2025
Química dos Sistemas Naturais
Nome: Química dos Sistemas Naturais
Cód.: QUI13556L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Química
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O objectivo geral desta Unidade Curricular é o de fornecer aos alunos uma abordagem global e integrada dos processos químicos que ocorrem na atmosfera, nos meios aquáticos e nos solos. Pretende apresentar uma panorâmica dos esforços desenvolvidos recentemente na modelação deste tipo de sistemas, realçando a possibilidade de permitirem quer a sua monitorização, quer a previsão de cenários. No final, os alunos deverão ser capazes de conhecer e compreender os conceitos e princípios da Química da Atmosfera; conhecer e compreender o papel central que a Química da Água desempenha na explicação e interpretação de fenómenos em múltiplas áreas científicas e tecnológicas; adquirir conhecimentos genéricos de geoquímica bem como avaliar o tipo e a dinâmica dos principais poluentes presentes nos solos; aplicar os conhecimentos à resolução de problemas de modo a preservar, promover e valorizar os recursos naturais; valorizar a utilização de modelos como ferramenta de previsão, controlo e gestão.
Conteúdos Programáticos
Química da atmosfera Composição química, estrutura e função; reacções químicas e fotoquímicas; acção antropogénica e seus efeitos; qualidade do ar.
Química da água Propriedades físicas e químicas da água; origens e utilização das águas doces naturais; controlo de qualidade da água; equilíbrios químicos em águas naturais; interacção atmosfera água sedimentos; modelação da qualidade da água.
Química do solo Geoquímica de superfície; composição dos solos; reacção dos solos; crescimento das
plantas e elementos vegetais; poluição dos solos.
Química da água Propriedades físicas e químicas da água; origens e utilização das águas doces naturais; controlo de qualidade da água; equilíbrios químicos em águas naturais; interacção atmosfera água sedimentos; modelação da qualidade da água.
Química do solo Geoquímica de superfície; composição dos solos; reacção dos solos; crescimento das
plantas e elementos vegetais; poluição dos solos.
Métodos de Ensino
O ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho individual dos alunos, apoiado em bibliografia recomendada pelo docente e em notas colhidas pelos alunos quer durante as horas de contacto quer na pesquisa realizada individualmente. As horas de contacto teóricas, dedicadas à estruturação da matéria, à definição de conceitos e à orientação do processo de aprendizagem, não são puramente expositivas, sendo ilustradas com a resolução de problemas e com a apresentação de estudos de caso. As horas de contacto de carácter prático funcionam de forma articulada e em complementaridade com as horas de contacto teóricas, recorrendo a actividades que concretizem exemplos práticos dos temas desenvolvidos nas aulas teóricas.
A classificação da unidade curricular terá em conta a avaliação de uma componente teórica (60%, realizada através de frequências ou de exame) e de uma componente de projecto (40%, realizada através da elaboração, apresentação e discussão de um trabalho baseado num artigo científico).
A classificação da unidade curricular terá em conta a avaliação de uma componente teórica (60%, realizada através de frequências ou de exame) e de uma componente de projecto (40%, realizada através da elaboração, apresentação e discussão de um trabalho baseado num artigo científico).
Bibliografia
Baird, C. & Cann, M. (2012) Environmental Chemistry 5ª ed., W. H. Freeman and Company, Nova Iorque.
vanLoon G. W. & Duffy, S. J. (2018) Environmental Chemistry: A Global Perspective 4ª ed., Oxford University Press, Nova Iorque.
Stumm, W. e Morgan, J.J. (1996) Aquatic Chemistry - Chemical Equilibria and Rates in Natural Waters, 3ª ed., John Wiley & Sons, Toronto.
Strawn, D., Bohn, H. & OConnor, G. (2015) Soil Chemistry 4ª ed., Wiley-Blackwell, Chichester.
Jørgensen, S.E. & Fath, B. (2011) Fundamentals of Ecological Modelling: Applications in Environmental Management and Research 4ª Ed., Elsevier, Amsterdam.
vanLoon G. W. & Duffy, S. J. (2018) Environmental Chemistry: A Global Perspective 4ª ed., Oxford University Press, Nova Iorque.
Stumm, W. e Morgan, J.J. (1996) Aquatic Chemistry - Chemical Equilibria and Rates in Natural Waters, 3ª ed., John Wiley & Sons, Toronto.
Strawn, D., Bohn, H. & OConnor, G. (2015) Soil Chemistry 4ª ed., Wiley-Blackwell, Chichester.
Jørgensen, S.E. & Fath, B. (2011) Fundamentals of Ecological Modelling: Applications in Environmental Management and Research 4ª Ed., Elsevier, Amsterdam.