2024

Desenho Técnico II

Nome: Desenho Técnico II
Cód.: VIS14214L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

NA

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O contexto da unidade curricular prevê introduzir e criar, através do desenho, capacidades de projectar nos alunos.
Partindo de modelos abstractos procura-se desenvolver a compreensão do aluno no que refere à leitura
do espaço real:
Análise do Espaço.
Apreensão do Espaço.
Espaço Ideado.
Caracterizar um método em projecto e identificar a sua dimensão útil nas artes.
Capacitar, exercitando os alunos no uso dum método. Explora-se e desenvolve-se incidindo
especificamente nos aspectos conceptuais, de execução e representação concretas. Pretende-se que os alunos adquiram um método de trabalho, concretamente:
Sejam capazes de projectar.
Sejam capazes duma autocrítica consistente, condição da qualificação do seu trabalho. Sejam capazes de comunicar, representando adequadamente as suas propostas e intenções. Sejam capazes de concretizar as suas ideias, conformando-as consistentemente.
Sejam disciplinados para operar com o sonhar, pensar e fazer.

Conteúdos Programáticos

Espaço
A estrutura urbana e a sua compreensão.
Organização espacial do edificado.
Valores que caracterizam a qualificação do urbano e do edificado.
Projecto Método.
Problema
Contexto Ficção/Validação Comunicação Construção Usufruição
Análise de Resultados Etapas.
Coordenação geral.
Gestão.
Enquadramento legal básico. Elementos e fases do projecto. Os projectos de especialidades.
Desenho procedimental
Este tipo de desenho é um meio para a acção.
Intermediação da representação física na invenção.
Representação que comporta em si tensão geradora de invenção. Representação e conformação de “coisas” indutoras de experiência estética. Representação virtual e física como conceitos procedimentais:
Discursiva.
Formal:
Escala.
Tamanho Natural.
Expressão:
Bidimensional;
Tridimensional; Digital.

Métodos de Ensino

As aulas assentarão num modelo expositivo e interactivo, promovendo-se a partilha e discussão de conhecimentos teóricos e práticos por recurso a meios audiovisuais e a manuais de apoio técnico.
A avaliação intermédia do desempenho do aluno far-se-á por intermédio da análise de exercícios onde este aplicará os conhecimentos adquiridos.
A avaliação final é feita com base na análise dos resultados finais do trabalho desenvolvido e apresentado pelo aluno.
Assiduidade: 10%
Avaliação Intermédia: 50%
Avaliação Final: 40%

Bibliografia

CARNEIRO, Alberto. Campo Sujeito e Representação no Ensino e na Prática do Desenho/Projecto. FAUP Publicações, Porto 1995
FOCILLON, Henri. A Vida das Formas. Edições 70, Lisboa 1988
MOREIRA, Cristiano. Reflexões sobre o Método. FAUP Publicações, Porto 1994
VIEIRA, Joaquim. O Desenho e o Projecto São o Mesmo? Colecção Seis lições - FAUP Publicações, Porto 1995
PIÑÓN, Helio. Teoria del proyecto. Editions UPC, Barcelona 2006
DURAND, Jean-Pierre. La représentation du projet. Éditions de la Villette, Paris 2003
JONES, J. Christopher. Métodos de Diseño. Gustavo Gili, Barcelona 1976
FRUTIGER, Adrian. Sinais e Símbolos: Desenho, Projeto e Significado. Martins Fontes, São Paulo 1999 MASSIRONI, Manfred. Ver Pelo Desenho: Aspectos Técnicos, Cognitivos, Comunicativos. Edições 70, Lisboa 1983
MUNARI, Bruno. Diseño y Comunicación Visual. Gustavo Gilli, Barcelona 1977