2025

Design de Embalagens

Nome: Design de Embalagens
Cód.: VIS14216L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

NA

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

As aulas têm como objectivo fornecer referências teórico-práticas no âmbito do Design de Embalagens, pretende-se que o aluno compreenda o contexto e as estratégias do posicionamento das embalagens face ao mercado. Consiga desenvolver e aplicar linguagens visuais para solucionar os problemas do projeto, domine os conceitos de cor, tipografia e design gráfico em concordância com as possibilidades e limitações dos processos de produção de embalagens, tal como, a fabricação, a impressão, a distribuição e comercialização.
Consiga planear e escolher os recursos e processos de produção/impressão disponíveis, para viabilizar o projeto de Design de Embalagem de maneira eficaz e original. Consiga acompanhar o processo de desenvolvimento da embalagem, desde o briefing à apresentação do projeto para sua produção.

Conteúdos Programáticos

1. Históra do Design de Embalagem

2. O que é a Embalagem
2.1. Características; Tipologia e Função

3. A Indústria da Embalagem
3.1. Tecnologias/Materiais
3.2. Fabrico; Transporte; Distribuição e Pontos de Venda
3.3. Diferentes áreas envolvidas: Engenharia, Marketing/Promoção, Publicidade e Design.
3.4. Legislação

4. A Embalagem como ferramenta de Comunicação e Marketing
4.1. Mercado/Consumidor
4.2. Gestão/Estratégia
4.3. Estudo de casos

5. Projeto de Design de Embalagem
5.1. Design Estrutural/3D
5.2. Design Gráfico: Identidade Visual da Marca; Rótulos; Elementos Decorativos; Elementos Técnicos e Informativos

6. Embalagem e o Meio Ambiente
6.1. Ciclo de vida da Embalagem
6.2. Responsabilidade socioambiental

7. Metodologias aplicadas ao Projeto de Design de Embalagem
7.1. Briefing
7.2. Análise de Mercado; Estratégia
7.3. Desenvolvimento do Projeto 3D e Design Gráfico da Embalagem
7.4. Maqueta/Protótipo

Métodos de Ensino

Baseada numa série de aulas estruturadas poderá recorrer-se a projectos do departamento, de
investigação, comerciais, concursos, conferências, seminários, workshops e grupos de discussão. Os
Manuais, elaborados por profissionais, cobrem um vasto leque de áreas de experiência e abordagens
pessoais. Será promovido o equilíbrio entre os novos media digitais e tradicionais. As aulas poderão
recorrer: a filmes documentais; visitas de referência às aulas; visitas de estudo a locais de (re)produção
industrial, ateliers ou agências de comunicação.
A avaliação contínua terá em conta: a assiduidade; participação nas actividades da aula; o correcto
desenvolvimento metodológico; o cumprimento dos prazos; a evolução de conhecimentos e práticas. A
avaliação final é o momento de apreciação geral do percurso do aluno baseado na sua capacidade de
resposta ao brief, particularmente na qualidade de execução, da apresentação e oralidade.
Assiduidade: 20 %;
Avaliação Intermédia: 40%;
Avaliação Final – 40%

Avaliação

Na ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou Avaliação Final.

As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA guiam-se pelo regime de Avaliação Final.

AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente e submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho realizado nas aulas: 40% .

? Classificação Final: soma de a), b) e c).


AVALIAÇÃO FINAL:
a) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Prova sobre os conteúdos da disciplina 60%.

? Classificação Final: soma de a) e b).

Bibliografia

AMBROSE, Gavin. Packaging the Brand: The Relationship Between Packaging Design and Brand Identity.
Publisher: AVA Publishing, 2011.
BEST, Kathryn. Gestão de design: Gerir a estratégia, os processos e a implementação do design. Publisher:
Dom Quixote, 2010.
BOYLSTON, Scott. Designing Sustainable Packaging. Inglaterra: Laurence King Publishing, 2009. DENISON,
Edward. The Big Book of Packaging Prototypes. Inglaterra: Rotovision, 2010.
DENT, H. Andrew; SHERR, Leslie. Material Innovation: Packaging Design. Publisher: Thames & Hudson,
2015.
HERRIOTT, Luke. Packaging y plegado. Ejemplos de ingeniería del papel listos para usar. Barcelona: Editorial
Gustavo Gili, 2008.
IBBOTSON, Tony; CHONG, Peng. Eco Packaging Now. Publisher: Images Publishing Dist Ac, 2016.
KIRKPATRICK, Janice. New Packaging Design. Inglaterra: Laurence King Publishing, 2009. STEWART, Bill.
Packaging. Manual de diseño y producción. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2008.

Equipa Docente (2024/2025 )