gestão de operações (Folhas de Cálculo, MRP, Excel OM);
As competências desenvolvidas nesta unidade são as seguintes:
Capacidade de trabalho em equipa
Capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas nos processos de gestão
Hotas TP +3030Capacidade de abstração, construção de modelos e espírito crítico
Capacidade de expressão oral e escrita
Domínio de pelo menos uma língua estrangeira.
Compreender o posicionamento da função de operações dentro da organização, o seu papel estratégico e o seu contributo para a competitividade da empresa;
Compreender as decisões críticas em gestão de operações;
Saber utilizar os conceitos, métodos e ferramentas de gestão de operações na análise de problemas reais, tanto em empresas industriais com em empresas de serviços;
Saber utilizar software útil na gestão de operações (Folhas de Cálculo, MRP, Excel OM);
As competências desenvolvidas nesta unidade são as seguintes:
Capacidade de trabalho em equipa
Capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas nos processos de gestão
Hotas TP +3030Capacidade de abstração, construção de modelos e espírito crítico
Capacidade de expressão oral e escrita
Domínio de pelo menos uma língua estrangeira.
Conteúdos Programáticos
Parte 1 -Introdução à Gestão de Operações
O que é a gestão de operações
Estratégia de operações
Parte 2 - Concepção, análise e melhoria do sistema de operações
Gestão da qualidade e controlo estatístico da qualidade
Concepção do produto/serviço
Concepção do processo e selecção da tecnologia
Parte 3 - Gestão do sistema de Operações
Gestão da cadeia de valor
Métodos de Previsão da Procura
Gestão de stocks com procura independente
Planeamento agregado da produção
Planeamento de recursos: MRP, CRP e ERP
Lean Production
Programação da produção
Teoria das restrições
O que é a gestão de operações
Estratégia de operações
Parte 2 - Concepção, análise e melhoria do sistema de operações
Gestão da qualidade e controlo estatístico da qualidade
Concepção do produto/serviço
Concepção do processo e selecção da tecnologia
Parte 3 - Gestão do sistema de Operações
Gestão da cadeia de valor
Métodos de Previsão da Procura
Gestão de stocks com procura independente
Planeamento agregado da produção
Planeamento de recursos: MRP, CRP e ERP
Lean Production
Programação da produção
Teoria das restrições
Métodos de Ensino
As sessões de ensino são teórico-práticas, combinando os conceitos com a sua aplicação a casos concretos. As sessões incluem a resolução de exercícios práticos e estudo de casos, participando os alunos ativamente na sua resolução ou discussão. Para além das sessões, os alunos são incentivados a resolverem sozinhos exercícios práticos, de forma a desenvolver o espírito de autonomia.
Os alunos realizam um trabalho práticos em grupo. Neste trabalho os alunos assumem o papel de uma empresa de consultoria que tem a missão de ajudar a resolver um determinado problema de gestão de operações, usando software apropriado e elaborando um relatório que inclui a análise do problema e as recomendações.
Os alunos realizam um trabalho práticos em grupo. Neste trabalho os alunos assumem o papel de uma empresa de consultoria que tem a missão de ajudar a resolver um determinado problema de gestão de operações, usando software apropriado e elaborando um relatório que inclui a análise do problema e as recomendações.
Avaliação
Na avaliação mista (contínua) a nota final dá um peso de 20% ao trabalho, 30% à nota da 1ª frequência e 50% à nota da 2ª frequência. No regime de exame, a prova escrita tem um peso de 80% e o trabalho de grupo um peso de 20%.
Nos exames de recurso, de época especial e de época extraordinária, a prova escrita tem um peso de 100%
Em cada uma das provas, incluindo o trabalho prático, a nota mínima é 7 valores.
Nos exames de recurso, de época especial e de época extraordinária, a prova escrita tem um peso de 100%
Em cada uma das provas, incluindo o trabalho prático, a nota mínima é 7 valores.
Bibliografia
Russell and Taylor, 2011, Operations Management, Creating value along the supply chain, John Wiley & Sons, 7th edition.
Greasley, Andrew, 2013, Operations Management, John Wiley and Sons, 3rd edition.
Heizer, J. and B. Render, 2016, Operations Management, Pearson Education, 12th edition
Chase, R.B., Jacobs,F.R. e Aquilano, N.J. (2006) Operations Management for Competitive Advantage. New York: McGraw-Hill, 11ª edição
Greasley, Andrew, 2013, Operations Management, John Wiley and Sons, 3rd edition.
Heizer, J. and B. Render, 2016, Operations Management, Pearson Education, 12th edition
Chase, R.B., Jacobs,F.R. e Aquilano, N.J. (2006) Operations Management for Competitive Advantage. New York: McGraw-Hill, 11ª edição
Equipa Docente (2024/2025 )
- Luís Alberto Godinho Coelho
- Rui Manuel de Sousa Fragoso [responsável]