2024

Seminário de Acompanhamento do Projeto de Tese

Nome: Seminário de Acompanhamento do Projeto de Tese
Cód.: PED12647D
12 ECTS
Duração: 30 semanas/312 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A unidade curricular pretende proporcionar, aos estudantes, um contexto de aprendizagem, reflexão e partilha adequado e favorável à construção dos projetos de tese.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Conhecer as dimensões científicas e pedagógicas do percurso de formação do programa de doutoramento e a respetiva relevância para o processo educativo contido na componente curricular;
2. Compreender a organização académica do programa de doutoramento e as normas dos regulamentos académicos que determinam o percurso de formação;
3. Analisar projetos de investigação realizados em contextos de elaboração de teses de doutoramento;
4. Elaborar e apresentar reflexões críticas decorrentes dos processos de análise de projetos de investigação concretizados em contextos de elaboração de teses de doutoramento;
5. Selecionar o tema de suporte ao desenvolvimento do projeto de tese, atendendo aos interesses pessoais e às possibilidades oferecidas pelas linhas de pesquisa em desenvolvimento na instituição;
6. Elaborar o plano da tese, atendendo ao modelo institucional em vigor;
7. Apresentar o plano da tese e acolher as sugestões e recomendações realizadas, tendo em vista o seu registo formal.


Conteúdos Programáticos

1. A formação pos-graduada, em contexto de doutoramento: as componentes curricular e de tese;
2. As particularidades da investigação científica, em contextos académicos de elaboração de teses de doutoramento;
3. A gestão do percurso de investigação, em contextos de elaboração de teses de doutoramento;
4. A pesquisa bibliográfica e os recursos disponíveis para a respetiva concretização.
5. Os projetos de tese de doutoramento: desenho, construção, apresentação e discussão.

Métodos de Ensino

A unidade curricular concretizar-se-á, recorrendo a seminários temáticos organizados pelo docente e contando com a participação dos estudantes.
A apresentação de exemplos será uma abordagem privilegiada e concretizada em momentos de apresentação e análise de casos, seguidos de momentos de debate e questionamento.
Nos seminários, participarão convidados que os enriquecerão, pelo exemplo dos respetivos percursos de qualificação (antigos estudantes) ou pelo conhecimento que poderão proporcionar (investigadores, docentes e especialistas). No segundo semestre, participarão as/os orientadoras/es dos projetos de tese.
A avaliação, de natureza qualitativa, será concretizada de acordo com o disposto nos n.ºs 3, 8, 13.º do do art.º 93.º do Regulamento Académico da Universidade de Évora e resultará do cumprimento da assiduidade na participação nos seminários e da construção e apresentação de uma proposta de projeto de tese, de acordo com o modelo institucional em vigor na Universidade de Évora.

Bibliografia

Estivill, A.; Bernd, L., Bertrand, A., Blin, F., De Bruyn,T., Kisilowska, M., & Henriksen, T. (2005). Library and information science curriculum in a european perspective. Copenhagen: The Royal School of Library and Information Science. (http://hdl.handle.net/10216/39373)
Gibbons, M., Limoges, C., Nowotny, H., Schwartzman, S., Scott, P. &Trow, M. (1994). The new production of Knowledge: the dynamics of Science and Research in contemporary societies. LA: SAGE.
Nico, B. (2001). Tornar-se Estudante Universitário(a): contributo do Conforto Académico na definição de uma estratégia curricular de sucesso (tese de doutoramento). Évora: Univ.Évora.
Knorr-Cetina, K., (1983). The Ethnographic Study of Scientific Work: Towards a Constructivist Interpretation of Science. In Karin Knorr-Cetina et al (eds). Science Observed: Perspectives on the Social Study of Science (pp. 115-140). London: SAGE. (https://d-nb.info/1101582359/34)
Severino, A. (2010). Metodologia do Trabalho Científico. SP: Cortez Edª

Equipa Docente (2023/2024 )