2025
Química Aplicada ao Património
Nome: Química Aplicada ao Património
Cód.: QUI11980L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Química
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos: A necessidade de conservação do património artístico, arqueológico e arquitetónico ocorre não
só devido a fatores físicos e químicos intrínsecos dos materiais utilizados, mas também, da interação das
obras com o meio envolvente. Nesta disciplina pretende-se sensibilizar os alunos para o estudo e
conservação do património cultural dotando-os de competências no que toca aos principais materiais
utilizados, as suas principais causas de degradação e patologias e os meios de caracterização e
diagnóstico.
Competências: Identificação dos materiais utilizados na produção artística e das suas propriedades físicas
e químicas. Identificação e diagnóstico das principais causas de degradação e patologias dos materiais
estudados: pintura mural e de cavalete, pedra, argamassas, metais, têxteis, vidro, cerâmica e documentos
gráficos. Compreensão dos fundamentos básicos das técnicas de caracterização e diagnóstico de bens
patrimoniais e suas aplicações.
só devido a fatores físicos e químicos intrínsecos dos materiais utilizados, mas também, da interação das
obras com o meio envolvente. Nesta disciplina pretende-se sensibilizar os alunos para o estudo e
conservação do património cultural dotando-os de competências no que toca aos principais materiais
utilizados, as suas principais causas de degradação e patologias e os meios de caracterização e
diagnóstico.
Competências: Identificação dos materiais utilizados na produção artística e das suas propriedades físicas
e químicas. Identificação e diagnóstico das principais causas de degradação e patologias dos materiais
estudados: pintura mural e de cavalete, pedra, argamassas, metais, têxteis, vidro, cerâmica e documentos
gráficos. Compreensão dos fundamentos básicos das técnicas de caracterização e diagnóstico de bens
patrimoniais e suas aplicações.
Conteúdos Programáticos
Introdução e contextualização (Arte e Património; a Conservação e a Carta de Veneza; a Ciência aplicada
ao Património). A cor: aspectos físicos, químicos e fisiológicos. Pigmentos: história da sua utilização;
propriedades físicas e químicas. Aglutinantes, vernizes, consolidantes e hidrofugantes naturais e
sintéticos. Pintura de cavalete - técnicas de produção e conservação. Materiais pétreos e argamassas -
classificação, patologias e conservação. Metais - classificação, corrosão e conservação. Vidro e cerâmica -
classificação, produção, patologias e conservação. Têxteis e corantes -classificação e conservação.
Documentos gráficos - classificação, patologias e conservação. Fotografia - química dos processos
fotográficos, patologias e conservação. Técnicas de análise física e química de bens patrimoniais- exames
de área, técnicas de análise in-situ, técnicas de microanálise.
ao Património). A cor: aspectos físicos, químicos e fisiológicos. Pigmentos: história da sua utilização;
propriedades físicas e químicas. Aglutinantes, vernizes, consolidantes e hidrofugantes naturais e
sintéticos. Pintura de cavalete - técnicas de produção e conservação. Materiais pétreos e argamassas -
classificação, patologias e conservação. Metais - classificação, corrosão e conservação. Vidro e cerâmica -
classificação, produção, patologias e conservação. Têxteis e corantes -classificação e conservação.
Documentos gráficos - classificação, patologias e conservação. Fotografia - química dos processos
fotográficos, patologias e conservação. Técnicas de análise física e química de bens patrimoniais- exames
de área, técnicas de análise in-situ, técnicas de microanálise.
Métodos de Ensino
O ensino assenta em aulas teóricas, aulas práticas laboratoriais e orientações tutoriais. As aulas práticas
laboratoriais funcionam de uma forma articulada e complementar às aulas teóricas, aplicando-se a matéria
leccionada a situações práticas concretas. As orientações tutoriais servirão para apoio e
acompanhamento científico-pedagógico dos alunos, nomeadamente na execução de um trabalho
complementar integrador proposto.
A avaliação é baseada na apreciação dos conceitos adquiridos e da capacidade de os utilizar em situações
concretas e possui uma componente teórica e uma componente prática.
Componente Prática: Inclui avaliação contínua, classificação de relatórios das aulas práticas e de visitas
de estudo.
Componente Teórica: Inclui a realização de 3 testes e uma monografia / trabalho expositivo.
Classificação Final = 70% componente teórica + 30% componente prática
laboratoriais funcionam de uma forma articulada e complementar às aulas teóricas, aplicando-se a matéria
leccionada a situações práticas concretas. As orientações tutoriais servirão para apoio e
acompanhamento científico-pedagógico dos alunos, nomeadamente na execução de um trabalho
complementar integrador proposto.
A avaliação é baseada na apreciação dos conceitos adquiridos e da capacidade de os utilizar em situações
concretas e possui uma componente teórica e uma componente prática.
Componente Prática: Inclui avaliação contínua, classificação de relatórios das aulas práticas e de visitas
de estudo.
Componente Teórica: Inclui a realização de 3 testes e uma monografia / trabalho expositivo.
Classificação Final = 70% componente teórica + 30% componente prática
Bibliografia
1. J.S. Mills e R. White, The organic chemistry of museum objects, Butterworth Heinemann, 2nd Ed., 1994.
2. J.B. Lambert, Traces of the past unraveling the secrets of archaeology through chemistry,
Perseus.Pubs., 1998.
3. Luís Aires Barros, As rochas dos monumentos portugueses: tipologias e patologias, IPPAR, 2001.
4. M. Matteini, A. Moles, Ciencia y restauración - Métodos de investigación, NEREA, 2001.
5. B.R. Greenberg, D. Patterson, Art in Chemistry; Chemistry in Art , Teacher Ideas Press, 2nd ed. 2008
6. B. Stuart Analytical techniques in materials conservation John Wiley and Sons, Lda, 2007
7. E. May, M. Jones, Conservation science - Heritage materials RCS Publishing, 2006.
8. Y. Shashoua, Conservation of Plastics: Materials science, degradation and preservation Butterworth-
Heinemann ed., 2008
9. W. Stanley Taft, JR. James W. Mayer, The Science of Paintings, Springer-Verlag New York, Inc., 2000.
10. J. Henderson, The Science and Archaeology of Materials, Routledge, 2000.
2. J.B. Lambert, Traces of the past unraveling the secrets of archaeology through chemistry,
Perseus.Pubs., 1998.
3. Luís Aires Barros, As rochas dos monumentos portugueses: tipologias e patologias, IPPAR, 2001.
4. M. Matteini, A. Moles, Ciencia y restauración - Métodos de investigación, NEREA, 2001.
5. B.R. Greenberg, D. Patterson, Art in Chemistry; Chemistry in Art , Teacher Ideas Press, 2nd ed. 2008
6. B. Stuart Analytical techniques in materials conservation John Wiley and Sons, Lda, 2007
7. E. May, M. Jones, Conservation science - Heritage materials RCS Publishing, 2006.
8. Y. Shashoua, Conservation of Plastics: Materials science, degradation and preservation Butterworth-
Heinemann ed., 2008
9. W. Stanley Taft, JR. James W. Mayer, The Science of Paintings, Springer-Verlag New York, Inc., 2000.
10. J. Henderson, The Science and Archaeology of Materials, Routledge, 2000.