2025
Seminário de Projecto II
Nome: Seminário de Projecto II
Cód.: HIS10780D
18 ECTS
Duração: 15 semanas/504 horas
Área Científica:
História
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O Seminário tem como objetivo principal acompanhar e apoiar os alunos de Doutoramento na elaboração do seu projeto de tese, que deverá estar concluído no final do semestre e apto a ser apresentado em sessão pública, perante um mini júri constituído por docentes do Curso de Doutoramento (PIUDH) e pelo orientador respetivo.
A frequência do Seminário fornece aos doutorandos ocasião para desenvolverem e melhorarem conhecimentos teórico-metodológicos e competências práticas que lhes permitem:
OA 1: Delimitar e afinar o seu objeto de estudo, e as perspetivas teóricas e históricas a seguir na sua pesquisa, análise e redação.
OA 2: Selecionar, ler e rever a bibliografia adequada para cada tese.
OA 3: Selecionar e explorar as fontes primárias (impressas ou arquivísticas) adequadas para cada tese.
OA 4: Trabalhar o itinerário de pesquisa e produzir uma apresentação oral e escrita de um projeto de tese devidamente amadurecido.
A frequência do Seminário fornece aos doutorandos ocasião para desenvolverem e melhorarem conhecimentos teórico-metodológicos e competências práticas que lhes permitem:
OA 1: Delimitar e afinar o seu objeto de estudo, e as perspetivas teóricas e históricas a seguir na sua pesquisa, análise e redação.
OA 2: Selecionar, ler e rever a bibliografia adequada para cada tese.
OA 3: Selecionar e explorar as fontes primárias (impressas ou arquivísticas) adequadas para cada tese.
OA 4: Trabalhar o itinerário de pesquisa e produzir uma apresentação oral e escrita de um projeto de tese devidamente amadurecido.
Conteúdos Programáticos
O programa compreende 3 conteúdos programáticos principais:
CP 1: Identificação dos problemas e questões persistentes no desenvolvimento do projeto de tese, a partir da resposta pormenorizada ao Guião para a Elaboração dos Projetos de Tese.
CP 2: Revisão, a partir da leitura de textos teóricos, de problemas de método específicos, e de grandes quadros espácio-temporais de conhecimentos contextualizadores das Teses.
CP 3: Projetos de tese de doutoramento: elaboração, apresentação oral e escrita, debate e reflexão.
CP 1: Identificação dos problemas e questões persistentes no desenvolvimento do projeto de tese, a partir da resposta pormenorizada ao Guião para a Elaboração dos Projetos de Tese.
CP 2: Revisão, a partir da leitura de textos teóricos, de problemas de método específicos, e de grandes quadros espácio-temporais de conhecimentos contextualizadores das Teses.
CP 3: Projetos de tese de doutoramento: elaboração, apresentação oral e escrita, debate e reflexão.
Métodos de Ensino
Requerendo um mínimo de presença em 75% das sessões, a avaliação assenta em três elementos:
EAV 1: Apresentação oral do projeto de tese - 40%
EAV 2: Apresentação escrita do projeto de tese - 40%
EAV 3: Participação no debate e comentários durante as sessões ? 20%
Todas as aulas são de tipo seminarial, com pouca exposição teórica pelos docentes e um grande envolvimento e participação dos doutorandos no desenvolvimento e exposição dos seus projetos de tese. Algumas sessões contam com a colaboração de especialistas convidados. Tanto este modelo de aulas como o sistema de avaliação concorrem para uma estratégia pedagógica que privilegia o saber prático e o exercício de competências, em detrimento do saber transmitido.
EAV 1: Apresentação oral do projeto de tese - 40%
EAV 2: Apresentação escrita do projeto de tese - 40%
EAV 3: Participação no debate e comentários durante as sessões ? 20%
Todas as aulas são de tipo seminarial, com pouca exposição teórica pelos docentes e um grande envolvimento e participação dos doutorandos no desenvolvimento e exposição dos seus projetos de tese. Algumas sessões contam com a colaboração de especialistas convidados. Tanto este modelo de aulas como o sistema de avaliação concorrem para uma estratégia pedagógica que privilegia o saber prático e o exercício de competências, em detrimento do saber transmitido.
Bibliografia
ARÓSTEGUI, Julio - La Investigación Historica. Teoria Y Método, Barcelona, Editorial Crítica, 2.ª ed., 2003.
HAUPT, Heinz-Gerhard - «Comparative history - a contested method», Historisk Tidskrift, 127:4, 2007, pp. 697-714.
LAMBERT, Peter; SCHOFIELD, Phillip (eds.) - Making History. An introduction to the history and practices of a discipline, Londres e Nova York, Routledge, 2004.
MATTOSO, José - A Escrita da História. Teoria e Métodos, Lisboa, Estampa, 2.ª ed., 1997.
MUNSLOW, Alun (ed.) - The Routledge Companion to Historical Studies, Londres e Nova York, Routledge, 2.ª ed., 2006.
STOREY, William Kelleher - Writing History. A Guide for Students, Oxford e Nova York, Oxford University Press, 3.ª ed., 2008.
VINCENT, John - An Intelligent Person's Guide to History, Londres, Gerald Duckworth & Co., Ltd., 1995.
WILLIAMS, Robert - The Historian's Toolbox. A Student's Guide to the Theory and Craft of History, Londres e Nova York, M. E. Sharpe, 2.ª ed., 2007.
HAUPT, Heinz-Gerhard - «Comparative history - a contested method», Historisk Tidskrift, 127:4, 2007, pp. 697-714.
LAMBERT, Peter; SCHOFIELD, Phillip (eds.) - Making History. An introduction to the history and practices of a discipline, Londres e Nova York, Routledge, 2004.
MATTOSO, José - A Escrita da História. Teoria e Métodos, Lisboa, Estampa, 2.ª ed., 1997.
MUNSLOW, Alun (ed.) - The Routledge Companion to Historical Studies, Londres e Nova York, Routledge, 2.ª ed., 2006.
STOREY, William Kelleher - Writing History. A Guide for Students, Oxford e Nova York, Oxford University Press, 3.ª ed., 2008.
VINCENT, John - An Intelligent Person's Guide to History, Londres, Gerald Duckworth & Co., Ltd., 1995.
WILLIAMS, Robert - The Historian's Toolbox. A Student's Guide to the Theory and Craft of History, Londres e Nova York, M. E. Sharpe, 2.ª ed., 2007.
Equipa Docente (2024/2025 )
- Mafalda Sousa Machado Soares da Cunha [responsável]