2025
Animação II
Nome: Animação II
Cód.: VIS12787L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Arte Multimédia, Artes Plásticas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Desenvolver as capacidades expressivas da animação;
Aprofundar o domínio das técnicas de Desenho animado, animação de volumes, animação digital e 3D;
Interiorizar o movimento construído imagem por imagem;
Ampliar a linguagem expressiva da animação do corpo, elementos naturais, objectos e luz.;
Aprofundar o domínio dos elementos constituintes da linguagem da animação: trajectória, ritmo,
aceleração/desaceleração, pausa, antecipação, deformação e posições chave.
Aprofundar o domínio das técnicas de Desenho animado, animação de volumes, animação digital e 3D;
Interiorizar o movimento construído imagem por imagem;
Ampliar a linguagem expressiva da animação do corpo, elementos naturais, objectos e luz.;
Aprofundar o domínio dos elementos constituintes da linguagem da animação: trajectória, ritmo,
aceleração/desaceleração, pausa, antecipação, deformação e posições chave.
Conteúdos Programáticos
1. O movimento expressivo do corpo.
1.1. O Posing enquanto ponto de partida e chagada para a materialização da expressividade.
1.2. A Marcha enquanto meio de caracterização de um personagem. Animação de inúmeros tipos de andar de
acordo com a idade, sexo, altura, peso, estado de espírito.
1.3. Animação facial, os vários elementos que constroem a expressão em movimento olhos, boca, testa,
sobrolhos, nariz e posição da cabeça relativamente aos ombros. Lip-sync.
1.2. Animação de animais terrestres e voadores. Animação de Plantas.
2. Animação de outros elementos.
2.1. Animação de elementos naturais água, vento e fogo.
2.2. Animação de objectos com movimento próprio e residual. Caracterização da matéria através do
movimento.
2.3. Animação da luz.
1.1. O Posing enquanto ponto de partida e chagada para a materialização da expressividade.
1.2. A Marcha enquanto meio de caracterização de um personagem. Animação de inúmeros tipos de andar de
acordo com a idade, sexo, altura, peso, estado de espírito.
1.3. Animação facial, os vários elementos que constroem a expressão em movimento olhos, boca, testa,
sobrolhos, nariz e posição da cabeça relativamente aos ombros. Lip-sync.
1.2. Animação de animais terrestres e voadores. Animação de Plantas.
2. Animação de outros elementos.
2.1. Animação de elementos naturais água, vento e fogo.
2.2. Animação de objectos com movimento próprio e residual. Caracterização da matéria através do
movimento.
2.3. Animação da luz.
Métodos de Ensino
Métodos ativos que promovam a análise, a elaboração e capacidade crítica dos alunos mediante visualização de curtas metragens de animação e documentários, para ampliar o conhecimento das técnicas, estéticas e processos do cinema de animação. Realização de exercícios utilizando meios de captura imagem por imagem.
AVALIAÇÃO
Na ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um dos dois regimes: Avaliação Contínua ou Final.
1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%.
2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
AVALIAÇÃO
Na ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um dos dois regimes: Avaliação Contínua ou Final.
1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%.
2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
Bibliografia
Cotte, Olivier (2001).
il était une fois le dessin animé. Paris: Dreamland.
Laybourne, Kit & Canemaker, John, (1998). The Animation Book: A Complete Guide to Animated Filmmaking--
From Flip-Books to Sound Cartoons to 3- D Animation. Nova Iorque: Three Rivers Press.
Lord, Peter & Sibley, Brian (1998). Creating 3d Animation. Nova Iorque: Harry N. Abrams.
Purves, Barry (2010). Stop Motion. Lausanne: Ava Publishing SA.
Selby, Andrew (2009). Animation in process. Londres: Laurence King Publishing.
Shaw, Susannah (2004). Stop Motion: Craft Skills for Model Animation. Oxford: Focal Press.
Taylor, Richard (1996). Encyclopedia of Animation Techniques. Nova Jérsia: Quarto Publishing.
Williams, Richard (2001). The animators survival kit: A manual of methods, principles and formulas. Londres:
Faber and Faber Limited.
Laybourne, Kit & Canemaker, John, (1998). The Animation Book: A Complete Guide to Animated Filmmaking--
From Flip-Books to Sound Cartoons to 3- D Animation. Nova Iorque: Three Rivers Press.
Lord, Peter & Sibley, Brian (1998). Creating 3d Animation. Nova Iorque: Harry N. Abrams.
Purves, Barry (2010). Stop Motion. Lausanne: Ava Publishing SA.
Selby, Andrew (2009). Animation in process. Londres: Laurence King Publishing.
Shaw, Susannah (2004). Stop Motion: Craft Skills for Model Animation. Oxford: Focal Press.
Taylor, Richard (1996). Encyclopedia of Animation Techniques. Nova Jérsia: Quarto Publishing.
Williams, Richard (2001). The animators survival kit: A manual of methods, principles and formulas. Londres:
Faber and Faber Limited.
Equipa Docente (2024/2025 )
- João Correia Gargaté [responsável]
- Pedro Miguel Letras Dias