2025
Introdução ao Desenho e Representação I
Nome: Introdução ao Desenho e Representação I
Cód.: VIS12828L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Artes Plásticas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese através da observação, interpretação e registo gráfico de modelos conceptuais e materiais.
. Desenvolvimento da capacidade operativa através da exploração dos comportamentos e potencialidades dos diferentes suportes e registos, bem como da experimentação de distintos modos de representar, criar e descobrir.
. Desenvolvimento das capacidades de materialização das ideias e do espírito crítico.
. Progressiva autonomia reflexiva, técnica e criativa do aluno.
. Estudo dos objectos e consciencialização sobre a dimensão ética e crítica do artista e da sua produção artística.
. Desenvolvimento da capacidade operativa através da exploração dos comportamentos e potencialidades dos diferentes suportes e registos, bem como da experimentação de distintos modos de representar, criar e descobrir.
. Desenvolvimento das capacidades de materialização das ideias e do espírito crítico.
. Progressiva autonomia reflexiva, técnica e criativa do aluno.
. Estudo dos objectos e consciencialização sobre a dimensão ética e crítica do artista e da sua produção artística.
Conteúdos Programáticos
Meios operativos da linguagem gráfica:
MateriaisSuportes e instrumentos (convencionais e não convencionais). ConceptuaisOs sentidos, a memória e a imaginação.
Elementos estruturais da linguagem gráfica:
ponto, linha, plano, textura, cor e valores de claro-escuro; valores cromáticos, forma, espaço positivo/negativo, superfície, tempo; traçados ordenadores do suporte, linhas estruturais básicas, eixos primários e secundários, linhas implícitas e explícitas.
Modos operativos:
escala, colocação/significação, função, direcção; coesão e estabilidade, flutuação, instabilidade, peso e tensão, dinâmica de uma composição; relações de proximidade, afastamento, adjacência, sobreposição; transparência, opacidade, contaminação e atracção entre as formas; mobilidade visual, perspectiva, simplificação por nivelamento e por acentuação e restantes pontos de vista do observador, construção, desconstrução, movimento, ritmo, colagem e outras vertentes expressivas.
MateriaisSuportes e instrumentos (convencionais e não convencionais). ConceptuaisOs sentidos, a memória e a imaginação.
Elementos estruturais da linguagem gráfica:
ponto, linha, plano, textura, cor e valores de claro-escuro; valores cromáticos, forma, espaço positivo/negativo, superfície, tempo; traçados ordenadores do suporte, linhas estruturais básicas, eixos primários e secundários, linhas implícitas e explícitas.
Modos operativos:
escala, colocação/significação, função, direcção; coesão e estabilidade, flutuação, instabilidade, peso e tensão, dinâmica de uma composição; relações de proximidade, afastamento, adjacência, sobreposição; transparência, opacidade, contaminação e atracção entre as formas; mobilidade visual, perspectiva, simplificação por nivelamento e por acentuação e restantes pontos de vista do observador, construção, desconstrução, movimento, ritmo, colagem e outras vertentes expressivas.
Métodos de Ensino
Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou de Avaliação Final.
As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA regem-se pelo regime de Avaliação Final.
1. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas no período de "Avaliações de Época Normal": 40%.
A classificação final do aluno que constará na pauta de Época Normal, resulta da soma de a), b) e c).
2. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
A classificação final que constará na pauta de Época Normal resulta da soma de a) e b).
As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA regem-se pelo regime de Avaliação Final.
1. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas no período de "Avaliações de Época Normal": 40%.
A classificação final do aluno que constará na pauta de Época Normal, resulta da soma de a), b) e c).
2. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
A classificação final que constará na pauta de Época Normal resulta da soma de a) e b).
Bibliografia
ETTY, C., SALE, T. (1996). Drawing A Contemporary Approach. London, Harcourt Brace College Publishers
EDWARDS, B. (1979). Drawing with the right side of the brain. A course in enhancing creativity and artistic confidence, Penguin, London
JENNY, P. (2012). Drawing Techniques. Princeton Architectural Press; Tra edition
GOLDSTEIN, N. (2006). The Art of Responsive Drawing, 6th. Edition, Prentice Hall, 2006
KEVIN, Henry (2012). Drawing for Product Designers, Lawrence King Publishing, London
MARTINS, J. (2013). A Substância do Tempo. Fundação Carmona e Costa, Lisboa e Fundação Serralves, Porto
NICOLAIDES, K. (1941). The natural way to Draw, Houghton Mifflin Company, Boston SOUSA, R. (1980)Desenho. TPU 19. Lisboa, Editorial do Ministé́ rio da Educação
KOVATS, T. (ed) (2007). The Drawing Book, a survey of drawing: the primary means of expression. London: Black Dog Publishing
BELL, J. (2019). Ways of Drawing: Artists' Perspectives and Practices. London: Thames & Hudson.
EDWARDS, B. (1979). Drawing with the right side of the brain. A course in enhancing creativity and artistic confidence, Penguin, London
JENNY, P. (2012). Drawing Techniques. Princeton Architectural Press; Tra edition
GOLDSTEIN, N. (2006). The Art of Responsive Drawing, 6th. Edition, Prentice Hall, 2006
KEVIN, Henry (2012). Drawing for Product Designers, Lawrence King Publishing, London
MARTINS, J. (2013). A Substância do Tempo. Fundação Carmona e Costa, Lisboa e Fundação Serralves, Porto
NICOLAIDES, K. (1941). The natural way to Draw, Houghton Mifflin Company, Boston SOUSA, R. (1980)Desenho. TPU 19. Lisboa, Editorial do Ministé́ rio da Educação
KOVATS, T. (ed) (2007). The Drawing Book, a survey of drawing: the primary means of expression. London: Black Dog Publishing
BELL, J. (2019). Ways of Drawing: Artists' Perspectives and Practices. London: Thames & Hudson.
Equipa Docente (2024/2025 )
- Paula Maria Vieira Reaes Pinto
- Vítor Manuel dos Santos Gomes [responsável]