2024

Introdução ao Desenho e Representação I

Nome: Introdução ao Desenho e Representação I
Cód.: VIS12828L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Artes Plásticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese através da observação, interpretação e registo gráfico de modelos conceptuais e materiais.
. Desenvolvimento da capacidade operativa através da exploração dos comportamentos e potencialidades dos diferentes suportes e registos, bem como da experimentação de distintos modos de representar, criar e descobrir.
. Desenvolvimento das capacidades de materialização das ideias e do espírito crítico.
. Progressiva autonomia reflexiva, técnica e criativa do aluno.
. Estudo dos objectos e consciencialização sobre a dimensão ética e crítica do artista e da sua produção artística.

Conteúdos Programáticos

Meios operativos da linguagem gráfica:
Materiais–Suportes e instrumentos (convencionais e não convencionais). Conceptuais–Os sentidos, a memória e a imaginação.
Elementos estruturais da linguagem gráfica:
ponto, linha, plano, textura, cor e valores de claro-escuro; valores cromáticos, forma, espaço positivo/negativo, superfície, tempo; traçados ordenadores do suporte, linhas estruturais básicas, eixos primários e secundários, linhas implícitas e explícitas.
Modos operativos:
escala, colocação/significação, função, direcção; coesão e estabilidade, flutuação, instabilidade, peso e tensão, dinâmica de uma composição; relações de proximidade, afastamento, adjacência, sobreposição; transparência, opacidade, contaminação e atracção entre as formas; mobilidade visual, perspectiva, simplificação por nivelamento e por acentuação e restantes pontos de vista do observador, construção, desconstrução, movimento, ritmo, colagem e outras vertentes expressivas.

Métodos de Ensino

O programa consiste em exercícios, exposições teóricas dos conteúdos e visitas de estudo. A avaliação é contínua tendo em conta: assiduidade; empenho; criatividade; evolução, e; domínio de conhecimentos. Terão lugar provas de avaliação contínua e uma final avaliada por um júri composto pelo docente da disciplina e docentes do curso.

Na ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou Avaliação Final. As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA guiam-se pelo regime de Avaliação Final.

1. AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente e submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho realizado nas aulas: 40%.
– Classificação Final: soma de a), b) e c).

2. AVALIAÇÃO FINAL:
a) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Prova sobre os conteúdos da disciplina: 60%.
– Classificação Final: soma de a) e b).

Bibliografia

ETTY, C., SALE, T. (1996). Drawing – A Contemporary Approach. London, Harcourt Brace College Publishers
EDWARDS, B. (1979). Drawing with the right side of the brain. A course in enhancing creativity and artistic confidence, Penguin, London
JENNY, P. (2012). Drawing Techniques. Princeton Architectural Press; Tra edition
GOLDSTEIN, N. (2006). The Art of Responsive Drawing, 6th. Edition, Prentice Hall, 2006
KEVIN, Henry (2012). Drawing for Product Designers, Lawrence King Publishing, London
MARTINS, J. (2013). A Substância do Tempo. Fundação Carmona e Costa, Lisboa e Fundação Serralves, Porto
NICOLAIDES, K. (1941). The natural way to Draw, Houghton Mifflin Company, Boston SOUSA, R. (1980)Desenho. TPU 19. Lisboa, Editorial do Ministé́ rio da Educação
KOVATS, T. (ed) (2007). The Drawing Book, a survey of drawing: the primary means of expression. London: Black Dog Publishing
BELL, J. (2019). Ways of Drawing: Artists' Perspectives and Practices. London: Thames & Hudson.

Equipa Docente (2023/2024 )