2025

Química dos Sistemas Naturais

Nome: Química dos Sistemas Naturais
Cód.: QUI13556L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objectivo geral desta Unidade Curricular é o de fornecer aos alunos uma abordagem global e integrada dos processos químicos que ocorrem na atmosfera, nos meios aquáticos e nos solos. Pretende apresentar uma panorâmica dos esforços desenvolvidos recentemente na modelação deste tipo de sistemas, realçando a possibilidade de permitirem quer a sua monitorização, quer a previsão de cenários. No final, os alunos deverão ser capazes de conhecer e compreender os conceitos e princípios da Química da Atmosfera; conhecer e compreender o papel central que a Química da Água desempenha na explicação e interpretação de fenómenos em múltiplas áreas científicas e tecnológicas; adquirir conhecimentos genéricos de geoquímica bem como avaliar o tipo e a dinâmica dos principais poluentes presentes nos solos; aplicar os conhecimentos à resolução de problemas de modo a preservar, promover e valorizar os recursos naturais; valorizar a utilização de modelos como ferramenta de previsão, controlo e gestão.

Conteúdos Programáticos

Química da atmosfera – Composição química, estrutura e função; reacções químicas e fotoquímicas; acção antropogénica e seus efeitos; qualidade do ar.

Química da água – Propriedades físicas e químicas da água; origens e utilização das águas doces naturais; controlo de qualidade da água; equilíbrios químicos em águas naturais; interacção atmosfera – água – sedimentos; modelação da qualidade da água.

Química do solo – Geoquímica de superfície; composição dos solos; reacção dos solos; crescimento das
plantas e elementos vegetais; poluição dos solos.

Métodos de Ensino

O ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho individual dos alunos, apoiado em bibliografia recomendada pelo docente e em notas colhidas pelos alunos quer durante as horas de contacto quer na pesquisa realizada individualmente. As horas de contacto teóricas, dedicadas à estruturação da matéria, à definição de conceitos e à orientação do processo de aprendizagem, não são puramente expositivas, sendo ilustradas com a resolução de problemas e com a apresentação de estudos de caso. As horas de contacto de carácter prático funcionam de forma articulada e em complementaridade com as horas de contacto teóricas, recorrendo a actividades que concretizem exemplos práticos dos temas desenvolvidos nas aulas teóricas.

A classificação da unidade curricular terá em conta a avaliação de uma componente teórica (60%, realizada através de frequências ou de exame) e de uma componente de projecto (40%, realizada através da elaboração, apresentação e discussão de um trabalho baseado num artigo científico).

Bibliografia

Baird, C. & Cann, M. (2012) “Environmental Chemistry” 5ª ed., W. H. Freeman and Company, Nova Iorque.

vanLoon G. W. & Duffy, S. J. (2018) “Environmental Chemistry: A Global Perspective” 4ª ed., Oxford University Press, Nova Iorque.

Stumm, W. e Morgan, J.J. (1996) “Aquatic Chemistry - Chemical Equilibria and Rates in Natural Waters”, 3ª ed., John Wiley & Sons, Toronto.

Strawn, D., Bohn, H. & O’Connor, G. (2015) “Soil Chemistry” 4ª ed., Wiley-Blackwell, Chichester.

Jørgensen, S.E. & Fath, B. (2011) “Fundamentals of Ecological Modelling: Applications in Environmental Management and Research” 4ª Ed., Elsevier, Amsterdam.