2025
Desenho de Design II
Nome: Desenho de Design II
Cód.: VIS12849L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Design
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Estimular o desenvolvimento de técnicas de representação pelo desenho e ilustração no desenvolvimento de
exercícios ou projectos de design;
Desenvolver as capacidades técnicas na representação gráfica;
Aprofundar a capacidade de comunicação pelo desenho;
Aprofundar o desenvolvimento de desenhos de uma forma organizada como um todo;
exercícios ou projectos de design;
Desenvolver as capacidades técnicas na representação gráfica;
Aprofundar a capacidade de comunicação pelo desenho;
Aprofundar o desenvolvimento de desenhos de uma forma organizada como um todo;
Conteúdos Programáticos
1. Desenvolvimento da prática do desenho como ferramenta fundamental na representação de ideias em projectos de design;
2. Exploração avançada de diversas formas de sketching em diversos níveis de complexidade;
3. Exploração avançada de técnicas de desenho e ilustração adequadas à comunicação de ideias e ao desenvolvimento de projectos de design;
4. Apresentação de seminários e exemplos de técnicas de ilustração e desenho em processos de design; 5. Estimulo à experimentação prática em aula com apoio tutorial;
6. Apoio ao desenvolvimento de projectos de outras disciplinas, nomeadamente os exercícios das unidades curriculares nucleares do curso de design.
2. Exploração avançada de diversas formas de sketching em diversos níveis de complexidade;
3. Exploração avançada de técnicas de desenho e ilustração adequadas à comunicação de ideias e ao desenvolvimento de projectos de design;
4. Apresentação de seminários e exemplos de técnicas de ilustração e desenho em processos de design; 5. Estimulo à experimentação prática em aula com apoio tutorial;
6. Apoio ao desenvolvimento de projectos de outras disciplinas, nomeadamente os exercícios das unidades curriculares nucleares do curso de design.
Métodos de Ensino
Experimentação em aula;
Acompanhamento tutorial individual ou em grupo;
Resolução de problemas pré-definidos, de complexidade progressiva; Desenvolvimento de trabalhos práticos;
Mostrar e comentar trabalhos e referências aos discentes;
Apoio ao desenvolvimento de projectos dos alunos noutras disciplinas; Desenvolvimento de exercícios tutoriais específicos;
Desenvolvimento de exercícios tutoriais específicos com carácter de avaliação; Exercícios de avaliação.
Assiduidade: 10%
Avaliação Intermédia: 50%
Avaliação Final: 40%
Acompanhamento tutorial individual ou em grupo;
Resolução de problemas pré-definidos, de complexidade progressiva; Desenvolvimento de trabalhos práticos;
Mostrar e comentar trabalhos e referências aos discentes;
Apoio ao desenvolvimento de projectos dos alunos noutras disciplinas; Desenvolvimento de exercícios tutoriais específicos;
Desenvolvimento de exercícios tutoriais específicos com carácter de avaliação; Exercícios de avaliação.
Assiduidade: 10%
Avaliação Intermédia: 50%
Avaliação Final: 40%
Bibliografia
ROBERTSON, Scott e Bertling, Thomas (2013), How to Draw: drawing and sketching objects and environments from your imagination, Design Studio Press.
ROBERTSON, Scott e Bertling, Thomas (2014), How to Render: the fundamentals of light, shadow and reflectivity, Design Studio Press.
CABAU, Philip (2011), Design pelo Desenho Exercícicos , jogos, problemas e simulações., FCA Design, Lisboa.
Netgrafia principal:
https://www.youtube.com/user/FZDSCHOOL
https://www.youtube.com/user/scottrobertsondesign https://www.youtube.com/channel/UCCkxJfpXfIN3ofkrj57OuCw
ROBERTSON, Scott e Bertling, Thomas (2014), How to Render: the fundamentals of light, shadow and reflectivity, Design Studio Press.
CABAU, Philip (2011), Design pelo Desenho Exercícicos , jogos, problemas e simulações., FCA Design, Lisboa.
Netgrafia principal:
https://www.youtube.com/user/FZDSCHOOL
https://www.youtube.com/user/scottrobertsondesign https://www.youtube.com/channel/UCCkxJfpXfIN3ofkrj57OuCw
Equipa Docente (2024/2025 )
- André Silva Panoias
- Elder António Ferreira Monteiro [responsável]