2025
Desenho de Design I
Nome: Desenho de Design I
Cód.: VIS12840L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Design
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Estimular o reconhecimento das técnicas de representação pelo desenho e ilustração como fundamentais para o desenvolvimento de exercícios ou projectos de design;
Desenvolver as capacidades técnicas básicas de desenho de design;
Estimular a capacidade de comunicação pelo desenho de design;
Fomentar o desenvolvimento de desenhos de uma forma estruturada, interpretando-se o processo como um todo;
Desenvolver as capacidades técnicas básicas de desenho de design;
Estimular a capacidade de comunicação pelo desenho de design;
Fomentar o desenvolvimento de desenhos de uma forma estruturada, interpretando-se o processo como um todo;
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à prática do desenho na representação de ideias em projectos de design;
2. Iniciação às diversas formas de sketching;
3. Iniciação ao domínio de técnicas de desenho e ilustração adequadas à comunicação de ideias e ao desenvolvimento de projectos de design;
4. Apresentação de seminários e exemplos de técnicas de ilustração e desenho em processos de design; 5. Estímulo à experimentação prática em aula com apoio tutorial;
6. Apoio ao desenvolvimento de exercícios projectuais de outras disciplinas, nomeadamente ao nível das disciplinas nucleares do curso de design.
2. Iniciação às diversas formas de sketching;
3. Iniciação ao domínio de técnicas de desenho e ilustração adequadas à comunicação de ideias e ao desenvolvimento de projectos de design;
4. Apresentação de seminários e exemplos de técnicas de ilustração e desenho em processos de design; 5. Estímulo à experimentação prática em aula com apoio tutorial;
6. Apoio ao desenvolvimento de exercícios projectuais de outras disciplinas, nomeadamente ao nível das disciplinas nucleares do curso de design.
Métodos de Ensino
Metodologia de ensino (avaliação incluida) Trabalhos práticos;
Experimentação em aula;
Acompanhamento tutorial individual;
Desenvolvimento de exercícios tutoriais específicos de complexidade progressiva e com carácter de avaliação;;
Avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos optam por um dos dois regimes:
1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
_ Participação nas aulas: 20%;
_Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, com pelo menos uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
_Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas no período de "Avaliações Época Normal": 40%.
2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
_Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
_Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%
Experimentação em aula;
Acompanhamento tutorial individual;
Desenvolvimento de exercícios tutoriais específicos de complexidade progressiva e com carácter de avaliação;;
Avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos optam por um dos dois regimes:
1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
_ Participação nas aulas: 20%;
_Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, com pelo menos uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
_Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas no período de "Avaliações Época Normal": 40%.
2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
_Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
_Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%
Bibliografia
PIPES, Alan, Drawing for Designers Drawing Skills, Concept Sketches, (...), Laurence King Publishing, London (2007)
MIJKSENAAR, Paul, WESTENDORP, Piet, Open Here The Art of Instructional Design, Joost Elffers Books, New York (1999)
DREYFUSS, Henry, The Measure of Man and Woman: Human Factors in Design, Withney Library of Design, New York (1993)
ROBERTSON, Scott e Bertling, Thomas (2013), How to Draw: drawing and sketching objects and environments from your imagination, Design Studio Press.
ROBERTSON, Scott e Bertling, Thomas (2014), How to Render: the fundamentals of light, shadow and reflectivity, Design Studio Press.
CABAU, Philip (2011), Design pelo Desenho Exercícicos , jogos, problemas e simulações., FCA Design, Lisboa.
Netgrafia principal:
https://www.youtube.com/user/FZDSCHOOL https://www.youtube.com/user/scottrobertsondesign https://www.youtube.com/channel/UCCkxJfpXfIN3ofkrj57OuCw
MIJKSENAAR, Paul, WESTENDORP, Piet, Open Here The Art of Instructional Design, Joost Elffers Books, New York (1999)
DREYFUSS, Henry, The Measure of Man and Woman: Human Factors in Design, Withney Library of Design, New York (1993)
ROBERTSON, Scott e Bertling, Thomas (2013), How to Draw: drawing and sketching objects and environments from your imagination, Design Studio Press.
ROBERTSON, Scott e Bertling, Thomas (2014), How to Render: the fundamentals of light, shadow and reflectivity, Design Studio Press.
CABAU, Philip (2011), Design pelo Desenho Exercícicos , jogos, problemas e simulações., FCA Design, Lisboa.
Netgrafia principal:
https://www.youtube.com/user/FZDSCHOOL https://www.youtube.com/user/scottrobertsondesign https://www.youtube.com/channel/UCCkxJfpXfIN3ofkrj57OuCw
Equipa Docente (2024/2025 )
- André Silva Panoias
- Elder António Ferreira Monteiro [responsável]