2025
Paginação para a web
Nome: Paginação para a web
Cód.: VIS14199L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Design
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
N.A.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
No final desta unidade curricular, os alunos deverão ter adquirido competências ao nível introdutório que lhes permitam identificar as possíveis estratégias de comunicação via web, identificar os elementos constituintes de um website.
Conteúdos Programáticos
Benchmarks e Estudos de Caso Infra-estrutura de web
Objectivos e Público-Alvo
Serviços Web
Arquitectura: Responsividade e Acessibilidade Esboços
Cor
Texto
Grelha
Conteúdos - Texto e Imagem
Interactividade
Marketing - Newsletters
Domínios e alojamento
E-Commerce
SEO
Tecnologias de Web: HTML5, CSS, Javascript
Objectivos e Público-Alvo
Serviços Web
Arquitectura: Responsividade e Acessibilidade Esboços
Cor
Texto
Grelha
Conteúdos - Texto e Imagem
Interactividade
Marketing - Newsletters
Domínios e alojamento
E-Commerce
SEO
Tecnologias de Web: HTML5, CSS, Javascript
Métodos de Ensino
A estruturação está adequada de forma a permitir que o aluno comunique as suas intenções, necessidades e dúvidas usando o vocabulário adequado, de forma a atingir os seus objetivos (propostos e auto-propostos).
Cada sessão da unidade letiva seguirá a seguinte estruturação:
Método expositivo onde os alunos tomam contacto com a componente e explicações teóricas da matéria, incluindo também a análise de estudos de caso.
Método demonstrativo, momento em que o docente exemplifica na prática a matéria exposta.
Método interrogativo, momento em que os alunos têm oportunidade de colocar questões.
Método ativo: com regularidade, o aluno é convidado a aplicar na prática a matéria que foi lecionada.
A avaliação desta unidade curricular segue a proposta de avaliação aprovada em Assembleia de Departamento para as UC's teórico-práticas.
2 momentos de avaliação: aulas (60% ) e avaliação final (40% )
A ponderação do momento de avaliação em aula é distribuída da seguinte forma: avaliação escrita (25%)
Cada sessão da unidade letiva seguirá a seguinte estruturação:
Método expositivo onde os alunos tomam contacto com a componente e explicações teóricas da matéria, incluindo também a análise de estudos de caso.
Método demonstrativo, momento em que o docente exemplifica na prática a matéria exposta.
Método interrogativo, momento em que os alunos têm oportunidade de colocar questões.
Método ativo: com regularidade, o aluno é convidado a aplicar na prática a matéria que foi lecionada.
A avaliação desta unidade curricular segue a proposta de avaliação aprovada em Assembleia de Departamento para as UC's teórico-práticas.
2 momentos de avaliação: aulas (60% ) e avaliação final (40% )
A ponderação do momento de avaliação em aula é distribuída da seguinte forma: avaliação escrita (25%)
Bibliografia
Duckett, J. (2011). HTML & CSS - design and build websites. Indianapolis, IN: Wiley.
Duckett, J. (2014). Javascript & JQuery Front-End Web Development. Indianapolis, IN: Wiley.
Duckett, J. (2014). Javascript & JQuery Front-End Web Development. Indianapolis, IN: Wiley.
Equipa Docente (2024/2025 )
- André Alexandre Nunes Coelho Ramalho [responsável]