2025
Design de Publicidade
Nome: Design de Publicidade
Cód.: VIS14217L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Design
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
NA
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objectivos Gerais: As aulas têm por objectivo fornecer referências teóricas e práticas no âmbito do design
de comunicação com incidência no Design de Publicidade, nomeadamente na construção de uma
Campanha de Publicidade, para promover e divulgar um produto ou serviço e explorar estímulos empíricos
no âmbito da percepção visual. Pretende-se também desenvolver as capacidades de análise e de sentido
crítico, o domínio da concepção do Projecto baseado em critérios funcionais e estéticos, assim como
investigar e desenvolver as várias fases metodológicas do Projecto.
Objectivos Específicos: Dinamizar a criação de conceitos visuais. Estimular o discurso visual e a sua aplicação criativa.
O aluno terá que ficar dotado de capacidades que lhe permitam dar uma resposta profissional a um nível intermédio no âmbito de projecto de Design de Comunicação em que o principal vector de desenvolvimento do projecto se situa no Design de Publicidade para aplicação numa Campanha Publicitária.
de comunicação com incidência no Design de Publicidade, nomeadamente na construção de uma
Campanha de Publicidade, para promover e divulgar um produto ou serviço e explorar estímulos empíricos
no âmbito da percepção visual. Pretende-se também desenvolver as capacidades de análise e de sentido
crítico, o domínio da concepção do Projecto baseado em critérios funcionais e estéticos, assim como
investigar e desenvolver as várias fases metodológicas do Projecto.
Objectivos Específicos: Dinamizar a criação de conceitos visuais. Estimular o discurso visual e a sua aplicação criativa.
O aluno terá que ficar dotado de capacidades que lhe permitam dar uma resposta profissional a um nível intermédio no âmbito de projecto de Design de Comunicação em que o principal vector de desenvolvimento do projecto se situa no Design de Publicidade para aplicação numa Campanha Publicitária.
Conteúdos Programáticos
1. A Origem das Marcas e a Publicidade
1.1. A história das grandes marcas na publicidade
1.2. Branding/Identidade
1.3. Meios de Publicidade
1.4. Case Studies: Coca-Cola; Apple; Nespresso; Adidas
2. Publicidade Tradicional e os Media
2.1. Suportes Impressos: Outdoor; Mupi; Cartaz; Folheto; Press-kit; Grafitti.
2.2. Meios Audiovisuais: Anúncios de Televisão; Spots de Rádio
3. Novas Tecnologias/Novos Suportes Publicitários
3.1. Publicidade On-line
3.2. Aplicações web
3.3. Design interativo
4. Fases do Projeto de uma Campanha Publicitária
4.1. Briefing
4.2. Pesquisa e Análise de Mercado
4.3. Definição e Desenvolvimento do Conceito
4.4. Valores e Comunicação Gráfica
4.5. Planeamento
4.6. Layout
4.7. Artes Finais e Protótipos
1.1. A história das grandes marcas na publicidade
1.2. Branding/Identidade
1.3. Meios de Publicidade
1.4. Case Studies: Coca-Cola; Apple; Nespresso; Adidas
2. Publicidade Tradicional e os Media
2.1. Suportes Impressos: Outdoor; Mupi; Cartaz; Folheto; Press-kit; Grafitti.
2.2. Meios Audiovisuais: Anúncios de Televisão; Spots de Rádio
3. Novas Tecnologias/Novos Suportes Publicitários
3.1. Publicidade On-line
3.2. Aplicações web
3.3. Design interativo
4. Fases do Projeto de uma Campanha Publicitária
4.1. Briefing
4.2. Pesquisa e Análise de Mercado
4.3. Definição e Desenvolvimento do Conceito
4.4. Valores e Comunicação Gráfica
4.5. Planeamento
4.6. Layout
4.7. Artes Finais e Protótipos
Métodos de Ensino
A metodologia baseia-se numa série de aulas estruturadas podendo recorrer a projectos do departamento, concursos, projectos comerciais, projectos de investigação, conferências, seminários e workshops. No centro do programa está uma estrutura de tutoriais personalizados e grupos de discussão.
A avaliação contínua será realizada com base na assiduidade, com grande incidência na participação das actividades realizadas na aula, quer individuais quer em grupo, no desenvolvimento e resolução dos projectos, no cumprimento dos prazos e na evolução dos conhecimentos e prática do aluno enquanto potencial profissional da área.
A avaliação final é um momento de apreciação geral sobre o percurso realizado pelo aluno ao longo do semestre, baseado na sua capacidade de resposta ao projecto, assim como na sua execução, qualidade da apresentação e oralidade.
Assiduidade 10 %
Avaliação Intermédia 50%
Avaliação Final 40%
A avaliação contínua será realizada com base na assiduidade, com grande incidência na participação das actividades realizadas na aula, quer individuais quer em grupo, no desenvolvimento e resolução dos projectos, no cumprimento dos prazos e na evolução dos conhecimentos e prática do aluno enquanto potencial profissional da área.
A avaliação final é um momento de apreciação geral sobre o percurso realizado pelo aluno ao longo do semestre, baseado na sua capacidade de resposta ao projecto, assim como na sua execução, qualidade da apresentação e oralidade.
Assiduidade 10 %
Avaliação Intermédia 50%
Avaliação Final 40%
Bibliografia
ALTSTIEL, Tom; GROW, Jean M. (2012). Advertising Creative: Strategy, Copy, and Design.
Publisher: SAGE Publications
BARRY, Pete (2016). The Advertising Concept Book: Think Now, Design Later. Publisher: Thames & Hudson
BERGSTRÖM, Bo (2008). Essentials of Visual Communication. London: Laurence King Publishing. BURTENSHAW, Ken, MAHON, Nik, BARFOOT, Caroline (2006) The Fundamentals of Creative Advertising. Switzerland: AVA Publishing.
COSTA, Joan (2005). La imagem de marca; Un fenómeno social. Barcelona: Paidós.
DUNNE, Anthony ; RABY, Fiona (2013). Speculative Everything: Design, Fiction, and Social
London: Laurence King Publishing.
LUCAS, Gavin, DORRIAN, Michael (2006). Guerrilla Advertising: Unconventional Brand Comunications. London: Laurence King Publishing.
MAHON, Nik (2010). Basics Advertising: Art Direction. Switzerland: AVA Publishing. OGILVY, David ; PARKER, Sir Alan (2012). Confessions of an Advertising Man. Publisher: Southbank Publishing
Publisher: SAGE Publications
BARRY, Pete (2016). The Advertising Concept Book: Think Now, Design Later. Publisher: Thames & Hudson
BERGSTRÖM, Bo (2008). Essentials of Visual Communication. London: Laurence King Publishing. BURTENSHAW, Ken, MAHON, Nik, BARFOOT, Caroline (2006) The Fundamentals of Creative Advertising. Switzerland: AVA Publishing.
COSTA, Joan (2005). La imagem de marca; Un fenómeno social. Barcelona: Paidós.
DUNNE, Anthony ; RABY, Fiona (2013). Speculative Everything: Design, Fiction, and Social
London: Laurence King Publishing.
LUCAS, Gavin, DORRIAN, Michael (2006). Guerrilla Advertising: Unconventional Brand Comunications. London: Laurence King Publishing.
MAHON, Nik (2010). Basics Advertising: Art Direction. Switzerland: AVA Publishing. OGILVY, David ; PARKER, Sir Alan (2012). Confessions of an Advertising Man. Publisher: Southbank Publishing
Equipa Docente (2024/2025 )
- João Carlos de Bettencourt Bacelar [responsável]