2025
Laboratório de Design Industrial II
Nome: Laboratório de Design Industrial II
Cód.: VIS12871L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Design
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Estimular capacidades de investigação, concepção e desenvolvimento face às condicionantes de projecto e prototipagem;
Métodos e capacidades criativas conducentes à inovação;
Distinguir processos e técnicas de produção, protótipos e fabrico face a diferentes tecnologias e materiais Faculdades projectuais individuais em equipa na simulação de casos de diversos níveis de complexidade Proporcionar um ambiente pedagógico propício à experimentação e à partilha de informação, familiarizar- se com os instrumentos mecânicos, industriais, informáticos;
Competências de pesquisa e sistematização da informação
Entender os ciclos de vida dos produtos e as ferramentas de gestão subjacentes ao desenvolvimento de novos produtos.
Desenvolver capacidades técnicas nos processos do projecto e do desenvolvimento de protótipos ou modelos
Desenvolver capacidades técnicas de projecto, nomeadamente, no processo de preparação de ficheiros para processos de prototipagem
Métodos e capacidades criativas conducentes à inovação;
Distinguir processos e técnicas de produção, protótipos e fabrico face a diferentes tecnologias e materiais Faculdades projectuais individuais em equipa na simulação de casos de diversos níveis de complexidade Proporcionar um ambiente pedagógico propício à experimentação e à partilha de informação, familiarizar- se com os instrumentos mecânicos, industriais, informáticos;
Competências de pesquisa e sistematização da informação
Entender os ciclos de vida dos produtos e as ferramentas de gestão subjacentes ao desenvolvimento de novos produtos.
Desenvolver capacidades técnicas nos processos do projecto e do desenvolvimento de protótipos ou modelos
Desenvolver capacidades técnicas de projecto, nomeadamente, no processo de preparação de ficheiros para processos de prototipagem
Conteúdos Programáticos
Aplicação, a um nível avançado, de um trajecto teórico ou prático centrado na percepção e compreensão do processo de desenvolvimento de projecto em design industrial, nomeadamente nas vertentes relacionadas com o desenvolvimento de protótipos e modelos;
Desenvolvimento avançado das técnicas de prototipagem e de modelação física;
Aplicação adequada das técnicas leccionadas às necessidades do trabalho a desenvolver e sua contextualização ao nível da intervenção na gestão de projectos em ambientes multidisciplinares; Aplicação dos conhecimentos adquiridos ao desenvolvimento de um trabalho que explore processos de prototipagem
Exploração concertada das actividades e dos equipamentos disponíveis na Universidade de Évora quer como observadores, quer numa vertente mais prática de experimentação de resultados.
Desenvolvimento avançado das técnicas de prototipagem e de modelação física;
Aplicação adequada das técnicas leccionadas às necessidades do trabalho a desenvolver e sua contextualização ao nível da intervenção na gestão de projectos em ambientes multidisciplinares; Aplicação dos conhecimentos adquiridos ao desenvolvimento de um trabalho que explore processos de prototipagem
Exploração concertada das actividades e dos equipamentos disponíveis na Universidade de Évora quer como observadores, quer numa vertente mais prática de experimentação de resultados.
Métodos de Ensino
Exposição participada, debate;
Acompanhamento tutorial individual ou em grupo;
Resolução de problemas pré-definidos, de complexidade progressiva; Desenvolvimento de trabalhos teóricos ou práticos;
Contacto directo com diferentes tipos de modelos;
Apoio ao desenvolvimento de projectos dos alunos noutras disciplinas; Desenvolvimento de exercícios tutoriais específicos;
Desenvolvimento de exercícios tutoriais específicos com carácter de avaliação; Testes ou exercícios de avaliação.
Assiduidade: 5%
Avaliação Intermédia: 40%
Avaliação Final: 55%
Acompanhamento tutorial individual ou em grupo;
Resolução de problemas pré-definidos, de complexidade progressiva; Desenvolvimento de trabalhos teóricos ou práticos;
Contacto directo com diferentes tipos de modelos;
Apoio ao desenvolvimento de projectos dos alunos noutras disciplinas; Desenvolvimento de exercícios tutoriais específicos;
Desenvolvimento de exercícios tutoriais específicos com carácter de avaliação; Testes ou exercícios de avaliação.
Assiduidade: 5%
Avaliação Intermédia: 40%
Avaliação Final: 55%
Bibliografia
Alves, Fernando Jorge Lino, (et. Al.), Protoclick protipagem rápida, Protoclick, 1a edição, Porto (2001) From Bakelite to Composit Design in New Materials, Stichting Kunsboek, 1st edition, Belgium (2003) Colin, C. (2010). Question(s) design (1 ed.). Paris: Flammarion.
CPD, & Design, C. P. d. (Eds.). (2005). Do projecto ao objecto - Manual de boas práticas de mobiliário urbano em centros históricos (CPD ed.). Lisboa: CPD - Centro Português de Design.
Stattmann, N. (2003). Ultra Light - Super Strong, A new generation of design materials. Basel, Boston, Berlin: Birkäuser
Manzini, E. (1992). Artefactos, Hacia una nueva ecologia del ambiente artificial (C. O. y. P. Cattermole, Trans. 2a ed.). Madrid: Celeste Ediciones y Experimenta Ediciones de Diseño.
Manzini, E. (1993). A Matéria da Invenção (P. A. Dias, Trans.). Lisboa: Centro Português de Design. Tschimmel, K. (2011). Processos Criativos. A emergência de ideias na prespetiva sistémica da criatividade. Porto: ESAD
CPD, & Design, C. P. d. (Eds.). (2005). Do projecto ao objecto - Manual de boas práticas de mobiliário urbano em centros históricos (CPD ed.). Lisboa: CPD - Centro Português de Design.
Stattmann, N. (2003). Ultra Light - Super Strong, A new generation of design materials. Basel, Boston, Berlin: Birkäuser
Manzini, E. (1992). Artefactos, Hacia una nueva ecologia del ambiente artificial (C. O. y. P. Cattermole, Trans. 2a ed.). Madrid: Celeste Ediciones y Experimenta Ediciones de Diseño.
Manzini, E. (1993). A Matéria da Invenção (P. A. Dias, Trans.). Lisboa: Centro Português de Design. Tschimmel, K. (2011). Processos Criativos. A emergência de ideias na prespetiva sistémica da criatividade. Porto: ESAD
Equipa Docente (2024/2025 )
- Rui Gonçalo Feitor Pinto Sampaio de Faria [responsável]