2024

Seminário de Psicologia II — Processos Educativos e Aprendizagem

Nome: Seminário de Psicologia II — Processos Educativos e Aprendizagem
Cód.: PSI12656D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Enquadrado na área científica da Psicologia da Educação visa perspetivas de promoção da qualidade da aprendizagem nos diversos graus de ensino e ao longo da vida, de forma sistémica e multivariada.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Conhecer modelos de aprendizagem académica centrados no estudante (SAL- Students Approaches to Learning; SRL- Self-Regulated Learning) e reconhecer o seu contributo para a qualidade do aprender e do ensinar nos vários níveis de ensino.
- Conhecer e compreender a complexidade e a interdependência dos processos educativos e de aprendizagem à luz das principais correntes psicológicas.
- Compreender o impacto dos processos de adaptação aos contextos académicos na aprendizagem, no sucesso académico e no bem-estar
- Conhecer e analisar criticamente investigações recentes no campo da psicologia da educação relacionadas com processos educativos e aprendizagem
- Demonstrar competências de análise e compreensão críticas dos modelos estudados em diferentes níveis de ensino baseados em dados da investigação.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução –problemáticas da aprendizagem e do ensino à luz de novos paradigmas da Psicologia da Educação
2. Aprendizagem centrada no estudante
2.1. Perspetiva SAL - Concepções e abordagens de aprendizagem e de ensino
2.2. Perspetiva SRL - Auto-regulação da aprendizagem académica
2.3. Investigações no âmbito das perspectivas SAL e SRL
3. Impacto dos processos de adaptação aos contextos académicos na aprendizagem, no sucesso académico e no bem-estar
3.1. Investigações no âmbito dos processos de adaptação aos contextos académicos e seus impactos.

Métodos de Ensino

Apresentação, análise e discussão de conteúdos teóricos e de exemplos práticos;
Apresentação e discussão crítica de dados de investigação sobre as temáticas do seminário.
Apoio Tutorial (OT) individual e grupal ao desenvolvimento de um trabalho de pesquisa sobre os temas do seminário.
Elaboração de um trabalho de síntese (teórico ou de dados de investigação), que contribui para 100 % da nota final e acordo com os seguintes ponderações : a) justificação e pertinência da temática do trabalho (20%); b) fundamentação e reflexão critica (80%).

Bibliografia

Boekaerts, M., Pintrich, P. & Zeidner, M., (Eds.) (2000) Handbook of self-regulation. San Diego, CA: Academic Press.
Cline, T., Gulliford, A., & Birch. S. (Eds.) (2015). Educational Psychology: Topics in applied psychology (2nd ed.). New York, NY: Routledge.
Entwistle, N. J. (2009). Teaching for understanding at university: Deep approaches and distinctive ways of thinking. Basingstoke, UK: Palgrave Macmillan.
Mayhew, M.J. et al. (2016). How College Affects Students (Vol. 3). San Francisco: Jossey-Bass.
Pascarella, E. T. & Terenzini, P. T. (2005). How College Affects Students (Vol. 2). San Francisco: Jossey-Bass.
Vohs, K. D. & Baumeister, R. F., (Eds.) (2011). Handbook of self-regulation: Research, theory, and applications (2nd ed.). New York, NY: Guilford.
Zimmerman, B. J. Schunk, D. H., (Eds.) (2011). Handbook of self-regulation of learning and performance. NY: Routledge.