2024

Tópicos de Equações Diferenciais Parciais

Nome: Tópicos de Equações Diferenciais Parciais
Cód.: MAT11690D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Matemática

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Este é um programa aberto, de análise crítica da construção de modelos lineares e não-lineares e portanto de iniciação à investigação em equações diferenciais parciais.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Capacidade de abstracção, intuição criativa, construção de modelos e espírito crítico. Capacidade de exposição oral e escrita dos resultados conseguidos. Formação básica em teoria abstracta das Equações Diferenciais Parciais, com vista ao desenvolvimento futuro, quer dos conhecimentos nesta área, quer da utilização noutras áreas da Matemática ou de suas Aplicações.

Conteúdos Programáticos

Problemas de evolução: a equação do calor e a equação das ondas.


Modelação de problemas de evolução (leis de conservação).


Modelos lineares versus não-lineares.

Métodos de Ensino

Exposição estruturada, exemplificação com ênfase para as aplicações, resolução de exercícios.


Trabalhos de complementos/suplementos aos assuntos abordados.

Avaliação

Avaliação Contínua com apresentação escrita e discussão oral do trabalho realizado pelos estudantes.

Bibliografia

Ockendon, H., Ockendon, J.R.; Waves and Compressible Flow, Springer-Verlag, 2004


Brézis, H.; Functional Analysis, Sobolev Spaces and Partial Differential Equations, Springer-Verlag, 2011


Smoller, J.; Shoch Waves and Reaction-Diffusion Equations, Springer-Verlag, 1994


Braun, M.; Differential Equations and Their Applications, Springer-Verlag, 1993


Iório, V.; EDP, Um Curso de Graduação, IMPA, 2001


Figueiredo, D., Neves, A.; Equações Diferenciais Aplicadas, IMPA,1997


Figueiredo, D.; Análise de Fourier e Equações Diferenciais Parciais, IMPA, 2003


Bivar Weinholtz, A.; Equações Diferenciais, Uma Introdução, FCL, Universidade de Lisboa, 1997

Equipa Docente (2023/2024 )