2024

Design de Publicidade

Nome: Design de Publicidade
Cód.: VIS14217L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

NA

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objectivos Gerais: As aulas têm por objectivo fornecer referências teóricas e práticas no âmbito do design
de comunicação com incidência no Design de Publicidade, nomeadamente na construção de uma
Campanha de Publicidade, para promover e divulgar um produto ou serviço e explorar estímulos empíricos
no âmbito da percepção visual. Pretende-se também desenvolver as capacidades de análise e de sentido
crítico, o domínio da concepção do Projecto baseado em critérios funcionais e estéticos, assim como
investigar e desenvolver as várias fases metodológicas do Projecto.
Objectivos Específicos: Dinamizar a criação de conceitos visuais. Estimular o discurso visual e a sua aplicação criativa.
O aluno terá que ficar dotado de capacidades que lhe permitam dar uma resposta profissional a um nível intermédio no âmbito de projecto de Design de Comunicação em que o principal vector de desenvolvimento do projecto se situa no Design de Publicidade para aplicação numa Campanha Publicitária.

Conteúdos Programáticos

1. A Origem das Marcas e a Publicidade
1.1. A história das grandes marcas na publicidade
1.2. Branding/Identidade
1.3. Meios de Publicidade
1.4. Case Studies: Coca-Cola; Apple; Nespresso; Adidas

2. Publicidade “Tradicional” e os Media
2.1. Suportes Impressos: Outdoor; Mupi; Cartaz; Folheto; Press-kit; Grafitti.
2.2. Meios Audiovisuais: Anúncios de Televisão; Spots de Rádio

3. Novas Tecnologias/Novos Suportes Publicitários
3.1. Publicidade On-line
3.2. Aplicações web
3.3. Design interativo

4. Fases do Projeto de uma Campanha Publicitária
4.1. Briefing
4.2. Pesquisa e Análise de Mercado
4.3. Definição e Desenvolvimento do Conceito
4.4. Valores e Comunicação Gráfica
4.5. Planeamento
4.6. Layout
4.7. Artes Finais e Protótipos

Métodos de Ensino

A metodologia baseia-se numa série de aulas estruturadas podendo recorrer a projectos do departamento, concursos, projectos comerciais, projectos de investigação, conferências, seminários e workshops. No centro do programa está uma estrutura de tutoriais personalizados e grupos de discussão.
A avaliação contínua será realizada com base na assiduidade, com grande incidência na participação das actividades realizadas na aula, quer individuais quer em grupo, no desenvolvimento e resolução dos projectos, no cumprimento dos prazos e na evolução dos conhecimentos e prática do aluno enquanto potencial profissional da área.
A avaliação final é um momento de apreciação geral sobre o percurso realizado pelo aluno ao longo do semestre, baseado na sua capacidade de resposta ao projecto, assim como na sua execução, qualidade da apresentação e oralidade.
Assiduidade – 10 %
Avaliação Intermédia – 50%
Avaliação Final – 40%

Bibliografia

ALTSTIEL, Tom; GROW, Jean M. (2012). Advertising Creative: Strategy, Copy, and Design.
Publisher: SAGE Publications
BARRY, Pete (2016). The Advertising Concept Book: Think Now, Design Later. Publisher: Thames & Hudson
BERGSTRÖM, Bo (2008). Essentials of Visual Communication. London: Laurence King Publishing. BURTENSHAW, Ken, MAHON, Nik, BARFOOT, Caroline (2006) The Fundamentals of Creative Advertising. Switzerland: AVA Publishing.
COSTA, Joan (2005). La imagem de marca; Un fenómeno social. Barcelona: Paidós.
DUNNE, Anthony ; RABY, Fiona (2013). Speculative Everything: Design, Fiction, and Social
London: Laurence King Publishing.
LUCAS, Gavin, DORRIAN, Michael (2006). Guerrilla Advertising: Unconventional Brand Comunications. London: Laurence King Publishing.
MAHON, Nik (2010). Basics Advertising: Art Direction. Switzerland: AVA Publishing. OGILVY, David ; PARKER, Sir Alan (2012). Confessions of an Advertising Man. Publisher: Southbank Publishing