2024
Análise de Decisão e Negociação
Nome: Análise de Decisão e Negociação
Cód.: GES00010L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Esta UC treina os estudantes para saberem analisar problemas de decisão em vários contextos. Os tópicos cobertos são Análise de Decisão, Teoria de Jogos e Análise de Negociação.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Os resultados esperados de aprendizagem são os seguintes:
Compreender os vários elementos dos problemas de decisão defrontados;
Aprender a analisar problemas envolvendo acontecimentos incertos, problemas de decisão dinâmica e problemas de decisão com vários objectivos;
Ser capaz de auxiliar outros na tomada de decisão e conseguir justificar as acções recomendadas;
Aprender a analisar situações em que existe interdependência estratégica;
Saber analisar situações de negociação e usar essa análise para melhorar os resultados obtidos no processo de negociação.
As competências desenvolvidas nesta UC são as seguintes:
Capacidade de trabalho em equipa
Capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas nos processos de gestão
Capacidade de abstracção, construção de modelos e espírito crítico
Capacidade de expressão oral e escrita e aptidão na transmissão e recepção de ideias e informação
Capacidade de implementação e utilização das tecnologias de informação e de co
Compreender os vários elementos dos problemas de decisão defrontados;
Aprender a analisar problemas envolvendo acontecimentos incertos, problemas de decisão dinâmica e problemas de decisão com vários objectivos;
Ser capaz de auxiliar outros na tomada de decisão e conseguir justificar as acções recomendadas;
Aprender a analisar situações em que existe interdependência estratégica;
Saber analisar situações de negociação e usar essa análise para melhorar os resultados obtidos no processo de negociação.
As competências desenvolvidas nesta UC são as seguintes:
Capacidade de trabalho em equipa
Capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas nos processos de gestão
Capacidade de abstracção, construção de modelos e espírito crítico
Capacidade de expressão oral e escrita e aptidão na transmissão e recepção de ideias e informação
Capacidade de implementação e utilização das tecnologias de informação e de co
Conteúdos Programáticos
1. Introdução
1.1 As diferentes abordagens à tomada de decisão
1.2 Ciências de decisão
2. Decisão individual em contexto de incerteza
2.1 Elementos do problema de decisão
2.2 Representação do problema de decisão
2.3 Critérios de escolha sem utilização de probabilidades
2.4 Critério da maximização do valor monetário esperado
2.5 Teoria da utilidade esperada
2.6 Métodos para extrair a função de utilidade do decisor
2.7 Análise de decisões sequenciais
2.8 Aspetos comportamentais na tomada de decisão
2.9 Software para análise de decisão com incerteza (Precision Tree)
3. Decisão individual com vários objetivos
3.1 Objetivos e atributos
3.2 Alternativas eficientes e tradeoffs entre objetivos
3.3 Função de utilidade e alternativa ótima
3.4 Software para decisões multi-objetivo
4. Decisões na presença de interdependência estratégica
4.1 Formalização de jogos na forma estratégica e na forma extensiva
4.2 Jogos estáticos com informação completa
4.3 Jogos dinâmicos com informação completa
1.1 As diferentes abordagens à tomada de decisão
1.2 Ciências de decisão
2. Decisão individual em contexto de incerteza
2.1 Elementos do problema de decisão
2.2 Representação do problema de decisão
2.3 Critérios de escolha sem utilização de probabilidades
2.4 Critério da maximização do valor monetário esperado
2.5 Teoria da utilidade esperada
2.6 Métodos para extrair a função de utilidade do decisor
2.7 Análise de decisões sequenciais
2.8 Aspetos comportamentais na tomada de decisão
2.9 Software para análise de decisão com incerteza (Precision Tree)
3. Decisão individual com vários objetivos
3.1 Objetivos e atributos
3.2 Alternativas eficientes e tradeoffs entre objetivos
3.3 Função de utilidade e alternativa ótima
3.4 Software para decisões multi-objetivo
4. Decisões na presença de interdependência estratégica
4.1 Formalização de jogos na forma estratégica e na forma extensiva
4.2 Jogos estáticos com informação completa
4.3 Jogos dinâmicos com informação completa
Métodos de Ensino
As sessões de ensino são teórico-práticas, combinando os conceitos com a sua aplicação a casos concretos. As secções mais expositivas são apoiadas em apresentações PowerPoint. As sessões incluem a resolução de exercícios práticos e estudo de casos, participando os alunos ativamente na sua resolução ou discussão. Para além das sessões, os alunos são incentivados a resolverem exercícios práticos em casa sozinhos, desenvolvendo o espírito de autonomia. No Moodle, são disponibilizados testes para os alunos se autoavaliarem e, assim, identificarem o que ainda precisam de melhorar.
Os alunos realizam um trabalho prático em grupo onde assumem o papel duma empresa de consultoria que tem a missão de ajudar a resolver um determinado problema de decisão, tendo de elaborar um relatório que inclui a análise do problema e as recomendações. Neste trabalho prático os alunos devem utilizar o Precision Tree para representar a árvore de decisão, identificar a estratégia óptima e fazer análise de risco.
Os alunos realizam um trabalho prático em grupo onde assumem o papel duma empresa de consultoria que tem a missão de ajudar a resolver um determinado problema de decisão, tendo de elaborar um relatório que inclui a análise do problema e as recomendações. Neste trabalho prático os alunos devem utilizar o Precision Tree para representar a árvore de decisão, identificar a estratégia óptima e fazer análise de risco.
Avaliação
Existem dois regimes de avaliação: exame e avaliação contínua. Na avaliação contínua a nota final dá um peso de 5% à participação nas aulas, 25% ao trabalho prático em grupo, 30% à nota do teste intermédio e 40% à nota do exame final. A nota do trabalho prático incluí uma componente de avaliação por pares. Em cada uma das provas de avaliação a nota mínima é de 7 valores. No regime de avaliação final, a nota dá um peso de 20% ao trabalho e de 80% ao exame final. O exame final cobre toda a matéria.
Bibliografia
Clemen, R.T.,Reilly, T. (2013). Making Hard Decisions with DecisionTools. 3rd edition, Cengage Learning.
Goodwin, P., Wright, G. (2014). Decision Analysis for Management Judgment. 5th edition, John Wiley & Sons.
Harrington, J. (2014). Games, Strategies and Decision Making, 2nd edition, Worth Publishers.
Dixit, A., Skeath, S., McAdams, D. (2020). Games of Strategy, 5th edition, W.W.Norton & Company.
Raiffa, H., J. Richardson, Metcalfe, D. (2007). Negotiation Analysis: The Science and Art of Collaborative
Goodwin, P., Wright, G. (2014). Decision Analysis for Management Judgment. 5th edition, John Wiley & Sons.
Harrington, J. (2014). Games, Strategies and Decision Making, 2nd edition, Worth Publishers.
Dixit, A., Skeath, S., McAdams, D. (2020). Games of Strategy, 5th edition, W.W.Norton & Company.
Raiffa, H., J. Richardson, Metcalfe, D. (2007). Negotiation Analysis: The Science and Art of Collaborative