2025
Física 1
Nome: Física 1
Cód.: FIS13595L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Física
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Em Física 1 abordam-se vários conceitos físicos, indispensáveis para a compreensão do progresso científico e tecnológico atual, relacionando a Física com as outras Ciências (e em particular com a Química). Duma forma qualitativa, pretende-se interessar o estudante pelos domínios de Física, incluindo os que não são abordados no secundário, e que lhe serão úteis em Química. Os alunos devem também desenvolver mecanismos de raciocínio, aplicando competências matemáticas elementares, e iniciar-se na experimentação em laboratório, onde muitos nunca antes tiveram experiência.
No final o aluno deve:
Nos problemas colocados, o aluno deve ser capaz de identificar o caminho e ferramentas (matemáticas e leis físicas) da sua resolução, e executá-la.
Em geral, deve ser capaz de mudar de referenciais e de unidades de medida (no SI).
No laboratório, deve saber cumprir guiões simples de experiências, fazer os cálculos/gráficos necessários, estimando os erros, e escrevendo um relatório sucinto.
No final o aluno deve:
Nos problemas colocados, o aluno deve ser capaz de identificar o caminho e ferramentas (matemáticas e leis físicas) da sua resolução, e executá-la.
Em geral, deve ser capaz de mudar de referenciais e de unidades de medida (no SI).
No laboratório, deve saber cumprir guiões simples de experiências, fazer os cálculos/gráficos necessários, estimando os erros, e escrevendo um relatório sucinto.
Conteúdos Programáticos
I. Mecânica
O método científico. Medições, unidades, dimensões.
Cinemática e dinâmica do ponto material. As leis de Newton e as suas aplicações.
Trabalho e energia. Colisões e o momento linear. As leis de conservação.
Sistemas de partículas. O corpo rígido. O momento angular.
II. Eletromagnetismo
Eletrostática. Cargas e forças elétricas. A lei de Gauss.
O potencial elétrico. Capacidade e condensadores.
A corrente elétrica. As regras de Kirchhoff. Circuitos RC.
Referência às equações de Maxwell e ondas eletromagnéticas.
III. Ótica
A natureza da luz. Ótica geométrica. A formação de imagens por espelhos e lentes.
Lasers.
IV. O núcleo, reações nucleares e radioatividade.
O método científico. Medições, unidades, dimensões.
Cinemática e dinâmica do ponto material. As leis de Newton e as suas aplicações.
Trabalho e energia. Colisões e o momento linear. As leis de conservação.
Sistemas de partículas. O corpo rígido. O momento angular.
II. Eletromagnetismo
Eletrostática. Cargas e forças elétricas. A lei de Gauss.
O potencial elétrico. Capacidade e condensadores.
A corrente elétrica. As regras de Kirchhoff. Circuitos RC.
Referência às equações de Maxwell e ondas eletromagnéticas.
III. Ótica
A natureza da luz. Ótica geométrica. A formação de imagens por espelhos e lentes.
Lasers.
IV. O núcleo, reações nucleares e radioatividade.
Métodos de Ensino
Exposição dos conteúdos programáticos nas aulas de contacto com os alunos (por vezes usando projeções). Resolução de exercícios. Trabalhos experimentais no laboratório.
Método de avaliação:
A classificação final da UC é calculada como a média ponderada da nota da parte teórica (com um peso de tipicamente 70%) e da nota da parte prática (com um peso de tipicamente 30%). Para a avaliação da parte teórica há a possibilidade de exames de frequência durante o semestre, e um exame final. Para a avaliação da parte prática há a possibilidade de resolução avaliada de problemas pelos alunos ou de resolução de alguns mini-testes durante as aulas; também contribui a avaliação dos relatórios dos trabalhos de laboratório efetuados pelos alunos. A nota mínima das partes teóricas e práticas é 8,0 valores, a média final terá de ser superior a 9,5 valores para obter aprovação
Método de avaliação:
A classificação final da UC é calculada como a média ponderada da nota da parte teórica (com um peso de tipicamente 70%) e da nota da parte prática (com um peso de tipicamente 30%). Para a avaliação da parte teórica há a possibilidade de exames de frequência durante o semestre, e um exame final. Para a avaliação da parte prática há a possibilidade de resolução avaliada de problemas pelos alunos ou de resolução de alguns mini-testes durante as aulas; também contribui a avaliação dos relatórios dos trabalhos de laboratório efetuados pelos alunos. A nota mínima das partes teóricas e práticas é 8,0 valores, a média final terá de ser superior a 9,5 valores para obter aprovação
Bibliografia
R.FEYNMAN+al., Lectures on Physics, Ed. Addison-Wesley
P.TIPLER+G.MOSCA, Physics for Scientists and Engineers, Ed. Freeman
J.DIAS DE DEUS+OUTROS, Introdução à Física, Livraria Escolar Editora
R.SERWAY+al, Physics, Ed. Thomson Brooks/Cole
M.ALONSO+E.FINN, Física, Ed. Addison-Wesley
TERESA PEÑA+OUTROS, Núcleo, uma viagem ao coração da matéria (2007), Porto Editora
P.TIPLER+G.MOSCA, Physics for Scientists and Engineers, Ed. Freeman
J.DIAS DE DEUS+OUTROS, Introdução à Física, Livraria Escolar Editora
R.SERWAY+al, Physics, Ed. Thomson Brooks/Cole
M.ALONSO+E.FINN, Física, Ed. Addison-Wesley
TERESA PEÑA+OUTROS, Núcleo, uma viagem ao coração da matéria (2007), Porto Editora
Equipa Docente (2024/2025 )
- Maria Rosa Alves Duque [responsável]