2024

Educação e Tecnologias Digitais

Nome: Educação e Tecnologias Digitais
Cód.: PED12655D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A unidade curricular tem como objetivos gerais analisar os processos de transformação digital e respetivos impactos na sociedade e dotar os estudantes de conhecimentos e competências que lhes permitam enfrentar os desafios e oportunidades decorrentes desses processos, no domínio da educação e da investigação.
No final da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de alcançar os seguintes objetivos específicos:
1. Sustentar uma visão atualizada, crítica e informada face ao papel das tecnologias digitais no campo da educação e da formação.
2. Conhecer as perspectivas e abordagens pedagógicas emergentes relativas aos processos de integração das tecnologias digitais em contextos educativos.
3. Identificar as áreas e tendências da investigação no domínio das tecnologias digitais em educação
4. Selecionar e usar ferramentas e tecnologias adequadas aos diversos processos envolvidos na educação e investigação educacional.


Conteúdos Programáticos

1. Os processos de transformação digital e a necessidade de construir um rationale para o uso das tecnologias em Educação.
2. Perspectivas e abordagens emergentes no uso das tecnologias digitais em educação.
3. Áreas e tendências da investigação no domínio das tecnologias digitais em educação.
4. Ferramentas e aplicações computacionais no domínio das tecnologias digitais em educação.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino a adotar incluem apresentações curtas dos principais temas teóricos, actividades de leitura e discussão de textos e outros documentos multimédia, organizados em pequenos grupos.
Na componente prática, a metodologia inclui actividades como a exploração orientada de ferramentas e tecnologias destinadas a trabalho educativo e científico, pesquisa avançada de bases de dados bibliográficas, o uso de ferramentas de organização, armazenamento e gestão de informação bibliográfica, elaboração de instrumentos de recolha de dados online, avaliação de software de recolha e análise de dados quantitativos e qualitativos, bem como ferramentas de edição, publicação e apresentação eletrónica.
Avaliação contínua
Participação (25%)
Portfolio (75%)
Avaliação em Regime de Exame
Os estudantes que tomam a opção pelo regime de Exame, devem demonstrar as competências e conhecimentos adquiridos nesta unidade curricular através da realização de uma prova de avaliação escrita (100%).

Bibliografia

Adams Becker, S., Cummins, M., Davis, A., Freeman, A., Hall Giesinger, C., & Ananthanarayanan, V. (2017). NMC horizon report: 2017 higher education edition. Austin, Texas: The New Media Consortium.
Pérez-Sanagustín, M., Nussbaum, M., Hilliger, I., Alario-Hoyos, C., Heller, R. S., Twining, P., & Tsai, C. C. (2017). Research on ICT in K-12 schools. A review of experimental and survey-based studies in computers & education 2011 to 2015. Computers & Education, 104, January, 1-15.
Prensky, M. (2016). Education to better their world: Unleashing the power of 21st-century kids. Teachers College Press.
Ramos, J.L. & Moura, J.M. (2017). Tablets no ensino e na aprendizagem. A sala de aula Gulbenkian: entender o presente, preparar o futuro. Lisboa: F. C. Gulbenkian.
Spector, J. M. (2015). Foundations of educational technology: Integrative approaches and interdisciplinary perspectives. NY: Routledge.