2025
Animação I
Nome: Animação I
Cód.: VIS12774L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Arte Multimédia, Artes Plásticas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Dominar os meios técnicos da captura de imagem por imagem: hardware, software, câmaras de vídeo e
iluminação;
Ampliar o conhecimento e compreensão de diferentes técnicas do cinema/vídeo de animação;
Conhecer e experimentar diversas técnicas de animação;
Dotar os alunos da capacidade de leitura e análise da imagem animada;
Dominar a linguagem da animação: trajectória, ritmo, aceleração/ desaceleração, pausa, antecipação,
deformação e posições chave.
iluminação;
Ampliar o conhecimento e compreensão de diferentes técnicas do cinema/vídeo de animação;
Conhecer e experimentar diversas técnicas de animação;
Dotar os alunos da capacidade de leitura e análise da imagem animada;
Dominar a linguagem da animação: trajectória, ritmo, aceleração/ desaceleração, pausa, antecipação,
deformação e posições chave.
Conteúdos Programáticos
1.1. O equipamento necessário para capturar imagens e fazer sequências de animação.
1.2. Software possibilidades e limites.
2. Linguagem do cinema de animação.
2.1. Trajectória.
2.2. Animação a 1 imagem por posição ou a 2 imagens.
2.3. Aceleração, desaceleração ou velocidade constante.
2.4. Pausa.
2.5. Ritmo.
2.6. Deformação.
2.7. Antecipação.
2.8. Movimento residual.
2.9. Posições chave enquanto elemento primordial da expressividade da animação.
1.2. Software possibilidades e limites.
2. Linguagem do cinema de animação.
2.1. Trajectória.
2.2. Animação a 1 imagem por posição ou a 2 imagens.
2.3. Aceleração, desaceleração ou velocidade constante.
2.4. Pausa.
2.5. Ritmo.
2.6. Deformação.
2.7. Antecipação.
2.8. Movimento residual.
2.9. Posições chave enquanto elemento primordial da expressividade da animação.
Métodos de Ensino
Será utilizada a projecção de um conjunto de curtas metragens de animação e documentários, para ampliar o conhecimento das técnicas, estéticas e processos de fabricação do cinema de animação. Nas aulas os alunos irão fazer exercícios utilizando meios de captura imagem por imagem.
AVALIAÇÃO
Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um dos dois regimes: Avaliação Contínua ou Final.
1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
Componentes de avaliação:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%.
2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
AVALIAÇÃO
Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um dos dois regimes: Avaliação Contínua ou Final.
1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
Componentes de avaliação:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%.
2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
Bibliografia
Cotte, Olivier (2001).
il était une fois le dessin animé. Paris: Dreamland.
Laybourne, Kit & Canemaker, John, (1998). The Animation Book: A Complete Guide to Animated Filmmaking--
From Flip-Books to Sound Cartoons to 3- D Animation. Nova Iorque: Three Rivers Press.
Lord, Peter & SIBLEY, Brian (1998). Creating 3d Animation. Nova Iorque: Harry N. Abrams.
Purves, Barry (2010). Stop Motion. Lausanne: Ava Publishing SA.
Selby, Andrew (2009). Animation in process. Londres: Laurence King Publishing.
Shaw, Susannah (2004). Stop Motion: Craft Skills for Model Animation. Oxford: Focal Press.
Taylor, Richard (1996). Encyclopedia of Animation Techniques. Nova Jérsia: Quarto Publishing.
Williams, Richard (2001). The animators survival kit: A manual of methods, principles and formulas. Londres:
Faber and Faber Limited.
Laybourne, Kit & Canemaker, John, (1998). The Animation Book: A Complete Guide to Animated Filmmaking--
From Flip-Books to Sound Cartoons to 3- D Animation. Nova Iorque: Three Rivers Press.
Lord, Peter & SIBLEY, Brian (1998). Creating 3d Animation. Nova Iorque: Harry N. Abrams.
Purves, Barry (2010). Stop Motion. Lausanne: Ava Publishing SA.
Selby, Andrew (2009). Animation in process. Londres: Laurence King Publishing.
Shaw, Susannah (2004). Stop Motion: Craft Skills for Model Animation. Oxford: Focal Press.
Taylor, Richard (1996). Encyclopedia of Animation Techniques. Nova Jérsia: Quarto Publishing.
Williams, Richard (2001). The animators survival kit: A manual of methods, principles and formulas. Londres:
Faber and Faber Limited.
Equipa Docente (2024/2025 )
- João Correia Gargaté [responsável]
- Pedro Miguel Letras Dias