2024

Introdução à Tipografia

Nome: Introdução à Tipografia
Cód.: VIS14196L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

N.A.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos adquiram conceitos e vocabulário tipográfico; que evidenciem a necessidade do conhecimento profundo das leis de valores óticos associados à tipografia; que consigam interpretar e elaborar composições tipográficas como elemento de comunicação editorial; que adquiram conhecimentos sobre a história e a anatomia tipográfica.

Conteúdos Programáticos

1. Contextualização Histórica da Tipografia
- De Gutenberg a Joan Trochut.
2. Tipometria & Classificação dos caracteres
3. Anatomia Editorial
- Anatomia da letra, parágrafo, página;
- Corpo, Entrelinha, Espacejamento, Kerning/Tracking, Fonte/tipo de letra;
- Desenho da letra.
4. O Projeto Tipográfico
- Exploração de capacidades expressivas dos caracteres móveis e digitais;
- Interpretação da linguagem tipográfica na página e no Cartaz.

Métodos de Ensino

São privilegiados os métodos que reforcem o envolvimento, interesse, análise e crítica através da exposição participada, acompanhamento individual de trabalhos, exploração/simulação de casos, resolução de problemas, exercícios de estimulação e visionamento de material iconográfico.

AVALIAÇÃO
Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um dos dois regimes: Avaliação Contínua ou Final.

1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
Componentes de avaliação:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40%;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%.

2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos lecionados: 60%.

Bibliografia

BRINGHURST, R. (2005). Elementos do Estilo Tipográfico. Cosac Naify.
COSTA, J.; RAPOSO, D. (2010). A rebelião dos signos, A alma da letra. Lisboa: Dinalivro.
ELAM, K. (2006). Sistemas reticulares: princípios para organizar la tipografía. Barcelona: Ed. Gustavo Gili.
HUSTWIT, G. (2007). Helvetica. New York: Plexifilm, 2007. DVD
KUNZ, W. (2004). Tipografia: Macro y Microestética. Barcelona: Ed. Gustavo Gili.
LUPTON, E. (2006). Pensar com Tipos, Guia para designers, escritores, editores e estudantes. Barcelona: Ed. Gustavo Gili.