2025
Marketing e Comunicação
Nome: Marketing e Comunicação
Cód.: GES12847L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Dar a conhecer um conjunto de noções e aplicações de Marketing e Comunicação;
Ensinar a analisar estratégias de Marketing, que constituem uma etapa fundamental de qualquer projeto empresarial, essencialmente a análise e desenvolvimento das estratégias de Marca;
Desenvolver e avaliar estratégias de comunicação para produtos e marcas, através da discussão de casos práticos e estudo de situações próximas da realidade.
Competências:
Capacidade de analisar estratégias de marketing.
Capacidade para desenvolver estratégias de comunicação integrada com a estratégia de marketing Capacidade para identificar problemas e soluções de marketing
Capacidade para o pensamento crítico e abstrato Capacidade de trabalhar em equipa
Ensinar a analisar estratégias de Marketing, que constituem uma etapa fundamental de qualquer projeto empresarial, essencialmente a análise e desenvolvimento das estratégias de Marca;
Desenvolver e avaliar estratégias de comunicação para produtos e marcas, através da discussão de casos práticos e estudo de situações próximas da realidade.
Competências:
Capacidade de analisar estratégias de marketing.
Capacidade para desenvolver estratégias de comunicação integrada com a estratégia de marketing Capacidade para identificar problemas e soluções de marketing
Capacidade para o pensamento crítico e abstrato Capacidade de trabalhar em equipa
Conteúdos Programáticos
1.1 Conceito de Marketing e sua evolução 1.2. O papel do Marketing nas organizações
2. Estratégia de marketing
2.1. Elaboração de uma estratégia de Marketing 2.2. Análise SWOT
3. A marca
3.1. Conceito, Importância e Valor da Marca
3.2. Estruturas de Identidade corporativa
3.3. Missão, Visão e valores da Marca Território da marca 3.4. Elementos da Identidade da Marca
4. Comunicação de Marketing
4.1. Comunicação Integrada de Marketing 4.2. Plano de Comunicação
4.3. Publicidade
4.4. Relações Públicas
4.5. Novas Ferramentas de Comunicação
2. Estratégia de marketing
2.1. Elaboração de uma estratégia de Marketing 2.2. Análise SWOT
3. A marca
3.1. Conceito, Importância e Valor da Marca
3.2. Estruturas de Identidade corporativa
3.3. Missão, Visão e valores da Marca Território da marca 3.4. Elementos da Identidade da Marca
4. Comunicação de Marketing
4.1. Comunicação Integrada de Marketing 4.2. Plano de Comunicação
4.3. Publicidade
4.4. Relações Públicas
4.5. Novas Ferramentas de Comunicação
Métodos de Ensino
- Nas aulas presenciais adota-se uma metodologia participativa ativa através do fomento do diálogo, exposição de ideias e opiniões de modo a estimular a capacidade de raciocínio, abstração e exposição oral.
- Análise e discussão de estudos de caso.
- Regime não presencial, estudo à distância através do Moodle.
- Incentivo e acompanhamento ao trabalho de pesquisa fora da sala de aula.
Avaliação
O aluno que opta pelo regime de avaliação contínua, fica sujeito às seguintes avaliações:
- Teste escrito a realizar individualmente, que abrangerá toda a matéria da disciplina (50%)
- Realização e apresentação em sala de aula de um trabalho de grupo (50%)
O aluno que opta pelo regime de avaliação em exame deverá realizar um teste escrito individual, que abrangerá toda a matéria da disciplina (100%)
- Análise e discussão de estudos de caso.
- Regime não presencial, estudo à distância através do Moodle.
- Incentivo e acompanhamento ao trabalho de pesquisa fora da sala de aula.
Avaliação
O aluno que opta pelo regime de avaliação contínua, fica sujeito às seguintes avaliações:
- Teste escrito a realizar individualmente, que abrangerá toda a matéria da disciplina (50%)
- Realização e apresentação em sala de aula de um trabalho de grupo (50%)
O aluno que opta pelo regime de avaliação em exame deverá realizar um teste escrito individual, que abrangerá toda a matéria da disciplina (100%)
Bibliografia
De Pelsmacker, P.; Geuens, M.; Van den Bergh, J.; (2010) Marketing Communications: A European Perspective. Pearson Education Limited, Prentice Hall.
Kerin, R.A.; Hartley, S.W.; Berkowitz, E.N.; Rudelius, W. (2008) Marketing. Tradução da 8a Ed. São Paulo: McGraw-Hill Interamericana do Brasil.
Kotler, Philip; Keller; Kevin. Administração De Marketing. Análise, Planejamento, implementação e controle. Prentice-Hall, 2006, 12a Edição
Lendrevie, Jacques; et al. Mercator XXI: Teoria E Pratica Do Marketing. Publicações D. Quixote, Colecção Gestão & Inovação, 2004, 10a ed
Smith, P.R.; Zook, Ze; (2011) Marketing Communications: Integrating offline and online with social media. Pearson Education Limited, Prentice Hall.
Kerin, R.A.; Hartley, S.W.; Berkowitz, E.N.; Rudelius, W. (2008) Marketing. Tradução da 8a Ed. São Paulo: McGraw-Hill Interamericana do Brasil.
Kotler, Philip; Keller; Kevin. Administração De Marketing. Análise, Planejamento, implementação e controle. Prentice-Hall, 2006, 12a Edição
Lendrevie, Jacques; et al. Mercator XXI: Teoria E Pratica Do Marketing. Publicações D. Quixote, Colecção Gestão & Inovação, 2004, 10a ed
Smith, P.R.; Zook, Ze; (2011) Marketing Communications: Integrating offline and online with social media. Pearson Education Limited, Prentice Hall.
Equipa Docente (2024/2025 )
- Leonor Lopes Borges Vacas de Carvalho [responsável]