2025
Design de Interfaces I
Nome: Design de Interfaces I
Cód.: VIS12844L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Design
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
O contexto e pretexto de I&D é o de aproximação às aprendizagens de leitura, escrita (em português) e desenho, por crianças através de uma mobile app em suporte tablet e/ou ecrã interativo.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Os objetivos gerais de aprendizagem promovem o desenvolvimento de capacidades de imaginação (explorar, depurar, dialogar).
a. Saber usar a investigação como instrumento operativo para o projeto de design de interfaces; b. Saber integrar o itinerário metodológico em projetos de média complexidade;
c. Ser capaz de usar um imaginário distintivo e potenciador da inspiração;
d. Ser capaz de evidenciar competências críticas;
e. Ser capaz de representar, testar e comunicar uma ideia;
f. Ser capaz de esboçar os conteúdos e as tecnologias mais adequadas à implementação do conceito proposto;
g. Ser capaz de desenvolver conceitos e estratégias de comunicação digital de média complexidade, através da exploração e integração de narrativas distintivas e de interfaces gráficos (UI), com enfoque no conceito, nas oportunidades de mercado e na experiência do utilizador (UX).
a. Saber usar a investigação como instrumento operativo para o projeto de design de interfaces; b. Saber integrar o itinerário metodológico em projetos de média complexidade;
c. Ser capaz de usar um imaginário distintivo e potenciador da inspiração;
d. Ser capaz de evidenciar competências críticas;
e. Ser capaz de representar, testar e comunicar uma ideia;
f. Ser capaz de esboçar os conteúdos e as tecnologias mais adequadas à implementação do conceito proposto;
g. Ser capaz de desenvolver conceitos e estratégias de comunicação digital de média complexidade, através da exploração e integração de narrativas distintivas e de interfaces gráficos (UI), com enfoque no conceito, nas oportunidades de mercado e na experiência do utilizador (UX).
Conteúdos Programáticos
Os conhecimentos, aptidões e competências a adquirir desenvolvem-se a um nível de complexidade médio e serão reflexo da aprendizagem, cuja estratégia pedagógica incidirá sobre o design de interfaces (UI), com enfoque no conceito, nas oportunidades de mercado e na experiência do utilizador (UX).
Conteúdos programáticos orientados para a(s) temática(s) e projecto(s) a desenvolver: 1. Design de interfaces (a complexidade da simplicidade);
2. Personas, contextos, cenários, narrativas e storyboards;
3. Modelos mentais e modelos conceptuais;
4. Design de interface (UI), Design de Interação (IxD) e Experiência do Utilizador (UX); 5. Estratégias de comunicação em Digital Media.
Conteúdos programáticos orientados para a(s) temática(s) e projecto(s) a desenvolver: 1. Design de interfaces (a complexidade da simplicidade);
2. Personas, contextos, cenários, narrativas e storyboards;
3. Modelos mentais e modelos conceptuais;
4. Design de interface (UI), Design de Interação (IxD) e Experiência do Utilizador (UX); 5. Estratégias de comunicação em Digital Media.
Métodos de Ensino
São privilegiados os métodos ativos que reforcem o envolvimento, o interesse, a análise e a capacidade crítica dos alunos.
AVALIAÇÃO
Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um dos dois regimes: Avaliação Contínua ou Final. 1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA Componentes de avaliação: a) Participação nas aulas: 20%; b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %; c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%. 2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%; b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
AVALIAÇÃO
Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um dos dois regimes: Avaliação Contínua ou Final. 1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA Componentes de avaliação: a) Participação nas aulas: 20%; b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %; c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%. 2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%; b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
Bibliografia
LUPTON, Ellen (2015). Intuición, acción, creación. Barcelona: Gustavo Gili
KRESS, Gunter (1996). Reading images: the grammar of visual. London: Routledge.
COOPER, Alan, REIMANN, Robert, CRONIN, Dave (2007). About Face 3: The Essentials of Interaction Design. Indianapolis, Indiana: Wiley Publishing.
SCOTT, Bill, NEIL, Theresa (2009). Designing Web Interfaces. Sebastopol, CA: OReilly Media.
TIDWELL, Jenifer (2011). Designing Interfaces. Sebastopol, CA: OReilly Media.
DUCKETT, Jon (2011). HTML & CSS: Design and Build Websites. Indianapolis, Indiana: John Wiley & Sons. NEIL, Theresa (2012). Mobile Design Pattern Gallery. Sebastopol, CA: OReilly Media.
KRESS, Gunter (1996). Reading images: the grammar of visual. London: Routledge.
COOPER, Alan, REIMANN, Robert, CRONIN, Dave (2007). About Face 3: The Essentials of Interaction Design. Indianapolis, Indiana: Wiley Publishing.
SCOTT, Bill, NEIL, Theresa (2009). Designing Web Interfaces. Sebastopol, CA: OReilly Media.
TIDWELL, Jenifer (2011). Designing Interfaces. Sebastopol, CA: OReilly Media.
DUCKETT, Jon (2011). HTML & CSS: Design and Build Websites. Indianapolis, Indiana: John Wiley & Sons. NEIL, Theresa (2012). Mobile Design Pattern Gallery. Sebastopol, CA: OReilly Media.
Equipa Docente (2024/2025 )
- José Miguel Gago da Silva [responsável]