2024

Avaliação em Educação

Nome: Avaliação em Educação
Cód.: PED12657D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Compreender as dimensões da avaliação em diferentes domínios e seus pressupostos.
- Refletir sobre o papel da avaliação no desenvolvimento das organizações educativas.
- Relacionar as perspetivas teóricas com as práticas avaliativas em contextos específicos da realidade educativa.
- Equacionar possibilidades de potenciar a relevância da avaliação no quadro atual do contexto educativo.
- Problematizar a articulação entre autoavaliação e avaliação externa.
- Perspetivar a avaliação das aprendizagens como parte integrante do currículo.
- Ampliar competências no domínio da adequação de procedimentos de avaliação à diversidade e natureza das aprendizagens e com base nos dados da investigação.


Conteúdos Programáticos

1. Enquadramento teórico e fundamentos da avaliação em educação: conceitos de avaliação, medida e classificação; tendências e paradigmas da avaliação educacional; perspetiva histórica da avaliação.
2. Recolha e análise da informação: métodos de recolha de dados; instrumentos e técnicas de avaliação; validade e fiabilidade dos instrumentos de avaliação.
3. Avaliação de organizações escolares: avaliação interna e avaliação externa; referenciais para a avaliação organizacional; planeamento e operacionalização da avaliação; planos de melhoria.
4. Modalidades de avaliação da aprendizagem: avaliação formativa – feedback, autorregulação, autoavaliação e metacognição; avaliação sumativa – interna e externa; relações entre a avaliação formativa e a sumativa.
5. Estudos de avaliação nacional e internacional.


Métodos de Ensino

As metodologias privilegiam a participação dos estudantes na realização de tarefas de diferente natureza, através do debate, da crítica fundamentada e da intervenção reflexiva, contribuindo, simultaneamente, para a consolidação e mobilização dos saberes.
Partindo do relato de experiências vividas e da análise de documentos, os estudantes são solicitados a realizar trabalho individual ou em pequenos grupos e a participar em discussões e debates que se articulam com momentos expositivos de enquadramento e sistematização das temáticas, procurando estabelecer múltiplas relações com as diferentes dimensões da avaliação e ligações entre a teoria e a prática educativa, com recurso à realidade profissional dos doutorandos.
A avaliação é efetuada com base em dois elementos principais: (i) participação nas atividades propostas na aula (50%), e (ii) produção de um documento escrito (50%), elaborado de acordo com normas acordadas com os doutorandos, com apresentação em sala de aula.

Bibliografia

Black, P. & Wiliam, D. (1998). Inside the black box. Raising standards through classroom assessment. Londres: School of Education, King’s College.
Cid, M., & Fialho, I. (2013). Avaliar para aprender na escola: um caminho em aberto. In I. Fialho & J. Verdasca, TurmaMais e sucesso escolar: trajetórias para uma nova cultura de escola (pp. 77-89). Évora: CIEP-Universidade de Évora.
Conselho Nacional de Educação (2007). Avaliação das escolas. Modelos e processos. Lisboa: CNE/ME.
Fernandes, D. (2005). Avaliação das aprendizagens: desafios às teorias, práticas e políticas. Lisboa: Texto Editores.
Fialho, I. et al. (2013). External school evaluation. Preliminary results of one going research project. European Studies in Education Management. The Journal of the European Forum on Educational Administration (EFEA) Special Issue on Evaluation in Education, 2(2), 56-78.
Wiliam, D. (2011). Embedded formative assessment. Bloomington: Solution Tree Press.

Equipa Docente (2023/2024 )