2024

Design e Natureza

Nome: Design e Natureza
Cód.: VIS12866L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Dotar o aluno de conhecimentos na área das eco e bio metodologias de projeto, por recurso à aprendizagem de conceitos e métodos de projeto de design que propiciem o reconhecimento do estudo da natureza como motor para soluções de Design inovadoras.
Competências a adquirir pelo estudantes:
- Conhecer e compreender modelos de inovação em que a natureza é mater de inspiração para a solução de design;
- Conhecer e compreender modelos de projeto em que a natureza é entidade a preservar pelo design;
- Desenvolver a aptidão do estudante para aplicar soluções eco-bio inovadoras ao projeto de design;
- Promover a capacidade do estudante de se manter informado sobre a evolução de eco-bio inovações aplicadas ao design.

Conteúdos Programáticos

1. Delimitação dos princípios inerentes à noção Design e Natureza.
2. Conceitos e métodos de Design Biónico.
3. Conceitos e métodos de Biodesign.
4. Conceitos e métodos de Design Simbiótico.
5. Conceitos e métodos de Design Ecológico.
6. Design e Natureza: Novos paradigmas de evolução.
7. Apresentação e análise de Casos de Estudo.

Métodos de Ensino

As aulas assentarão na exposição e análise crítica de conteúdos teórico-práticos por recurso a: literatura e suportes físicos e audiovisuais; exploração de métodos colaborativos de trabalho; promoção do debate sobre temas transversais ao processo de aprendizagem.
A avaliação do desempenho do aluno far-se-á através da análise da sua assiduidade e participação nas aulas, assim como através da aplicação do conhecimento adquirido a um trabalho teórico-prático.

Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um dos dois regimes: Avaliação Contínua ou Final.


1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA

Componentes de avaliação:

Participação nas aulas: 20%;
Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%.


2. REGIME DE AVALIAÇÃO

Bibliografia

BENYUS, Janine M. (2002), Biomimicry. Innovation Inspired by Nature , New York: Harper Perennial.
BROWN, Tim (2019). The Circular Design Guide. https://www.circulardesignguide.com
FUAD-LUKE, Alistair (2002), The Eco-Design Handbook, Londres: Ed. Thames and Hudson.
PAPANEK, Victor (2007), Arquitectura e Design. Ecologia e Ética, Lisboa: Edições 70.
PARRA, Paulo (2008), Design Simbiótico. Cultura Projectual, Sistemas Biológicos e Sistemas Tecnológicos, Lisboa: FBAUL. http://repositorio.ul.pt/handle/10451/2407
SECCA RUIVO, I. (2008), “Design para o futuro. O indivíduo entre o artifício e a natureza”, Ph.D. thesis, Aveiro:Universidade de Aveiro. http://biblioteca.sinbad.ua.pt/teses/2009001050.
Complementarmente à bibliografia principal recomendada, a atualização sobre inovação nas áreas estudadas far-se-á por recurso à consulta a artigos a páginas da especialidade publicadas na internet.

Equipa Docente (2023/2024 )