2025
Tecnologias de Modelação e Renderização 3D II
Nome: Tecnologias de Modelação e Renderização 3D II
Cód.: VIS12842L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Design
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Continuação da formação no software Rhino 3D e apresentação de outros softwares de render;
Consolidar e Desenvolver capacidades adquiridas de modelação/desenho em 3d utilizando um modelador de superfícies
e potencializar a aplicação de materiais e luzes;
Preparação para um nível de utilização do software a um nível mais avançado;
Aprofundar as capacidades de representação dos modelos desenvolvidos através do uso de texturas 3D, 2D, renderização e desenho técnico.
Consolidar e Desenvolver capacidades adquiridas de modelação/desenho em 3d utilizando um modelador de superfícies
e potencializar a aplicação de materiais e luzes;
Preparação para um nível de utilização do software a um nível mais avançado;
Aprofundar as capacidades de representação dos modelos desenvolvidos através do uso de texturas 3D, 2D, renderização e desenho técnico.
Conteúdos Programáticos
1. Softwares de renderização e seus UI.
2. Construção de materiais
3. Composição de materiais
4. Técnicas de modelação através de texturas 2D 5. Técnicas de iluminação de produtos
6. Técnicas de iluminação de ambientes.
7. Modelação para impressão 3D
8. Motores de render e suas tipologias 9. Renderização avançada
2. Construção de materiais
3. Composição de materiais
4. Técnicas de modelação através de texturas 2D 5. Técnicas de iluminação de produtos
6. Técnicas de iluminação de ambientes.
7. Modelação para impressão 3D
8. Motores de render e suas tipologias 9. Renderização avançada
Métodos de Ensino
Formação prática de softwares de modelação e renderização;
Desenvolvimento de exercícios tutoriais integrados na formação e com carácter de avaliação;
Testes ou exercícios de avaliação;
Apoio ao desenvolvimento de projectos dos alunos noutras disciplinas.
Avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos optam por um dos dois regimes:
1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
_ Participação nas aulas: 20%;
_Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, com pelo menos uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
_Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas no período de "Avaliações Época Normal": 40%.
2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
_Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
_Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%
Desenvolvimento de exercícios tutoriais integrados na formação e com carácter de avaliação;
Testes ou exercícios de avaliação;
Apoio ao desenvolvimento de projectos dos alunos noutras disciplinas.
Avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos optam por um dos dois regimes:
1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
_ Participação nas aulas: 20%;
_Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, com pelo menos uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
_Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas no período de "Avaliações Época Normal": 40%.
2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
_Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
_Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%
Bibliografia
RHINOCEROS LEVEL 1 TRAINING MANUAL V 4.0, Robert McNeel & Acossiates, Seattle (2008)
RHINOCEROS LEVEL 2 TRAINING MANUAL V 4.0, Robert McNeel & Acossiates, Seattle (2008)
RHINOCEROS NURBS MODELING FOR WINDOWS VERSION 3.0 USERS GUIDE, Robert McNeel & Acossiates, U.S.A. (2002)
RHINOCEROS NURBS MODELING FOR WINDOWS CURRICULUM AND INSTRUTORS GUIDE VERSION 4.0,
revision 9, Robert McNeel & Acossiates, U.S.A. (February, 2008)
https://www.chaosgroup.com/resources
RHINOCEROS LEVEL 2 TRAINING MANUAL V 4.0, Robert McNeel & Acossiates, Seattle (2008)
RHINOCEROS NURBS MODELING FOR WINDOWS VERSION 3.0 USERS GUIDE, Robert McNeel & Acossiates, U.S.A. (2002)
RHINOCEROS NURBS MODELING FOR WINDOWS CURRICULUM AND INSTRUTORS GUIDE VERSION 4.0,
revision 9, Robert McNeel & Acossiates, U.S.A. (February, 2008)
https://www.chaosgroup.com/resources
Equipa Docente (2024/2025 )
- Elder António Ferreira Monteiro [responsável]