2024

Educação e Conhecimento nas Sociedades Contemporâneas

Nome: Educação e Conhecimento nas Sociedades Contemporâneas
Cód.: PED12649D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Discutir o estatuto do conhecimento, nas suas diversas modalidades, e na sua complexidade, com relevância prática e existencial nas sociedades contemporâneas.
- Compreender a Educação enquanto objeto de estudo e conhecimento
- Conhecer as principais correntes contemporâneas do pensamento educacional e os debates entre elas
- Compreender os grandes paradigmas em que se organizam, a nível sistémico global, as políticas e os sistemas educativos.
- Conhecer as instituições mundiais de regulação das políticas educativas à escala global
- Reconhecer e discutir os principais desafios que a sociedade contemporânea suscita aos sistemas educativos atuais.

Conteúdos Programáticos

1. Pensar a educação: o objeto e a sua epistemologia
2. Os saberes no século XXI
3. O pensamento educacional e as suas derivas na sociedade contemporânea
4. As instâncias globais de regulação da política educativa e as suas agendas
5. A educação e o futuro: análise prospectiva

Métodos de Ensino

Cada um dos temas será introduzido pelo docente, numa abordagem que se pretende problematizadora. Esse mesmo tema será posteriormente discutido, a partir de um texto nuclear proposto com antecedência, com recurso a estratégias diversificadas que envolverão trabalhos em pequenos grupos, debates alargados e discussões dilemáticas. A avaliação será feita com recurso à realização de “sumários críticos” de cada uma das sessões. Estes “sumários críticos” consistem em breves relatos críticos (no máximo 3 páginas A4, entrelinhados a 2 espaços, com TNR 12 ou equivalente) do que se passou de essencial na sessão. Para dar cobertura à possibilidade de algum doutorando estar impossibilitado de participar na totalidade das sessões, serão considerados, para efeitos de classificação, apenas os 4 melhores sumários de cada doutorando, sendo a classificação a atribuir a média aritmética da classificação desses quatro melhores “sumários”.

Bibliografia

Barnett, R. (2007). A Will to Learn. Being a student in an Age of Uncertainty. NY: Mc GrawHill
Barroso, J. (org.), (2006). A regulação das políticas públicas de Educação, Lisboa: Educa.
Boavida, J. & Amado, J. (2006). Ciências da Educação. Epistemologia, Identidade e Perspectiva. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Bóia, J. (2003). Educação e Sociedade. Neoliberalismo e os desafios do futuro. Lisboa: Edições Sílabo
Carvalho A. (org.), (2003). Sentidos Contemporâneos da Educação. Porto, Ed. Afrontamento
Geiselberg, H. (Ed), (2017). O grande retrocesso. Um debate internacional sobre as grandes questões do nosso tempo, Lisboa: Objectiva.
Mishra, P. (2017). The age of anger. A history of the present, London, Pinguin
Morin, E. (1999). Os sete saberes para a educação do futuro. Lisboa: UNESCO.

Equipa Docente (2023/2024 )