2025
Técnicas de Impressão II
Nome: Técnicas de Impressão II
Cód.: VIS12795L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Artes Plásticas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objectivos Gerais:
- Proporcionar conhecimentos sobre o percurso e a evolução dos processos de impressão ao longo do tempo.
- Continuar a consciencializar o aluno para a importância das técnicas electrónicas como proporcionadoras de
possibilidades diversas na realização de projectos artísticos, nesta área.
- Proporcionar contacto com estes meios de expressão da obra gráfica, promover a utilização e o domínio adequado
dos instrumentos, bem como os meios e os processos para a sua impressão.
- Estimular o processo criador através de pesquisas de materiais e de diferentes exercícios.
- Desenvolver a atitude experimental e conceptual durante o processo criativo.
Objectivos Específicos:
- Conhecer as técnicas de impressão e a sua evolução.
- Adquirir e desenvolver conhecimentos no âmbito das técnicas e processos de:
- gravação em metal (calcogravura),
- serigrafia, processos fotoquímicos;
- fotogravura, processos não tóxicos,
- litografia, sobre metal,
- Edição. Convenções internacionais.
- Proporcionar conhecimentos sobre o percurso e a evolução dos processos de impressão ao longo do tempo.
- Continuar a consciencializar o aluno para a importância das técnicas electrónicas como proporcionadoras de
possibilidades diversas na realização de projectos artísticos, nesta área.
- Proporcionar contacto com estes meios de expressão da obra gráfica, promover a utilização e o domínio adequado
dos instrumentos, bem como os meios e os processos para a sua impressão.
- Estimular o processo criador através de pesquisas de materiais e de diferentes exercícios.
- Desenvolver a atitude experimental e conceptual durante o processo criativo.
Objectivos Específicos:
- Conhecer as técnicas de impressão e a sua evolução.
- Adquirir e desenvolver conhecimentos no âmbito das técnicas e processos de:
- gravação em metal (calcogravura),
- serigrafia, processos fotoquímicos;
- fotogravura, processos não tóxicos,
- litografia, sobre metal,
- Edição. Convenções internacionais.
Conteúdos Programáticos
Prática:
. O atelier e referência a normas de trabalho.
. Os materiais e a sua manipulação.
. Exercícios práticos: nas diferentes técnicas propostas e adequadas ao interesse e percurso do aluno, calcogravura
(técnicas diretas e indiretas); Serigrafia (técnicas fotoquímicas); litografia, processo em metal (offset)
Teoria:
. Conhecimento da origem e desenvolvimento das técnicas e sistemas de impressão.
. Conhecimento dos fundamentos básicos da gravura como uma premissa chave para posteriores desenvolvimentos
práticos neste meio;
. Meios e processos de gravação e reprodução;
. Matrizes;
. Sistemas de impressão. Sua aplicação artística;
. Impressão e edição. Convenções internacionais;
. Tintas;
. Papéis/suportes;
. Formas de acabamento e apresentação;
Obs.: Fará parte da avaliação final a apresentação de um Relatório, que incluirá a pesquisa teórica e prática com
imagens dos trabalhos e dados técnicos. Este relatório terá um formato uniformizado e que será apresentado na
aula.
. O atelier e referência a normas de trabalho.
. Os materiais e a sua manipulação.
. Exercícios práticos: nas diferentes técnicas propostas e adequadas ao interesse e percurso do aluno, calcogravura
(técnicas diretas e indiretas); Serigrafia (técnicas fotoquímicas); litografia, processo em metal (offset)
Teoria:
. Conhecimento da origem e desenvolvimento das técnicas e sistemas de impressão.
. Conhecimento dos fundamentos básicos da gravura como uma premissa chave para posteriores desenvolvimentos
práticos neste meio;
. Meios e processos de gravação e reprodução;
. Matrizes;
. Sistemas de impressão. Sua aplicação artística;
. Impressão e edição. Convenções internacionais;
. Tintas;
. Papéis/suportes;
. Formas de acabamento e apresentação;
Obs.: Fará parte da avaliação final a apresentação de um Relatório, que incluirá a pesquisa teórica e prática com
imagens dos trabalhos e dados técnicos. Este relatório terá um formato uniformizado e que será apresentado na
aula.
Métodos de Ensino
O programa é encadeado com exercícios práticos e exposições teóricas.
AVALIAÇÃO
ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um regime: Avaliação Contínua ou Avaliação Final.
ÉPOCA DE RECURSO, ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIA, os alunos só dispõem do regime de Avaliação Final.
1. REGIME AVALIAÇÃO CONTÍNUA
a) As componentes de avaliação são: Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com acompanhamento docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, ocorre nas "Avaliações Época Normal": 40%.
- Classificação final na pauta de Época Normal, é o somatório de a), b) e c).
2. REGIME AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com acompanhamento docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
- Classificação final na pauta de Época Normal, é o somatório de a) e b).
AVALIAÇÃO
ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um regime: Avaliação Contínua ou Avaliação Final.
ÉPOCA DE RECURSO, ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIA, os alunos só dispõem do regime de Avaliação Final.
1. REGIME AVALIAÇÃO CONTÍNUA
a) As componentes de avaliação são: Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com acompanhamento docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, ocorre nas "Avaliações Época Normal": 40%.
- Classificação final na pauta de Época Normal, é o somatório de a), b) e c).
2. REGIME AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com acompanhamento docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
- Classificação final na pauta de Época Normal, é o somatório de a) e b).
Bibliografia
Coldwell, P. (2010). Printmaking - A contemporary perspective. London: Black Dog Publishing.
Grabowski, B.; Fick, B. (2009). El Grabado y la Impressión Guia completa de técnicas, materiales y processos.
Barcelona: Art Blume.
Farago, F. (2002). A Arte. S.l.: Porto Editora.
Crimp, D. (2005). Sobre as Ruínas do Museu. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora.
Elliot, B. (1971). Silk screen printing. Oxford University Press.
Faine, B. (1990). La Guide Complet de la Serigraphie. Paris: Dessain et Tolra.
Giovanni, R. (1982). La serigrafia en la ceramic. Barcelona: Ediciones Omega.
Henning, R. (2006). Water-Based Screenprintg Today. New York: Watson-Guptill Publications.
Grabowski, B.; Fick, B. (2009). El Grabado y la Impressión Guia completa de técnicas, materiales y processos.
Barcelona: Art Blume.
Farago, F. (2002). A Arte. S.l.: Porto Editora.
Crimp, D. (2005). Sobre as Ruínas do Museu. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora.
Elliot, B. (1971). Silk screen printing. Oxford University Press.
Faine, B. (1990). La Guide Complet de la Serigraphie. Paris: Dessain et Tolra.
Giovanni, R. (1982). La serigrafia en la ceramic. Barcelona: Ediciones Omega.
Henning, R. (2006). Water-Based Screenprintg Today. New York: Watson-Guptill Publications.
Equipa Docente (2024/2025 )
- Maria Manuela Lopes Cristovão [responsável]