2024

Produção e Transferência de Conhecimento em Educação

Nome: Produção e Transferência de Conhecimento em Educação
Cód.: PED12660D
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A unidade curricular pretende proporcionar, aos estudantes, a oportunidade de reflexão em torno dos processos de produção do conhecimento científico da respetiva transferência para a realidade, no campo das Ciências da Educação.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Analisar processos reais de desenho, elaboração, concretização e avaliação de projetos de investigação, em Ciências da Educação, em que se tenha processado a produção e transferência do conhecimento;
2. Identificar, nos respectivos percursos pessoais e profissionais, os episódios vitais em que tenha ocorrido contacto com a investigação em Ciências da Educação, na qualidade de investigador ou de utilizador dos resultados da investigação;
3. Caracterizar projetos educativos, em contextos formais e não formais, que tenham beneficiado da transferência de conhecimento produzido por processos de investigação científica;
4. Avaliar do papel da inovação e da transferência de conhecimento, na área das Ciências da Educação.


Conteúdos Programáticos

1. A investigação fundamental e aplicada em Ciências da Educação e respectivo papel nos processos de produção e transferência do conhecimento;
2. A transferência e a utilização dos resultados da investigação em educação nos contextos de educação formal e não formal;
3. Casos reais em que se verifica(ou) produção e/ou a transferência de conhecimento em Educação;
4. A produção e a transferência de conhecimento em Ciências da Educação: os contextos internacional e nacional;
5. O papel do investigador em projectos de produção e aplicação do saber em contextos reais;

Métodos de Ensino

A metodologia privilegia a postura ativa dos alunos, no sentido de estes serem os principais intervenientes nas sessões. Assim, a presença de uma componente de abordagem auto-biográfica assume papel importante, uma vez que as experiências científicas, académicas, profissionais ou outras serão o pretexto para a introdução dos conteúdos. Os estudos de casos, recolhidos e apresentados pelos próprios discentes, serão considerados. Consideram-se os convites a investigadores seniores e iniciados e a realização de visitas de estudo a unidades de ID e/ou a instituições utilizadora de conhecimento e tecnologia científicos, na área. A avaliação ocorrerá, de acordo com o disposto nos n.ºs 3, 8, 13.º do do art.º 93.º do Regulamento Académico da Universidade de Évora e considerará: (i) da qualidade da participação nas discussões das aulas (15%), e (ii) da produção de documentos escritos, na sequência de cada uma das sessões, que se agregarão, constituindo um portefólio (85%).

Bibliografia

Barroso, J. (2009). A utilização do conhecimento em política:o caso da gestão escolar em Portugal. Educação e Sociedade, 30 (109) 987-1007
Fialho. I., & Verdasca, J. (2013). Turma Mais e Sucesso Escolar. Trajetórias para uma nova cultura de escolas. Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.
Gonçalves, T. (2012). Ciências da Educação e Ciências Cognitivas. Contributos para uma abordagem transdisciplinar. Revista Portuguesa de Educação, 25 (1), 217-239
Graham, I., Logan, J., Harrison, M., Straus, S., Tetroe, J., Caswell, W. & Robison, N. (2006). Lost in KnowledgeTranslation: Time for a Map?. The Journal of Continuing Education in the Health Professions, 6, 13-24
Nico, B., Nico, L., Ferreira, F., & Tobias, A. (Eds.) (2011). Arqueologia das Aprendizagens em Alandroal. Mangualde: Edições Pedago.
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Equipa Docente (2023/2024 )