2024

Introdução à Teoria e História do Design

Nome: Introdução à Teoria e História do Design
Cód.: VIS12835L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta cadeira pretende transmitir informação sobre os principais autores, movimentos e obras de referência do Design internacional e nacional até à II Grande Guerra Mundial e tem como preocupação substancial contribuir para a compreensão e reflexão crítica dos fenómenos em estudo. Ao nível da aprendizagem espera-se que os alunos desenvolvam o espírito de pesquisa, de leitura de textos, objectos e imagens e que ao integrarem os conhecimentos transmitidos, elaborem análises e sínteses pessoais, criativas e fundamentadas que lhes permitam concretizar os seus projectos de um modo mais informado.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Em termos de conhecimento esta cadeira pretende transmitir informação sobre os principais autores, movimentos e obras de referência do Design internacional e nacional até à II Grande Guerra Mundial e tem como preocupação substancial contribuir para a compreensão e reflexão crítica dos fenómenos em estudo. Ao nível da aprendizagem espera-se que os alunos desenvolvam o espírito de pesquisa, de leitura de textos, objectos e imagens e que ao integrarem os conhecimentos transmitidos, elaborem análises e sínteses pessoais, criativas e fundamentadas que lhes permitam concretizar os seus projectos de um modo mais informado.

Conteúdos Programáticos

1. Breve abordagem à génese das Artes Gráficas.
2. As Exposições Universais e os Museus Industriais e Comerciais como motores de desenvolvimento tecnológico e de Pré – Design.
3. A oficina contra a fábrica: Augustus Pugin; John Ruskin e William Morris.
4. Arte Nova – Artes Novas.
5. Um caso português: Rafael Bordalo Pinheiro.
6. Contra o ornamento: as propostas de Michael Thonet e de Adolf Loos.
7. As revoluções do Modernismo e a sua influência no Design.
8. As trajectórias de Sónia Delaunay e Le Corbusier.
9. A Art Decó.
10. Peter Behrens e a AEG.
11. Weimar Bauhaus – Dessau Bauhaus.
12. Propagandas:
12.1. Os cartazes da I e II Grande Guerra Mundial.

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão através de exposição teórica, recorrendo a meios audiovisuais que facilitem e dinamizem a aprendizagem. Apelar-se-á constantemente à participação dos discentes e promover-se-á a leitura, reflexão e análise de textos actualizados e seleccionados.
A avaliação será contínua, mediante análise crítica dos seguintes elementos: uma comunicação oral de 30 minutos à escolha do aluno, considerando as propostas do programa, ou três relatórios; duas frequências e o trabalho e participação no decurso das aulas. Os critérios de avaliação são os seguintes: qualidade do trabalho; quantidade do trabalho; capacidade de evoluir através do desenvolvimento das aptidões próprias e da integração dos conhecimentos adquiridos; assiduidade do aluno como garantia de aprendizagem. As percentagens para o cálculo da avaliação são organizados da seguinte forma: 50% frequências, 30% trabalho/relatórios, 20% assiduidade e participação. A avaliação pode ser realizada através de um exame final.

Bibliografia

Clark, H., Brody, D. (eds.) (2009). Design studies a reader. Oxford, New York: Berg.
Eger, A. [et al.], (2012). Product Design. The Hague: Eleven international Publishing.
Eskilson, S. J. (2019). Graphic Design: a new history. London: Laurence King.
Kress, G.; Leeuwen, T. V. (2008). Reading images: the grammar of visual Design. London; New York: Routledge.
Lees-Maffei, G.; Houze, R. (eds.) (2019). The Design History Reader. London. Bloomsbury.
Lockwood, T. (ed.). (2018). Design Thinking. New York: Allworth Press.
Margolin, V. (2017). A World History of Design. 2 vols. London: Bloomsbury.
Meggs P.; Purvis, A. (2016). Meggs' History of Graphic Design. New York: Wiley.
Pevsner, N. (2005). Pioneers of modern design: from William Morris to Walter Gropius. New Haven: Yale University Press.
Wilhide, E.; Glancey, J. (2016). Design: the whole story. London: Thames & Hudson.